Você está em: HOME » Venda mais. 5 estratégias de vendas e marketing!
Como vender mais? Essa é a pergunta que todo gestor se faz a cada dia. Mas será que todos possuem uma estratégia de vendas? E mais: marketing e vendas estão alinhados ou um vê o outro como inimigo? Aplique as 5 estratégias de vendas e marketing e DECOLE AS VENDAS da sua empresa!
Muito além de pensar somente em como vender mais, é preciso planejar a empresa como um todo. Identifique quais são os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças que podem influenciar interna ou externamente o seu negócio. Mapeie quem são os seus clientes mais importantes, os seus parceiros-chave e quais os recursos indispensáveis necessários para o sucesso.
Uma dica é utilizar o modelo de CANVAS. Ele organiza essa visão da empresa de forma bem prática e fácil de ser acompanhada. Veja mais detalhes sobre o Canvas:
>> Como criar a estratégia digital perfeita
Planejar vendas deve envolver marketing. E planejar marketing deve envolver vendas. Ou é errado pensar que um é “dependente” do outro? Vendas trabalha a partir de leads gerados pelo marketing. Marketing utiliza estratégias para captar leads para vendas. Ambos tem um objetivo em comum: gerar receita para a empresa.
Pronto. Está convencido de que a definição de estratégias de vendas e marketing deve ser feita de forma integrada? Sente com os responsáveis de ambas as áreas para definirem juntos os objetivos, metas, SLA (acordo de nível de serviço entre marketing e vendas), etc. A efetividade de ambos será muito maior quando trabalhado de forma conjunta.
Em qual segmento sua empresa atua? Baseado nessa resposta você poderá definir as principais ações de marketing para gerar leads para a sua área de vendas. Pode ser que a participação em eventos, feiras ou congressos seja importante no seu caso, ou ainda patrocinar atletas, fazer ações de merchandising ou degustações do produto/serviço.
Mas independente do seu segmento, uma coisa é certa: o marketing digital precisa fazer parte do seu plano de ações. E o ponto de partida é saber como criar um site de vendas eficaz, que gere leads ou que realize vendas (isso irá variar de acordo com o modelo do seu negócio).
Outros investimentos importantes quando se trata de marketing na internet são: otimização de sites para a busca orgânica (SEO), atuação nas redes sociais mais adequadas para a sua empresa, links patrocinados (Google Ads e Facebook Ads), geração de conteúdo que coloque a sua empresa numa posição de referência/autoridade no assunto, e-mail marketing, chatbot, entre outros.
DICA EXTRA: aproveite as datas sazonais para alavancar as suas vendas. Alguns exemplos são: Black Friday, Natal, Dia das Mães e dos Pais, Dia dos Namorados, e assim por diante. Veja nesse post abaixo algumas dicas específicas: 6 dicas para vender mais em datas comemorativas!
Para atingir eficiência em vendas, você precisa começar organizando a sua área de vendas. Alguns pontos são essenciais:
a) Tenha uma metodologia e um processo de vendas;
b) Faça uma gestão de vendas com acompanhamento periódico;
c) Saiba o quanto custa cada vendedor da sua empresa;
d) Estabeleça metas para os vendedores;
e) Mantenha uma agenda e cadência nas prospecções;
f) Defina um roteiro para reuniões de vendas.
Com tudo isso organizado, é imprescindível que os seus vendedores conheçam muito bem o produto ou serviço que estão vendendo. Quais são os diferenciais competitivos do seu produto? Apresente os casos de sucesso de outros clientes – a prova social tem muito valor. Escolha um mercado-alvo onde o seu produto/serviço gere um impacto positivo. Conheça muito bem os problemas (as dores) do seu público-alvo. Escancare todo o valor que o seu produto/serviço agrega à vida das pessoas (transforme as dores em consequências para quem não comprar de você).
Conquistar clientes é essencial, mas retê-los é a diferença entre as empresas de sucesso e aquelas que ficam patinando ano após ano. Quem já não escutou que é muito mais caro conquistar um novo cliente do que vender novamente para quem já comprou com a sua empresa?
Na hora de abordar um novo cliente tenha na ponta da língua a sua “mensagem de elevador”. Uma frase curta que transmita facilmente o que a sua empresa faz e tudo que agrega valor ao seu produto ou serviço. Além disso, você precisa saber quantas oportunidades devem ser geradas no seu funil para converter em um cliente (faça isso na fase de planejamento de vendas).
Uma vez que você já tenha uma carteira de clientes interessante, mapeie as oportunidades de novas vendas por cliente e reforce o VALOR daquilo que ele comprou. É importante você conquistar a lealdade e a fidelidade dos seus clientes se quiser retê-los por um bom tempo!
Desafio você a aplicar essas 5 estratégias e acompanhar de perto por pelo menos 6 meses. Não tenho dúvidas de que AS SUAS VENDAS VÃO AUMENTAR muito. E se precisar de ajuda, pode contar com a gente.
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