+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Venda mais nas DATAS COMEMORATIVAS do e-commerce

Vender 24 horas por dia, 7 dias por semana e nos 365 dias do ano. Isso é um sonho, não!?… NÃO!… Isso pode (e deve) ser realidade para quem trabalha com e-commerce.

Não existe hora e nem dia certos para vender. Sua loja estará “aberta” o tempo todo. Enquanto você dorme ou passeia com a família aos finais de semana, o seu cliente ideal está visitando a sua loja e conferindo cada detalhe do seu produto, comparando com a concorrência, pesquisando frete e prazo de entrega, e assim por diante.

O que as pessoas levam em conta antes de comprar pela internet!

O que as pessoas levam em conta antes de comprar pela internet!

É preciso planejamento para aproveitar ao máximo cada oportunidade de venda, afinal, nunca foi tão difícil vender como nos dias de hoje. Já não existe mais aquela figura do cliente inocente, indefeso, que compra mesmo sem ter certeza ou meramente por impulso. As pessoas se tornaram compradoras profissionais e a exigência antes de apertar o botão “comprar” está cada vez maior!

Datas comemorativas do e-commerce

Uma coisa (ainda) não mudou. Você sabe o que as pessoas precisam para ir até a sua loja hoje e efetuar uma compra? Uma DESCULPA. Isso mesmo, uma desculpa! Elas precisam justificar para elas mesmas, para seu parceiro(a), amigos(as), etc., que aquela era uma oportunidade imperdível. E aí está a força da data comemorativa. A justificativa no caso de uma compra na Black Friday, Dia das Mães, Namorados, Cyber Monday, Natal, Dia do Cliente, ou qualquer outra data com forte apelo comercial é mais simples e fácil de ser aceita.

Essas são as datas comemorativas que geram mais vendas pela internet!

Essas são as datas comemorativas que geram mais vendas pela internet!

Mas vender nessas datas requer ainda mais planejamento e esforço por parte do lojista do que uma venda fora dessas grandes datas… Sabe por quê? Simples: nessas datas você não concorre apenas com os outros e-commerces do mesmo segmento, mas a caçada é em busca da atenção e do “dinheiro do cliente”.

Principais datas comemorativas do e-commerce no Brasil

As principais datas comemorativas do e-commerce nas quais você precisa se concentrar – de modo geral – são:

– Black Friday (última sexta-feira de novembro)

– Dia das Mães (segundo domingo de maio)

– Dia do Cliente (15 de setembro)

– Dia dos Namorados (12 de junho)

– Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)

– Natal (25 de dezembro)

Dependendo do segmento em que você atua, outras datas também são muito importantes: dia internacional da mulher, cyber monday, dia das crianças, dia do orgulho nerd, entre outras.

Como se planejar para aproveitar as datas comemorativas do e-commerce?

Se engana quem pensa que para o comércio a Black Friday é na última sexta-feira de novembro ou o Natal acontece todo dia 25 de dezembro. Para explorar ao máximo as datas comemorativas, o planejamento deve ser feito bem antes, com pelo menos 60 dias de antecedência, para que dê tempo de criar todos os materiais de marketing, configurar as campanhas e ajustar as condições comerciais na sua loja (alterar preços de produtos, formas de pagamento, frete, etc.).

Uma sugestão é criar um cronograma e prever mais tempo para atividades que dependam de terceiros, como fornecedores dos produtos, agência de marketing, negociação com transportadoras, etc. Ah, e é claro: uma das coisas básicas que muita gente se esquece de fazer é comunicar toda a equipe da empresa sobre o período especial de promoção e quais são as vantagens ofertadas, afinal, todo mundo é vendedor nessas horas!

Falando um pouco mais sobre a negociação com fornecedores, é importante conscientizá-los de que o sucesso nas vendas dependerá também de o quanto eles estão dispostos a colaborar com a promoção. O marketing cooperado entre lojista e fornecedor dá muito mais força nas promoções de datas comemorativas. Já para o caso de quem fabrica o próprio produto, a negociação tem que ser com o fornecedor da matéria-prima, pois ele venderá mais para você caso você venda mais para o seu cliente ; )

Temos um post bem bacana com mais dicas que envolvem até a precificação de produtos para promoções. Leia o post:

>> Gestão de marketing para datas comemorativas. Explore essas oportunidades!

Ações de marketing (e mídias para investir) em datas comemorativas do e-commerce

Planejamento feito, negociação com fornecedores encaminhada, seleção de produtos finalizada… Agora falta trazer gente pra loja!!!

Algumas ações de marketing lhe exigirão uma dedicação maior na parte operacional, já outras, geralmente as mídias, concentram mais esforço no planejamento, pois a execução é feita por terceiros. Confira abaixo tudo que você pode fazer para atrair tráfego para a sua loja virtual nos períodos pré-data e nas datas comemorativas em si:

– SEO: otimize o seu site para receber tráfego orgânico que busca pela data (ex.: celular na black Friday);

– Links Patrocinados: crie campanhas de Google Shopping, rede de pesquisa, display, remarketing (pesquisa e display), e destine mais verba para os dias específicos das datas comemorativas, pois nesses dias a concorrência é maior.

– Redes Sociais: quem faz um bom trabalho de relacionamento durante todo o ano pode “pisar mais fundo” nas datas comemorativas e apostar em campanhas de ROI investindo em Ads dentro das plataformas de redes sociais;

– E-mail marketing: o bom e velho e-mail ainda funciona muito bem. Mas isso só vale para quem faz um trabalho segmentado, sem spam, enviando e-mails somente para quem deixou claro que quer recebe-los;

– Comparadores de preços: envie para esses sites seu XML somente com os produtos que tenham preços competitivos, para atrair tráfego qualificado e com chances reais de conversão, pois quem procura em comparadores de preços está com diversas abas abertas para identificar onde está a melhor oferta;

– Sistemas de remarketing: além do remarketing do Google, existem outras plataformas que ofertam esse serviço, com uma abrangência ainda maior, alcançando os usuários no Facebook, Skype, etc;

– Whatsapp: é isso mesmo. O Whatsapp é um capítulo à parte. Quem trabalha o ano inteiro com inteligência possui uma lista qualificada de leads no Whatsapp. Crie mensagens exclusivas e envie para sua lista. Se bem executada, essa estratégia pode apresentar um ROI incrível;

– Engajamento dos colaboradores: parece óbvio, mas quantas vezes os colaboradores da sua empresa curtiram e compartilharam as suas publicações nas redes sociais? Ao menos nas datas comemorativas, peça para eles compartilharem as publicações, afinal, além de garimpar algumas vendas extras, esses sinais sociais ajudarão muito o alcance orgânico dos seus posts;

– Influenciadores digitais: se você tiver condições, envolva influenciadores digitais na sua campanha. A palavra dessas pessoas tem muita força. Tente uma permuta por produto (ou pague o preço, caso valha).

Essas são algumas das possibilidades para atração de tráfego (acho que as mais comuns e acessíveis). Veja quais delas se encaixam na sua realidade e planeje-as com antecedência. Reforço mais uma vez: a data comemorativa começa muito antes para o lojista!

Caso precise de ajuda para planejar e executar tudo isso, conte com a expertise de mais de 10 anos da equipe da Muito Mais Digital. Entre em contato conosco (neste link) e vamos conversar.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora