+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

WordPress: Principais características

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que lhe permite criar e manter um blog ou outro tipo de site.

Com quase 10 anos de existência e mais de um milhão de temas (templates) disponíveis em seu site oficial, não é apenas um sistema simples e intuitivo para criar um blog pessoal, mas que permite criar todo o tipo de webs mais complexas.

WordPress é um sistema ideal para um site que é atualizado periodicamente. Se você escreve um conteúdo com certa frequência, quando alguém acessa o site, você pode encontrar todos esses conteúdos organizados de forma cronológica (em primeiro lugar os mais recentes e, por último, os mais antigos).

É o sistema ideal para os iniciantes, ou para os que não têm muitos conhecimentos técnicos.

O WordPress tem um sistema de plugins que permite estender suas as capacidades, dessa forma consegue-se um CMS mais flexível.

Em muitas ocasiões, associada WordPress com uma ferramenta que serve apenas para fazer blogs. Isso não é correto, com o WordPress, podemos criar um blog e muito mais: criar sites empresariais, lojas online, jornal digital, central de reservas, etc., então, vamos ver algumas das coisas que podemos criar com este gestor de conteúdos.

 Blog

É a sua função mais conhecida. O WordPress possui em sua instalação padrão todas as funcionalidades típicas de um blog: mostrar artigos em formato blog, opção de adicionar comentários às postagens, possibilidade de organizar os artigos por categorias ou tags, etc..

Além disso, poderão ser adicionados no site diversos módulos, chamados widgets, comuns nos blogs: lista de categorias do blog, lista de etiquetas, pesquisa, lista de artigos mais lidos, a lista de últimos comentários, etc.

Com tudo isso, pode-se dizer que, possivelmente, o WordPress é a melhor ferramenta para criar um blog, com mais razão ainda, se considerarmos sua simplicidade de manuseio.

Site corporativo

WordPress pode servir perfeitamente para criar um site empresarial, entendendo-se como tal uma página onde possamos informar sobre tudo o que diz respeito a empresa ou negócio: quem somos, serviços, clientes, etc.

Graças à infinidade de modelos disponíveis para WordPress poderemos ter assim projetos dos mais variados para o site, que podem ir desde um site com design minimalista e que mostre a informação resumida até webs completas que carreguem muitos dados em cada página.

Podemos criar diferentes estruturas para organizar os conteúdos. Estes não se limitam a páginas estáticas, ou uma página de blog, mas que, graças aos milhares de plugins disponíveis podemos adicionar mais funcionalidades como o formulário de contato, fóruns, diretórios, etc.

Quer saber tudo que é importante antes mesmo de criar o seu site? Confira aqui!

Loja online

Embora existam outros gestores de conteúdos específicos para criar lojas online, o WordPress pode ser uma opção totalmente válida, já que dispõe de vários plugins que permitem incorporar uma loja online no site. De todos eles, WooCommerce seria a opção mais recomendável, ainda assim podemos escolher outro plugin.

Com WordPress e o plugin WooCommerce poderemos ter uma loja online, com todas as funcionalidades típicas que esperamos encontrar em uma aplicação deste tipo: criação de produtos ilimitados, organização de produtos por categoria, possibilidade de adicionar atributos aos produtos, vários sistemas de pagamento e de envio, gestão avançada de encomendas, etc.

As funcionalidades da loja não se limitam com as que incorporam o próprio WooCommerce, podemos adicionar centenas de novas opções para os plugins específicos para ele: importação maciça de produtos, portes de envio por código postal, gateways de pagamento com cartão de crédito, preços de produto por quantidade, geração de faturas, etc.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora