Você está em: Home » Gestão de tráfego pago para B2B: o que você precisa saber
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA gestão de tráfego pago para B2B conquista novos clientes com eficiência, desde que as campanhas de anúncios sejam bem executadas. Mas atenção! Fazer anúncios pagos para empresas B2B envolve uma abordagem diferente da aplicada no mercado B2C.
Quer entender como fazer tráfego pago para B2B que traz resultados? Então, confira aqui tudo o que você precisa saber para gerar resultados consistentes. Vamos lá?

Fonte: Freepik
O tráfego pago B2B (Business to Business) é o conjunto de estratégias de mídia paga voltadas para atrair empresas como clientes. Isso significa utilizar plataformas de anúncios para gerar visibilidade, atrair leads qualificados e alimentar o funil de vendas de empresas que vendem para outras empresas.
É o contrário do B2C (Business to Consumer), no qual o consumidor final é uma pessoa física. O foco do B2B está em tomadores de decisão, como diretores, gerentes e empresários.
A importância do tráfego pago para B2B está na sua capacidade de gerar resultados mais rápidos e controláveis em comparação com estratégias exclusivamente orgânicas.
Os anúncios permitem alcançar o público certo na hora ideal, ou seja, no momento em que está buscando uma solução que sua empresa oferece. Assim, ganha-se visibilidade e uma chance maior de realizar mais vendas.
Leia mais:
>>>> Quanto custa anunciar no Google Ads?
Há quem confunda o investimento no tráfego B2B com o B2C e é justamente aí que muitos erram ao trabalhar com anúncios digitais e acabam perdendo dinheiro.
O B2C foca no volume, na emoção e na conversão rápida. O B2B, por sua vez, trabalha com segmentação mais restrita, ciclos de venda mais longos e decisões pautadas por lógica e Retorno sobre Investimento (ROI).
Os anúncios apelativos, descontos relâmpago e gatilhos de urgência costumam funcionar bem no B2C. Já no B2B, a estratégia precisa ser mais consultiva. É necessário entregar conteúdo de valor, trabalhar com educação do mercado e construir uma relação de confiança antes de falar em fechamento de contrato.
Na prática, isso significa que os anúncios pagos para empresas B2B devem ser claros, técnicos e voltados para a dor do tomador de decisão. Ao entender essas diferenças, fica mais fácil estruturar campanhas assertivas, que trazem resultados.
Gerar leads qualificados no B2B é um desafio. Não adianta atrair qualquer visitante para seu site se ele não tem perfil para comprar seu produto ou serviço. Abaixo, apresentamos estratégias de gestão de campanhas para atrair leads qualificados:
O primeiro passo é anunciar onde seu público está. O LinkedIn Ads para negócios B2B se destaca por permitir segmentações por cargo, setor, nível hierárquico e porte da empresa.
Já o Google Ads é excelente para captar a demanda ativa, ou seja, pessoas que já estão buscando soluções como a sua. Outras plataformas, como o Meta Ads (Facebook e Instagram), também podem ser úteis para estratégias de remarketing ou nutrição.
O tráfego pago B2B oferece a possibilidade de falar diretamente com quem decide. A empresa só conseguirá isso por meio de uma segmentação de público bem planejada.
A segmentação leva em conta cargos estratégicos, áreas específicas, localização geográfica, porte da empresa e tecnologias que já utiliza. Quanto mais refinada a segmentação, maior a chance de o lead se interessar pela sua proposta.
Dificilmente uma empresa vai entregar seus dados em troca de algo genérico. Para capturar leads qualificados, você precisa oferecer algo relevante, que ajude a resolver um problema ou tomar uma decisão mais informada.
Aposte em materiais ricos como e-books, guias, estudos de caso, checklists ou webinars. Também invista em landing pages e copywriting para anúncios B2B, para ter maior efetividade. Conteúdos úteis, que agregam valor, têm maior taxa de conversão.
Leads frios não estão prontos para receber uma proposta comercial logo de cara. Por isso, é fundamental adaptar os anúncios conforme a etapa do funil de vendas.
No topo, invista em conteúdos educativos e informativos. Já no meio do funil, apresente soluções, cases e comparativos. No fundo, ofereça algo direto, como uma demonstração, diagnóstico gratuito ou proposta personalizada. A adaptação aumenta a relevância e melhora a performance das campanhas.
Nem todo visitante converte na primeira visita, sobretudo no B2B, em que o processo de decisão é mais racional e envolve mais de um tomador de decisão.
O remarketing para empresas B2B é interessante, pois permite impactar novamente quem já demonstrou interesse por sua solução, como quem acessou uma landing page, assistiu a um vídeo ou baixou um material.
Não basta colocar uma campanha no ar e esperar os resultados aparecerem. O monitoramento contínuo de resultados garante que os anúncios estejam performando bem, o orçamento seja melhor aproveitado e os leads gerados tenham potencial de conversão.
Monitore os resultados usando métricas essenciais para tráfego pago B2B, como CPL (Custo por Lead), taxa de conversão da landing page, qualidade dos leads (MQL e SQL), CTR (taxa de cliques), ROI, entre outras.
Definir o orçamento ideal para tráfego pago B2B depende de alguns fatores estratégicos, como ticket médio da sua solução, metas de geração de leads e a duração do ciclo de vendas.
Uma boa prática é calcular quanto você pode pagar por lead (CPL) e quanto está disposto a investir para conquistar um novo cliente, sempre mantendo uma margem saudável de retorno. A partir daí, monitore o ROI e faça ajustes em tempo real, para escalar com segurança.
A Muito Mais Digital é uma agência especializada em tráfego pago e parceira oficial do Google. Atuamos lado a lado com o cliente, buscando entender as especificidades de seu negócio para atrair leads qualificados e gerar oportunidades de vendas.
Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso serviço de gestão de tráfego pago B2B e como podemos impulsionar seus resultados!
Leia também:
>>>> Estratégias em Meta Ads que você deveria testar no seu e-commerce
>>>> Google Ads: como funciona e como usá-lo para vender?
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.