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O que você vai encontrar neste artigo:
Você certamente já deve ter escutado que é importante que marketing e vendas trabalhem juntos. Não é para menos, já que ambas as áreas são estratégicas para gerar resultados e impulsionar o crescimento do negócio.
Quando unem esforços, o trabalho conjunto das áreas de marketing e vendas viabiliza a conquista de objetivos e metas, bem como proporciona uma experiência de compra diferenciada ao cliente. Além disso, garante-se previsibilidade ao crescimento da empresa.
Aqui, você confere as principais vantagens do trabalho em conjunto do time de marketing e vendas, bem como dicas para alinhar essas duas áreas, maximizando resultados.
Para entender a importância de as áreas de marketing e vendas trabalharem juntas, é essencial lembrar que os hábitos do consumidor mudaram ao longo dos anos.
Antes, a equipe de vendas atuava junto ao cliente em praticamente toda a sua jornada de compras, cabendo ao marketing somente divulgar produtos e serviços. Hoje, com a disseminação do acesso à internet e, principalmente, à informação, o consumidor está mais empoderado.
Na prática, isso significa que ele tem fácil acesso a informações online e as utiliza para tomar sua decisão de compra, sem ter um contato direto com um vendedor e sua influência, como acontecia antigamente.
É justamente aí que o trabalho de marketing ganhou ainda mais relevância, desempenhando um papel importante nas vendas. O marketing assumiu a responsabilidade de educar clientes e consumidores em potencial, influenciando em sua jornada e decisão de compra.
Daí a importância de manter as áreas de vendas e marketing integradas: o marketing traz oportunidades de negócio para a empresa (os chamados leads) e educa clientes em potencial, tornando-os mais suscetíveis a uma abordagem comercial. Assim, o time de vendas tem maior chance de conversão.
Como é possível notar, marketing e vendas dividem responsabilidades para garantir que a empresa consiga ter uma maior taxa de conversão, faturamento e lucratividade. Portanto, essa junção é essencial para gerar resultados.
Afinal, quais são as vantagens de a área de vendas e de marketing trabalharem em conjunto? A seguir, apresentamos algumas das que mais se destacam e justificam essa junção. Acompanhe:
Quando vendas e marketing trabalham juntos, é possível tomar ações com base em dados. O marketing gera os leads, colocando-os no funil de vendas, além de fazer com que avancem por cada etapa até uma abordagem comercial.
O uso de informações obtidas nesse processo não somente ajuda na tomada de decisões, mas também dá previsibilidade de crescimento à empresa, com uma visão de curto, médio e longo prazo.
É possível, por exemplo, identificar eventuais oportunidades e estabelecer, com maior precisão, quais ações são necessárias para trazer melhores resultados.
Além disso, os times podem realizar trabalhos mais especializados, focados em conversão. Enquanto o marketing capta e nutre os leads, a equipe de vendas pode desenvolver técnicas mais eficazes para aumentar a conversão.
Ter um maior conhecimento sobre clientes é uma das formas de aumentar a chance de sucesso de qualquer estratégia de marketing para vendas. Assim, é possível realizar ações cada vez mais personalizadas, que são eficazes em gerar resultados.
Quando marketing e vendas trabalham em conjunto, é possível ter um conhecimento mais profundo sobre clientes. É mais fácil identificar características do perfil como interesses, necessidades, comportamentos, entre outras.
Com base nessas informações, a empresa pode realizar ações personalizadas estratégicas para atingir objetivos, bem como antecipar comportamentos, eliminar gargalos, entre outros benefícios.
A junção de esforços de marketing e vendas proporciona um aumento da produtividade dos times. Isso é um resultado principalmente da automatização de processos, que possibilita concentrar informações em um só local, disponibilizá-las a ambos os times envolvidos e reduzir tarefas manuais.
Essa automação é possível por meio do uso de sistemas integrados de marketing e CRM, que auxiliam na captação e nutrição de leads, bem como no envio de oportunidades de maneira automática para o time de vendas.
Vale lembrar que o uso de sistemas integrados também evita a perda de informações importantes no meio do caminho. Além disso, guarda um histórico de contatos do lead com a empresa, podendo identificar momentos adequados para uma abordagem comercial.
Unir esforços de ambos os times também gera mais vendas, sendo uma estratégia importante para a empresa se destacar, atrair oportunidades comerciais e melhorar sua taxa de conversão.
Esse trabalho conjunto possibilita que a empresa adapte seu processo ao comportamento do consumidor atual. Poderá educar o cliente ou cliente em potencial, desenvolver uma relação de confiança e ter maior chance de venda, com menor índice de rejeição a uma abordagem comercial.
É importante lembrar que ambos os times trabalham com foco no mesmo objetivo, com metas compartilhadas, colaborando para atingi-las. Assim, aumenta-se a chance de sucesso nas ações.
Para garantir que as áreas de marketing e vendas trabalhem em conjunto e tragam resultados, é importante alinhar os times, o que pode ser feito de diferentes formas. Abaixo, apresentamos as principais ações:
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