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Muito Mais Digital 28 de agosto de 2023
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Automação de marketing e IA: segredo para campanhas mais eficazes

Veja como a automação de marketing e a Inteligência Artificial contribuem para a eficácia de campanhas, ajudando a conquistar resultados.

Automação de Marketing e Inteligência Artificial

Você certamente ouviu falar bastante sobre Inteligência Artificial (IA) nos últimos meses, principalmente com a popularidade do ChatGPT.

Ao lado da automação, a Inteligência Artificial vem revolucionando as empresas, com impacto em diversos setores. Com o marketing não é diferente!

A combinação de automação de marketing digital e IA se tornou um dos segredos para ter campanhas cada vez mais eficazes, que geram resultados expressivos à empresa.

Aqui, você confere detalhes sobre automação de marketing e IA, entende como ambas podem impactar campanhas e quais são os benefícios que proporcionam. Vamos nessa?

O que é a automação de marketing?

automacao de marketing

A princípio, é importante esclarecer o que é automação. Trata-se do uso de tecnologias para realizar tarefas com o mínimo possível de intervenção humana.

Portanto, a automação de marketing é o uso de tecnologias para realizar rotinas da área, eliminando o trabalho manual ao máximo. Um ótimo exemplo de automação nesse segmento é a de e-mail marketing.

Nesse caso, utiliza-se uma tecnologia para automatizar o envio de e-mails para a base de clientes e leads, reduzindo trabalhos manuais. Desse modo, é possível aumentar a eficiência do processo e na comunicação com contatos.

As ferramentas de automação de e-mail marketing são ótimos investimentos para nutrir leads, fazendo-os avançar naturalmente pelo funil de vendas até a realização da compra. Portanto, tais ferramentas podem ajudar a alavancar vendas, além do relacionamento.

Inteligência artificial no marketing de conteúdo

Inteligência Artificial: o que é?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que realiza tarefas que antes demandavam a interação humana. Um ótimo exemplo disso é o ChatGPT, que é um chatbot que interage com pessoas, fornecendo soluções em formato de texto.

O ChatGPT é capaz de responder a dúvidas complexas, resolver problemas matemáticos, criar histórias, entre outros, tudo de forma parecida às habilidades humanas.

Assim como outras inteligências artificiais, o ChatGPT é treinado por meio do machine learning, ou seja, do aprendizado de máquina. Logo, aprende e melhora seu desempenho e precisão com base em dados.

Como esses recursos beneficiam ações de marketing?

beneficios da ia no marketing

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e Inteligência Artificial, chegou o momento de descobrir como esses recursos beneficiam as ações e campanhas. A seguir, apresentamos os principais impactos de ambos:

1. Eficiência operacional

O uso da automação de marketing e IA possibilita ter uma maior eficiência operacional em ações. Não é para menos, afinal, diminui expressivamente o trabalho manual, o que reduz erros e retrabalhos.

Esse é um detalhe importante porque ajuda a otimizar o tempo de execução das tarefas, bem como evita um custo extra com retrabalhos, além de garantir a maior eficiência operacional em processos.

2. Aumento da produtividade

Outro benefício especial da automação de marketing e Inteligência Artificial é o aumento da produtividade. O motivo é simples: o trabalho recorrente e manual é automatizado, dando agilidade e maior produtividade à equipe.

Por isso, ao utilizar o combo de automação e IA em campanhas de marketing é possível realizar mais em menos tempo, conseguindo finalizar o trabalho em curto prazo. 

3. Eficácia na segmentação e comunicação personalizada

Com a automação e a IA é possível ter uma maior eficácia na segmentação de campanhas, conseguindo personalizar a comunicação. Com isso, realiza-se ações customizadas e mais assertivas, com maior chance de trazer os resultados que a empresa busca.

4. Praticidade na análise de dados para insights

Também dá para garantir uma maior praticidade na análise de dados para insights, sobretudo no que se refere ao uso da Inteligência Artificial. Assim, é possível tomar decisões e realizar ajustes em campanhas com maior assertividade.

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5. Racionalização de processos e redução de custos

O marketing de automação e a IA viabilizam a racionalização de processos, com uma melhor utilização de recursos e uma consequente redução de custos. Isso ocorre porque se evita o desperdício de tempo, materiais, oportunidades, entre outros, focando no resultado.

6. Maior competitividade à empresa

Ao adotar tecnologias que otimizam o trabalho, trazem maior produtividade e rapidez aos processos, bem como uma redução de custos e melhor aproveitamento de recursos, a empresa consegue ter uma maior competitividade no mercado.

Automação de marketing e IA: possíveis aplicações estratégicas

aplicações da ia no marketing

A automação e a Inteligência Artificial no marketing podem ser aplicadas em ações específicas. Conheça quais são os principais usos:

Mídia paga

A IA contribui para a criação de anúncios personalizados, inclusive com a customização para somente uma pessoa. Essa opção é possível a partir das informações fornecidas para anúncios.

A tecnologia interpreta os dados e indica qual combinação é a melhor com base num perfil de cliente específico. A IA considera desde dados inseridos pelo profissional até o comportamento do usuário na internet.

Qualificação de leads

A qualificação de leads é a separação de contatos que estão mais propensos a realizar uma compra. O foco é dar eficiência ao processo de vendas, aumentando as chances de fechar negócio.

A automação e a IA ajudam a fazer esse processo com maior precisão, com base em dados. Com essas ferramentas, a equipe de vendas pode se dedicar exclusivamente aos leads qualificados, tendo melhores resultados.

Marketing de conteúdo

As ferramentas de automação e IA podem ser utilizadas em estratégias de conteúdo. Mas atenção a um detalhe: como suporte, não para a criação de conteúdo em si.

Lembre-se que o conteúdo original, que estabelece um diálogo personalizado e mais próximo com a audiência, é o que traz resultado. A IA pode comprometer a originalidade do conteúdo e impactar negativamente na ação.

Então, como usar a automação e a IA em estratégias de marketing de conteúdo? Para análise de dados e insights de como criar esse material e conteúdos!

Sistemas de recomendação

Os sistemas de recomendação coletam dados de interações de usuários da plataforma e de clientes. Com base nessas informações, eles conseguem prever produtos que a pessoa gostará. Assim, fica mais fácil direcionar a ação, estimulando o desejo de compra.

Vale lembrar que essas são apenas algumas possibilidades de uso da automação e IA em campanhas de marketing. Além desse combo, uma agência de serviço de marketing digital especializada também realiza ações eficazes, ajudando a empresa a conquistar resultados. Considere esse investimento!

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