Você está em: Home » Automação de marketing e IA: segredo para campanhas mais eficazes
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleVocê certamente ouviu falar bastante sobre Inteligência Artificial (IA) nos últimos meses, principalmente com a popularidade do ChatGPT.
Ao lado da automação, a Inteligência Artificial vem revolucionando as empresas, com impacto em diversos setores. Com o marketing não é diferente!
A combinação de automação de marketing digital e IA se tornou um dos segredos para ter campanhas cada vez mais eficazes, que geram resultados expressivos à empresa.
Aqui, você confere detalhes sobre automação de marketing e IA, entende como ambas podem impactar campanhas e quais são os benefícios que proporcionam. Vamos nessa?
A princípio, é importante esclarecer o que é automação. Trata-se do uso de tecnologias para realizar tarefas com o mínimo possível de intervenção humana.
Portanto, a automação de marketing é o uso de tecnologias para realizar rotinas da área, eliminando o trabalho manual ao máximo. Um ótimo exemplo de automação nesse segmento é a de e-mail marketing.
Nesse caso, utiliza-se uma tecnologia para automatizar o envio de e-mails para a base de clientes e leads, reduzindo trabalhos manuais. Desse modo, é possível aumentar a eficiência do processo e na comunicação com contatos.
As ferramentas de automação de e-mail marketing são ótimos investimentos para nutrir leads, fazendo-os avançar naturalmente pelo funil de vendas até a realização da compra. Portanto, tais ferramentas podem ajudar a alavancar vendas, além do relacionamento.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que realiza tarefas que antes demandavam a interação humana. Um ótimo exemplo disso é o ChatGPT, que é um chatbot que interage com pessoas, fornecendo soluções em formato de texto.
O ChatGPT é capaz de responder a dúvidas complexas, resolver problemas matemáticos, criar histórias, entre outros, tudo de forma parecida às habilidades humanas.
Assim como outras inteligências artificiais, o ChatGPT é treinado por meio do machine learning, ou seja, do aprendizado de máquina. Logo, aprende e melhora seu desempenho e precisão com base em dados.
Agora que você já sabe o que é automação de marketing e Inteligência Artificial, chegou o momento de descobrir como esses recursos beneficiam as ações e campanhas. A seguir, apresentamos os principais impactos de ambos:
O uso da automação de marketing e IA possibilita ter uma maior eficiência operacional em ações. Não é para menos, afinal, diminui expressivamente o trabalho manual, o que reduz erros e retrabalhos.
Esse é um detalhe importante porque ajuda a otimizar o tempo de execução das tarefas, bem como evita um custo extra com retrabalhos, além de garantir a maior eficiência operacional em processos.
Outro benefício especial da automação de marketing e Inteligência Artificial é o aumento da produtividade. O motivo é simples: o trabalho recorrente e manual é automatizado, dando agilidade e maior produtividade à equipe.
Por isso, ao utilizar o combo de automação e IA em campanhas de marketing é possível realizar mais em menos tempo, conseguindo finalizar o trabalho em curto prazo.
Com a automação e a IA é possível ter uma maior eficácia na segmentação de campanhas, conseguindo personalizar a comunicação. Com isso, realiza-se ações customizadas e mais assertivas, com maior chance de trazer os resultados que a empresa busca.
Também dá para garantir uma maior praticidade na análise de dados para insights, sobretudo no que se refere ao uso da Inteligência Artificial. Assim, é possível tomar decisões e realizar ajustes em campanhas com maior assertividade.
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O marketing de automação e a IA viabilizam a racionalização de processos, com uma melhor utilização de recursos e uma consequente redução de custos. Isso ocorre porque se evita o desperdício de tempo, materiais, oportunidades, entre outros, focando no resultado.
Ao adotar tecnologias que otimizam o trabalho, trazem maior produtividade e rapidez aos processos, bem como uma redução de custos e melhor aproveitamento de recursos, a empresa consegue ter uma maior competitividade no mercado.
A automação e a Inteligência Artificial no marketing podem ser aplicadas em ações específicas. Conheça quais são os principais usos:
A IA contribui para a criação de anúncios personalizados, inclusive com a customização para somente uma pessoa. Essa opção é possível a partir das informações fornecidas para anúncios.
A tecnologia interpreta os dados e indica qual combinação é a melhor com base num perfil de cliente específico. A IA considera desde dados inseridos pelo profissional até o comportamento do usuário na internet.
A qualificação de leads é a separação de contatos que estão mais propensos a realizar uma compra. O foco é dar eficiência ao processo de vendas, aumentando as chances de fechar negócio.
A automação e a IA ajudam a fazer esse processo com maior precisão, com base em dados. Com essas ferramentas, a equipe de vendas pode se dedicar exclusivamente aos leads qualificados, tendo melhores resultados.
As ferramentas de automação e IA podem ser utilizadas em estratégias de conteúdo. Mas atenção a um detalhe: como suporte, não para a criação de conteúdo em si.
Lembre-se que o conteúdo original, que estabelece um diálogo personalizado e mais próximo com a audiência, é o que traz resultado. A IA pode comprometer a originalidade do conteúdo e impactar negativamente na ação.
Então, como usar a automação e a IA em estratégias de marketing de conteúdo? Para análise de dados e insights de como criar esse material e conteúdos!
Os sistemas de recomendação coletam dados de interações de usuários da plataforma e de clientes. Com base nessas informações, eles conseguem prever produtos que a pessoa gostará. Assim, fica mais fácil direcionar a ação, estimulando o desejo de compra.
Vale lembrar que essas são apenas algumas possibilidades de uso da automação e IA em campanhas de marketing. Além desse combo, uma agência de serviço de marketing digital especializada também realiza ações eficazes, ajudando a empresa a conquistar resultados. Considere esse investimento!
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