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Muito Mais Digital 23 de outubro de 2024
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Como o Inbound Marketing ajuda a atrair clientes?

O Inbound Marketing é uma estratégia poderosa para atrair clientes ao seu negócio. Ele é perfeito para captar leads qualificados e gerar melhores resultados de vendas em médio e longo prazos.

Mas como o Inbound Marketing faz isso? Aqui, respondemos essa dúvida de uma vez por todas! Continue a leitura para descobrir como funciona a atração de clientes dessa estratégia de marketing digital!

A imagem mostra um representação do marketing.

 

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como foco atrair clientes em potencial, por meio da criação e divulgação de conteúdo relevante. É diferente do marketing tradicional, que vai atrás do consumidor. No Inbound, o cliente é quem encontra sua marca.

Uma estratégia de Inbound de sucesso abrange quatro etapas: atração, conversão, relacionamento e venda. Veja como funciona cada uma delas:

 

1. Atração

Etapa inicial da estratégia de Inbound, na qual se tem como objetivo atrair visitantes para os canais da empresa. Para isso, utiliza-se conteúdo valioso divulgado em blogs e redes sociais, por exemplo.

 

2. Conversão

Nessa etapa, ocorre a transformação do visitante em lead, por meio da oferta de algo de valor. É possível disponibilizar materiais ricos, como os e-books, em troca das informações de contato do visitante.

 

3. Relacionamento

Fase focada no engajamento dos leads por meio de e-mails, automação de marketing e oferecimento de conteúdo original e relevante. O esforço é voltado a nutrir o lead, gerando uma relação de confiança com a marca.

 

4. Venda

É a última etapa e nela ocorre a conversão do lead em cliente, quando ele já está maduro o suficiente para receber uma abordagem comercial. Se o timing for perfeito, as chances de venda são elevadas.

 

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Como o Inbound Marketing atrai clientes?

Afinal de contas, como as estratégias de Inbound Marketing atraem os clientes? Logo abaixo, você confere os principais pontos que garantem um posicionamento estratégico da marca, ajudando a captar visitantes:

 

Conteúdo original, relevante e que resolve problemas

A base do Inbound Marketing é o conteúdo! Mas não basta postar qualquer material, ele precisa ser original, relevante ao público-alvo, resolver problemas ou esclarecer dúvidas. Normalmente, utiliza-se materiais educativos, que auxiliam o consumidor em sua jornada de compra, atraindo-o de forma natural. Além disso, posicionam a marca como autoridade.

 

Combinação de Inbound com outras estratégias de marketing digital

É possível maximizar e acelerar resultados ao combinar o Inbound com outras estratégias digitais. Uma das principais é o SEO, usando palavras-chave para posicionar a marca e seus conteúdos no topo dos resultados de busca. Também é possível combinar a estratégia com o tráfego pago, se o orçamento permitir.

 

Uso de diferentes plataformas

O uso de diferentes plataformas permite que a marca tenha um maior alcance e visibilidade, bem como que atraia um público qualificado. Mas isso só funciona se utilizar plataformas em que o público-alvo da marca está. Logo, é importante conhecer bem esse público!

 

Inbound Marketing e funis de venda

Os funis de venda são elementos importantes em campanhas de Inbound, porque eles guiam os leads desde a descoberta da marca até a etapa de decisão de compra. Com eles, é possível criar uma ação estruturada, com conteúdos ideais para cada perfil de lead, estimulando seu engajamento.

Para trabalhar com funis de venda, é importante conhecer sua estrutura. Ele é composto pelo topo, meio e fundo, e os leads vão passando por essas etapas de forma natural conforme se relacionam com a marca.

O topo do funil é focado em atrair e educar o público, utilizando conteúdo informativo. No meio, o conteúdo apresenta soluções direcionadas, com o objetivo de engajar os leads. O fundo do funil abrange conteúdo para preparar o lead para a decisão de compra.

 

Como criar funis de venda

Agora que você já conhece o papel do funil de venda em campanhas de Inbound, resta uma dúvida: como criá-lo? Há dicas que podem te auxiliar nesse processo, como as que você confere abaixo:

  • Conheça seu público-alvo: pense em pessoas que podem se beneficiar de seu produto ou serviço, e defina quais são suas necessidades, interesses e hábitos de consumo;
  • Defina as etapas do funil: planeje cada uma para dar suporte à jornada de compra do cliente e agregar valor ao lead, fazendo com que avance por cada etapa;
  • Crie conteúdo original e relevante: faça isso para cada etapa do funil, focando em educar, engajar e converter. Use estratégias de SEO no conteúdo;
  • Automatize o processo: use ferramentas de automação de marketing e CRM, que permitem automatizar o contato com o lead.

Um exemplo prático: uma loja de moda fitness pode criar um funil em que, no topo, oferece um blogpost com dicas de treino. No meio, um e-book gratuito sobre nutrição esportiva. No fundo, um desconto exclusivo para a primeira compra.

Precisa de suporte nesse processo? Uma agência de Inbound Marketing pode te ajudar a realizar um trabalho de excelência! A Muito Mais Digital cria campanhas completas de Inbound para potencializar seus resultados! Conte com nosso serviço de marketing digital em Curitiba!

 

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