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Muito Mais Digital 5 de setembro de 2025
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Contratar serviços de marketing digital: por onde começar?

A contratação de serviços de marketing digital é uma necessidade estratégica para empresas que querem se destacar online, sem perder espaço para a concorrência.

No entanto, para ter bons resultados e minimizar o risco de prejuízos é importante saber como contratar serviço de marketing digital e é aí que muitos ficam em dúvida. Afinal, por onde começar? 

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber para contratar agência de marketing digital com segurança. Confira nossas dicas e aplique todas para evitar erros e garantir os melhores resultados.

imagem de um grupo de pessoas de pé, dentro de uma agencia.

Fonte: Freepik

Contratação de serviços de marketing digital: começando pelo básico

Você precisa ter dados básicos antes de iniciar a busca e definir qual agência de marketing contratar. Essas informações ajudarão a limitar as opções, direcionando melhor a pesquisa e contratação. Confira o que fazer:

Defina seus objetivos de negócio

O primeiro passo para contratar uma agência de marketing digital é ter clareza sobre o que você deseja alcançar. Quer aumentar vendas? Melhorar a presença digital? Gerar leads qualificados? Cada objetivo exige uma estratégia diferente. 

Por exemplo, se sua meta é vender mais em um e-commerce, provavelmente será necessário investir em tráfego pago. A empresa que atende o cliente em pontos físicos e quer atraí-los pode precisar investir em SEO local e presença em redes sociais. 

As estratégias de marketing digital para atingir esses resultados variam. Quanto mais claros seus objetivos, mais fácil será alinhar expectativas com a agência escolhida, podendo optar por uma especializada.

Estabeleça um orçamento realista

Muitas empresas têm dúvidas sobre quanto custa um serviço de marketing digital. Os valores variam conforme a complexidade do projeto, os canais utilizados e o nível de personalização, entre outros detalhes. 

O ideal é definir um teto de investimento que não comprometa o caixa da empresa, mas que permita gerar resultados consistentes. Tenha em mente que o custo de serviços de marketing digital deve ser visto como investimento de médio a longo prazo.

Identifique suas necessidades específicas

Nem toda empresa precisa do mesmo pacote de soluções. Algumas necessitam de marketing digital sob medida para negócios, com campanhas multicanais. Já outras podem começar apenas com gestão de redes sociais ou campanhas de tráfego pago. 

Por isso, avalie quais serviços de marketing online sua empresa precisa. Desse modo, evitará gastar em soluções que não fazem sentido e não trazem impacto para seu negócio.

Pesquise e compare agências

Você deve pesquisar as melhores agências de marketing digital e comparar seus diferenciais. Analise se elas trabalham com pequenas empresas, pois muitas vezes esse público exige atendimento mais próximo e personalizado. 

Além disso, verifique se as agências têm pessoal especializado, certificações, cases de sucesso e quais são os diferenciais que oferecem. Tudo isso deve pesar na sua escolha.

Leia mais:
>>>> Marketing Digital para iniciantes: estratégias para alavancar seu negócio e faturar mais

Como acertar na escolha da agência: o que você deve avaliar

A escolha de uma agência de marketing digital não deve se basear em preço ou promessas. É necessário considerar critérios que garantam confiança e resultados, como os que você confere a seguir:

1. Analise o portfólio

Peça o portfólio da agência de marketing digital para avaliá-la melhor. É interessante que mostre cases semelhantes ao seu setor ou ao porte do seu negócio.

Mais importante que o design das campanhas, é entender quais resultados foram alcançados em termos de crescimento de vendas, geração de leads ou aumento de visibilidade online.

2. Peça métricas de desempenho

As melhores agências de marketing digital atuam com base em dados e não em achismos. Por isso, verifique com quais indicadores trabalham. Os mais comuns são custo por lead, taxa de conversão, alcance de campanhas e ROI. 

Você também pode pedir para a agência mensurar algum ponto importante que faça sentido para o seu negócio, estratégia e objetivos. Esses indicadores para avaliar agência de marketing ajudam a prever se a empresa tem maturidade em mensuração e foco em resultados.

3. Avalie o alinhamento estratégico

A agência deve estar alinhada aos objetivos do seu negócio, propondo um marketing digital sob medida e não soluções engessadas. Desconfie de pacotes prontos que não consideram a realidade da sua empresa.

4. Entenda o modelo de contrato

Leia atentamente o contrato de serviços de marketing digital. Algumas agências trabalham com prazos mínimos, o que não é ruim, desde que exista flexibilidade e transparência sobre indicadores e resultados. 

Verifique se o contrato tem cláusulas claras sobre entregas, prazos e responsabilidades, bem como se eventuais acordos verbais foram registrados no documento.

5. Avalie a comunicação e suporte

O relacionamento entre agência e cliente é um dos principais fatores de sucesso dessa parceria. Pergunte sobre a frequência de reuniões, relatórios de acompanhamento e canais de comunicação. 

A agência que mantém contato próximo com seus clientes tende a entregar melhores resultados e está mais aberta a ouvir e adaptar projetos para atender o que a empresa busca.

Armadilhas comuns ao contratar agência de marketing digital

Existem armadilhas comuns na contratação de serviços de marketing digital e você deve ter atenção para evitá-las. Confira, a seguir, quais são as principais:

  • Contratos engessados e sem transparência. Muitas empresas assinam sem ler e acabam presas a acordos que não entregam o prometido;
  • Promessas duvidosas. Desconfie de quem diz que garante resultados rápidos e milagrosos. O marketing digital é estratégico e exige tempo;
  • Preço como único critério. Não escolha somente pelo menor preço, pois isso pode custar caro quando os resultados não aparecem;
  • Falta de clareza no escopo. Não deixe de especificar quais serviços serão entregues (SEO, tráfego pago, social media, entre outros). Isso evita frustrações;
  • Não definir métricas para mensuração. É fundamental acompanhar indicadores de desempenho para entender se a agência está entregando o esperado.

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