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O que você vai encontrar neste artigo:
O inbound marketing ajuda a empresa a atrair clientes e gerar novas oportunidades de negócio. Para ter suporte nesse processo, é possível usar ferramentas específicas.
E quais são as ferramentas para o inbound marketing? A seguir, apresentamos as principais e falamos mais sobre essa estratégia de marketing digital. Acompanhe!
O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital voltada a atrair e converter clientes. Esses processos são feitos por meio de conteúdo relevante, que educa a audiência.
Ao contrário do que acontece no marketing tradicional, no inbound marketing não é a empresa que vai atrás do cliente, é o cliente que encontra a empresa. Isso ocorre por meio de mecanismos de busca, como o Google, e redes sociais, por exemplo.
A partir da atração do cliente em potencial é feito um trabalho de relacionamento e nutrição, por meio de conteúdo relevante e personalizado. Além de educar a audiência, esse trabalho influencia a decisão de compra, aumentando as chances de venda de produtos e serviços.
Depois de conhecer o que é inbound marketing, é importante saber quais são suas etapas. Toda estratégia de sucesso possui as fases de atração, conversão, relacionamento, venda e análise. A seguir, falamos um pouco mais sobre cada uma delas:
Trata-se da primeira etapa na qual acontece a atração de visitas para seu site. Essa fase é focada em criar conteúdo autoral relevante e de qualidade, que atraia atenção e pessoas para o seu site.
Um dos principais resultados dessa etapa é a atração de um público mais engajado e propenso a comprar seu produto ou contratar seu serviço. A marca pode utilizar diferentes canais nessa etapa, como o blog e redes sociais, bem como várias estratégias complementares (Ads e SEO).
Etapa que complementa a de atração, com o visitante virando um lead. E o que é um lead? Trata-se de um visitante de seu site que deu suas informações de contato em troca de uma recompensa ou benefício, como o acesso a um material rico.
O lead é encarado como uma oportunidade de negócio, pois é mais propenso a comprar seu produto ou contratar seu serviço. Para ter uma alta taxa de conversão de visitas em leads, a marca deve criar ofertas, trabalhar corretamente com CTAs (Call to Actions), formulários, headline, entre outros.
Nem todo cliente convertido em lead está no momento certo para receber uma abordagem comercial e realizar uma compra. É aí que se inicia a etapa do relacionamento.
Nela, a marca nutre seus leads por meio do conteúdo, fazendo com que avancem na sua jornada de compra, acelerando esse processo e aumentando a chance de venda. Nessa etapa, deve-se identificar o estágio da jornada em que o lead está para nutri-lo com conteúdos personalizados.
Essa etapa tem como um de seus principais benefícios a maior aproximação de seu cliente em potencial, criando um relacionamento de confiança. Quando isso ocorre, o cliente se sente mais seguro para realizar a compra.
Trata-se da etapa da abordagem comercial e da venda do produto ou serviço. A venda pode ocorrer no site da empresa ou por meio de um contato entre o vendedor e o cliente em potencial. Normalmente, quanto mais complexo ou especializado o produto, mais consultivo deve ser o processo de venda.
A etapa de análise é a última de estratégias de inbound marketing, mas nem por isso é menos importante. É nela que se avalia os resultados e comprova o retorno que o investimento trouxe para a empresa.
Nessa etapa também é possível identificar ações que deram certo e o que precisa ser melhorado para atingir os objetivos que a empresa busca. Inclusive, esse monitoramento pode ser feito em tempo real, de modo a reduzir a possibilidade de prejuízos.
Para monitorar e analisar, dá para utilizar ferramentas para inbound marketing, tendo suporte nesses processos, de modo a realizá-los com facilidade e precisão.
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O investimento em inbound marketing proporciona benefícios para a empresa, especialmente em médio e longo prazos. A seguir, você descobre quais são os principais:
As ferramentas para inbound marketing dão suporte na execução e monitoramento de ações. E quais são as principais que a empresa pode utilizar? Abaixo listamos algumas delas:
Trata-se de um software de automação de marketing. Dá para utilizá-lo para nutrir leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e mais resultados pela automação da análise de dados. O RD Station é uma ferramenta paga!
É um software de marketing, vendas, atendimento e CRM, considerado um dos mais completos do segmento. Possibilita extrair o máximo de dados sobre marketing, vendas e serviço, auxiliando em campanhas. O Hubspot é pago, mas também disponibiliza uma versão gratuita com recursos limitados.
Plataforma de automação de marketing bem completa. Já consolidada no mercado como ferramenta de envio de e-mail marketing, vem desenvolvendo uma plataforma bem interessante de automação com muitas possibilidades como autoresponders, fluxos de automação, lead score, envio de email, criação de Landing Pages, etc.
Assim como outras ferramentas consolidadas hoje, migrou seu serviço de email para plataforma de automação de marketing, e possibilitou a criação de landing pages, automações, e-mails, fluxos, autoresponders, etc.
O Analytics é um serviço gratuito do Google para monitoramento e análise de sites. Dá para conectá-lo com outros serviços da plataforma, como o Ads. O Analytics possibilita que a empresa conheça e entenda o comportamento de usuários de seu site, tendo informações para desenvolver ações mais assertivas.
Plataforma na qual dá para pesquisar e analisar palavras-chave, domínios e concorrentes, auxiliando em estratégias de conteúdo e otimização desse material. O Semrush é pago, mas oferece avaliação gratuita de sete dias.
Este conteúdo te ajudou? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar a implementar as estratégias de inbound marketing para o seu negócio.
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