Muito Mais Digital
(41) 3042.0444 (41) 99266.9474
Fecha Menu
  • Home
  • Sobre Nós
  • Cases de Sucesso
  • Serviços
    • Inbound Marketing
    • Criação de Sites em Curitiba
    • Gestão de Marketing Digital
    • Gestão de Redes Sociais
    • Otimização de Sites (SEO)
    • Gestão de Tráfego Pago
  • Materiais Ricos
  • Blog
  • Contato
Fecha Busca

Você está em: Home » Inbound, outbound ou os dois? Descubra a melhor opção para o seu negócio

BLOG
Muito Mais Digital
Muito Mais Digital 17 de janeiro de 2024
Compartilhe:

Inbound, outbound ou os dois? Descubra a melhor opção para o seu negócio

Conheça as estratétigas e saiba qual é a melhor para a sua empresa!

O que você vai encontrar neste artigo:

Toggle
  • Inbound e outbound marketing: descubra o que são
    • Inbound marketing
    • Outbound marketing
  • Inbound x outbound: qual implementar?
  • Como implementar o inbound e outbound marketing?
  • Conte com a ajuda de uma agência de inbound marketing

 

inbound outbound marketing

Imagem: Freepik

Inbound e outbound marketing são estratégias que impactam diretamente nos resultados do negócio, ajudando a conquistar metas, objetivos e crescimento.

De acordo com o Panorama de Marketing 2023, da RD Station, 45% das empresas priorizam o inbound marketing em detrimento do outbound. Com estratégias mais personalizadas e mais canais para serem trabalhados, como WhatsApp e TikTok, o inbound permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas.

Mas será que essa é a melhor estratégia a ser adotada? A seguir, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e saiba qual implementar para maximizar o impacto e resultados de sua empresa, se o inbound, outbound ou os dois.

Inbound e outbound marketing: descubra o que são

O inbound e outbound são estratégias de marketing que têm como finalidade gerar resultados, impactando diretamente no crescimento e sucesso do negócio. Confira, logo abaixo, detalhes de cada um:

Inbound marketing

Trata-se de uma estratégia de marketing de atração realizada online. Sua finalidade é atrair clientes em potencial e influenciar, de maneira não invasiva, em sua decisão de compra.

Na estratégia de inbound marketing, a empresa não vai diretamente atrás do cliente. Pelo contrário, é ele quem encontra seu negócio. Para isso, utiliza-se o conteúdo como ferramenta.

Mas se engana quem pensa que basta criar qualquer conteúdo para atrair clientes! Ele precisa ser original e de qualidade, voltado às personas da empresa.

O conteúdo deve ajudar o visitante do site a resolver problemas, esclarecer dúvidas e encontrar uma solução que, não por acaso, é o produto ou serviço que sua empresa disponibiliza.

Quando combinado com pontos de conversão (formulários e landing pages), o inbound marketing possibilita captar leads, nutri-los e fazer com que avancem pelo funil de vendas, influenciando em sua decisão de compra.

As vendas e o relacionamento duradouro com o cliente são resultados de um trabalho de inbound marketing bem executado. No entanto, é importante ter em mente que essa estratégia entrega resultados de médio a longo prazo.

Outbound marketing

Trata-se do marketing tradicional, aquele que vai, de forma ativa e invasiva, atrás do cliente, oferecendo produtos ou serviços. É uma estratégia muito utilizada em canais como TV, rádio, revistas, patrocínio de eventos e outros meios de publicidade em ambiente offline.

No entanto, o outbound também pode ser aplicado em meio digital. Um dos exemplos clássicos disso é quando você é interrompido em algum site ou rede social por uma propaganda.

Uma das principais diferenças em relação ao inbound marketing é que o outbound exige um orçamento maior, uma vez que as mídias que se utiliza são mais caras.

Além disso, o conteúdo do inbound permanece online após a suspensão do investimento, enquanto o do outbound é imediatamente eliminado. Portanto, não traz resultados de forma contínua.

Inbound x outbound: qual implementar?

Na realidade, não existe uma receita pronta que indique qual a melhor estratégia, aquela que funciona para todo mundo e sempre trará resultados surpreendentes. Depende muito dos objetivos que a empresa deseja alcançar e o orçamento que possui para implementar as estratégias de marketing.

Mas, de maneira geral, recomenda-se que adote uma estratégia de marketing híbrida, ou seja, com implementação de inbound e outbound. E por que se indica isso?

A resposta é simples: dessa forma, maximiza-se o impacto, possibilitando que a empresa esteja em diferentes canais e tenha um maior alcance. Assim, poderá tanto atrair resultados rapidamente com o outbound como em médio e longo prazo com o inbound.

Além disso, é possível fazer um melhor aproveitamento de recursos disponíveis, ampliando as chances de sucesso das ações, inclusive de ter um melhor Retorno sobre o Investimento (ROI).

Portanto, sempre que possível procure combinar o inbound e outbound em sua estratégia de marketing. Caso não tenha conhecimento específico para definir qual será a prioridade, contrate um serviço de marketing digital para auxiliar.

Objetivos do inbound marketing

Como implementar o inbound e outbound marketing?

Adotar o inbound e outbound marketing pode ser muito vantajoso para a empresa, mas é preciso saber implementar essas duas metodologias para trazer os melhores resultados.

Afinal, como fazer isso? Primeiro, você deve estabelecer quais objetivos deseja alcançar e o orçamento disponível para executar as ações. Lembre-se de que o outbound é mais caro e demanda um investimento maior.

Depois, defina como investirá o total disponível para conquistar seus objetivos. Para isso, é importante saber quais são suas personas, conhecer sua jornada de compra, quais canais normalmente utiliza, entre outros pontos. Assim, é possível fazer um investimento mais preciso, com maior chance de retorno.

Entre as principais ações de inbound e outbound marketing que você pode adotar, destaque para a combinação de campanhas para lojas físicas e online, bem como à participação em eventos online e offline. Também é possível realizar parcerias com empresas e profissionais que tenham a ver com seu negócio, para indicação de serviços e produtos.

Um detalhe importante que deve ser considerado é que ações de marketing digital são mensuráveis. Já as de outbound têm medição mais difícil, já que não dá para saber exatamente quantas pessoas foram impactadas por sua propaganda na TV, por exemplo.

Portanto, se sua ideia é ter um acompanhamento rigoroso em todas as ações, somente nas realizadas online conseguirá fazer isso, tendo uma melhor ideia do ROI.

Conte com a ajuda de uma agência de inbound marketing

Como você pode perceber, implementar estratégias como a de inbound marketing exige conhecimento especializado. Com ele, fará um melhor uso do orçamento e de esforços, com maior chance de conquistar objetivos e metas.

Não possui esse conhecimento ou profissional capacitado em seu time para realizar esse trabalho? A melhor solução é contratar uma agência de inbound marketing!

Um dos diferenciais da agência é que ela conta com uma equipe de profissionais especializados e atualizados, que entendem os objetivos do cliente e realizam ações eficientes para atingi-los.

A MMD, agência de inbound marketing Curitiba, é a melhor parceira para seu negócio. Contamos com profissionais altamente capacitados, que elaboram e executam ações personalizadas, ajudando no sucesso de sua empresa. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!


Case de Sucesso da Black Friday
Ver mais Web-Stories
Banner
Banner
CATEGORIAS
  • Dicas e tendências de marketing
  • Empreendedorismo
  • Marketing digital
    • Criação de sites
    • Inbound Marketing
    • Redes sociais
    • SEO
    • Tráfego pago
  • Marketing odontológico
  • Marketing para estética

POSTS EM DESTAQUE

  • 7 passos para calcular o preço de venda de um produto – teoria e prática

    7 passos para calcular o preço de venda de um produto – teoria e prática

    LEIA MAIS
  • Taxa de depreciação de máquinas e equipamentos. Você calcula? Confira dicas!

    Taxa de depreciação de máquinas e equipamentos. Você calcula? Confira dicas!

    LEIA MAIS
  • Redes Sociais: O que são e para quem são?

    Redes Sociais: O que são e para quem são?

    LEIA MAIS
  • Black Friday à vista: descubra 10 estratégias de marketing imperdíveis

    Black Friday à vista: descubra 10 estratégias de marketing imperdíveis

    LEIA MAIS
Muito Mais Digital
A AGÊNCIA
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 5303 - Sala 12
Hauer - Curitiba - PR - CEP: 81610-000
CONTATO (41) 3042.0444
(41) 99266.9474
REDES SOCIAIS
ACESSE TAMBÉM
  • Página Inicial
  • Blog
  • Cases de Sucesso
  • Contato
  • Conheça nossos Materiais Ricos
  • Sobre Nós
  • Marketing digital Curitiba
  • Agência Parceira Google
  • Parceiros
  • Parceiros

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.