Você está em: Home » Inbound, outbound ou os dois? Descubra a melhor opção para o seu negócio
O que você vai encontrar neste artigo:
Toggle
Imagem: Freepik
Inbound e outbound marketing são estratégias que impactam diretamente nos resultados do negócio, ajudando a conquistar metas, objetivos e crescimento.
De acordo com o Panorama de Marketing 2023, da RD Station, 45% das empresas priorizam o inbound marketing em detrimento do outbound. Com estratégias mais personalizadas e mais canais para serem trabalhados, como WhatsApp e TikTok, o inbound permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas.
Mas será que essa é a melhor estratégia a ser adotada? A seguir, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e saiba qual implementar para maximizar o impacto e resultados de sua empresa, se o inbound, outbound ou os dois.
O inbound e outbound são estratégias de marketing que têm como finalidade gerar resultados, impactando diretamente no crescimento e sucesso do negócio. Confira, logo abaixo, detalhes de cada um:
Trata-se de uma estratégia de marketing de atração realizada online. Sua finalidade é atrair clientes em potencial e influenciar, de maneira não invasiva, em sua decisão de compra.
Na estratégia de inbound marketing, a empresa não vai diretamente atrás do cliente. Pelo contrário, é ele quem encontra seu negócio. Para isso, utiliza-se o conteúdo como ferramenta.
Mas se engana quem pensa que basta criar qualquer conteúdo para atrair clientes! Ele precisa ser original e de qualidade, voltado às personas da empresa.
O conteúdo deve ajudar o visitante do site a resolver problemas, esclarecer dúvidas e encontrar uma solução que, não por acaso, é o produto ou serviço que sua empresa disponibiliza.
Quando combinado com pontos de conversão (formulários e landing pages), o inbound marketing possibilita captar leads, nutri-los e fazer com que avancem pelo funil de vendas, influenciando em sua decisão de compra.
As vendas e o relacionamento duradouro com o cliente são resultados de um trabalho de inbound marketing bem executado. No entanto, é importante ter em mente que essa estratégia entrega resultados de médio a longo prazo.
Trata-se do marketing tradicional, aquele que vai, de forma ativa e invasiva, atrás do cliente, oferecendo produtos ou serviços. É uma estratégia muito utilizada em canais como TV, rádio, revistas, patrocínio de eventos e outros meios de publicidade em ambiente offline.
No entanto, o outbound também pode ser aplicado em meio digital. Um dos exemplos clássicos disso é quando você é interrompido em algum site ou rede social por uma propaganda.
Uma das principais diferenças em relação ao inbound marketing é que o outbound exige um orçamento maior, uma vez que as mídias que se utiliza são mais caras.
Além disso, o conteúdo do inbound permanece online após a suspensão do investimento, enquanto o do outbound é imediatamente eliminado. Portanto, não traz resultados de forma contínua.
Na realidade, não existe uma receita pronta que indique qual a melhor estratégia, aquela que funciona para todo mundo e sempre trará resultados surpreendentes. Depende muito dos objetivos que a empresa deseja alcançar e o orçamento que possui para implementar as estratégias de marketing.
Mas, de maneira geral, recomenda-se que adote uma estratégia de marketing híbrida, ou seja, com implementação de inbound e outbound. E por que se indica isso?
A resposta é simples: dessa forma, maximiza-se o impacto, possibilitando que a empresa esteja em diferentes canais e tenha um maior alcance. Assim, poderá tanto atrair resultados rapidamente com o outbound como em médio e longo prazo com o inbound.
Além disso, é possível fazer um melhor aproveitamento de recursos disponíveis, ampliando as chances de sucesso das ações, inclusive de ter um melhor Retorno sobre o Investimento (ROI).
Portanto, sempre que possível procure combinar o inbound e outbound em sua estratégia de marketing. Caso não tenha conhecimento específico para definir qual será a prioridade, contrate um serviço de marketing digital para auxiliar.
Adotar o inbound e outbound marketing pode ser muito vantajoso para a empresa, mas é preciso saber implementar essas duas metodologias para trazer os melhores resultados.
Afinal, como fazer isso? Primeiro, você deve estabelecer quais objetivos deseja alcançar e o orçamento disponível para executar as ações. Lembre-se de que o outbound é mais caro e demanda um investimento maior.
Depois, defina como investirá o total disponível para conquistar seus objetivos. Para isso, é importante saber quais são suas personas, conhecer sua jornada de compra, quais canais normalmente utiliza, entre outros pontos. Assim, é possível fazer um investimento mais preciso, com maior chance de retorno.
Entre as principais ações de inbound e outbound marketing que você pode adotar, destaque para a combinação de campanhas para lojas físicas e online, bem como à participação em eventos online e offline. Também é possível realizar parcerias com empresas e profissionais que tenham a ver com seu negócio, para indicação de serviços e produtos.
Um detalhe importante que deve ser considerado é que ações de marketing digital são mensuráveis. Já as de outbound têm medição mais difícil, já que não dá para saber exatamente quantas pessoas foram impactadas por sua propaganda na TV, por exemplo.
Portanto, se sua ideia é ter um acompanhamento rigoroso em todas as ações, somente nas realizadas online conseguirá fazer isso, tendo uma melhor ideia do ROI.
Como você pode perceber, implementar estratégias como a de inbound marketing exige conhecimento especializado. Com ele, fará um melhor uso do orçamento e de esforços, com maior chance de conquistar objetivos e metas.
Não possui esse conhecimento ou profissional capacitado em seu time para realizar esse trabalho? A melhor solução é contratar uma agência de inbound marketing!
Um dos diferenciais da agência é que ela conta com uma equipe de profissionais especializados e atualizados, que entendem os objetivos do cliente e realizam ações eficientes para atingi-los.
A MMD, agência de inbound marketing Curitiba, é a melhor parceira para seu negócio. Contamos com profissionais altamente capacitados, que elaboram e executam ações personalizadas, ajudando no sucesso de sua empresa. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.