Você está em: Home » Marketing digital de performance data driven, você precisa conhecer!
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleAções de marketing digital têm como um de seus principais diferenciais o fato de gerar dados importantes para a empresa, podendo guiar a execução de uma nova ação ou campanha.
O problema é que nem sempre esses dados são utilizados em seu total potencial pela empresa, seja por falta de experiência ou de conhecimento de como trabalhar com eles com ações de marketing digital.
No entanto, os dados são poderosos ativos! Eles possibilitam olhar para o passado, visualizar e entender o que não funcionou, o que gerou resultados e o que precisa ser melhorado. Como resultado, passa-se a agir com base em dados e não em achismos.
Essa valorização dos dados na tomada de ação é a base do marketing digital de performance data driven. A seguir, você conhece mais sobre essa estratégia e entende como ela pode ajudar sua empresa!
Em uma tradução literal, data driven significa “direcionado por dados”. Na prática, o data driven significa que agir / direcionar suas ações com base em dados e não no achismo.
No marketing digital, a cultura data driven consiste em pensar de forma analítica e específica para tomada de decisão. Assim, é possível encontrar a melhor solução para atingir um objetivo, reduzindo bastante a possibilidade de erro.
A implementação da cultura data driven faz com que a empresa tome decisões com base em dados e não em achismos. Isso é um detalhe que faz toda a diferença, pois garante maior assertividade e mais chance de atingir objetivos previamente definidos.
Também possibilita um melhor direcionamento de esforços da equipe e de investimentos, com diminuição de gastos desnecessários. Além disso, melhora o retorno sobre o investimento, justamente por tomar decisões assertivas.
O data driven se relaciona diretamente com o marketing digital, com melhor uso de dados gerados em ações online. Tais dados servirão de base para realizar novas ações, conseguindo direcioná-las da melhor forma para conquistar objetivos.
Trata-se do data driven marketing, ou seja, do direcionamento de ações de marketing por dados. A implementação dessa cultura pode ser feita, por exemplo, a partir de dados que a empresa já possui, como os que são fornecidos pelo Google Analytics.
O Analytics contabiliza e disponibiliza informações como acessos e monitoramento de perfis de usuários, páginas mais acessadas, dispositivos, localização de usuários, conversões, entre outras.
O uso dessa ferramenta possibilita a análise de dados e seu uso para tomadas de ações com melhor direcionamento de recursos. Assim, conseguirá alavancar resultados de marketing digital.
Outro exemplo claro de uso do data driven marketing é nas campanhas de tráfego pago. A análise de dados gerados em ações anteriores, bem como em tempo real, possibilita realizar campanhas precisas, voltadas a objetivos e com menor possibilidade de desperdício de verba.
Portanto, a adoção dessa estratégia em gestão de tráfego pago nas redes sociais, por exemplo, aumenta as chances de conquistar objetivos e de superar as expectativas.
Leia também:
>>> O que mudou e quais os benefícios do Google Analytics 4?
Quais são as vantagens do data driven marketing?
O uso do data driven marketing oferece vantagens que fazem valer a pena o investimento nessa estratégia pela empresa. A seguir, listamos algumas das principais e que exemplificam o porquê de ser um diferencial competitivo em ações de marketing:
Personalização de campanhas
O marketing direcionado por dados permite a criação de campanhas personalizadas à sua audiência. Isso é possível porque se passa a ter um conhecimento profundo sobre o perfil de consumidores, conseguindo criar campanhas customizadas.
Assim, as campanhas deixam de lado mensagens genéricas e passam a direcionar esforços para seu público-alvo, com um conteúdo mais relevante a ele.
Melhor experiência ao cliente
O data driven marketing possibilita que a empresa conheça seu cliente, tendo dados importantes sobre seu perfil. Com isso, poderá desenvolver ações voltadas a ele, de modo a melhorar sua experiência.
Na prática, a empresa foge do genérico, que não conversa e não se aproxima de seu público-alvo da maneira ideal, e passa a realizar campanhas mais específicas para clientes e potenciais clientes.
Redução da possibilidade de erro em ações
A partir do momento que a empresa entende seu público, suas ações se tornam mais específicas, com possibilidade de erro reduzido. Por isso, há uma menor taxa de rejeição e uma maior chance de alcançar os objetivos que deseja.
Aumento da eficiência de campanhas
A análise de dados e insights que possibilitam o aperfeiçoamento de campanhas e aumento de sua eficiência. Há uma melhora geral no planejamento, bem como um melhor uso de recursos e compra de mídia.
Além disso, as campanhas passam a focar no que o seu consumidor gosta e espera. O conteúdo se torna mais relevante, conseguindo mover o consumidor pelas etapas da jornada de compra. O impacto também é positivo em taxas de conversão e no ROI, com um retorno maior.
Aumento de vendas
Quando se analisa e considera dados, é mais fácil identificar segmentos de públicos que serão beneficiados com suas ações. Além disso, também é fácil saber quais são os melhores canais para se trabalhar.
Essa segmentação proporcionada a partir do conhecimento de seu público e de suas preferências faz com que campanhas tenham um melhor resultado de vendas, se essa for sua finalidade.
Estratégia preditiva
Outra vantagem muito importante do data driven marketing é que ele possibilita ter uma estratégia preditiva. Isso quer dizer que é possível se precaver por meio de dados e reduzir o risco de problemas ou crises.
Esse detalhe faz a diferença à marca, pois é sempre melhor evitar problemas e crises do que ter de trabalhar com esses contratempos. Assim, aproveita-se melhor o tempo e esforços da equipe naquilo que realmente interessa, que é gerar resultados.
Rapidez na tomada de decisão
Com o data driven marketing, a tomada de decisão se torna muito mais rápida. A empresa possui acesso a dados que pautaram a decisão, tendo mais assertividade e menor risco de problemas.
Quer implementar o data driven marketing em sua empresa e aproveitar suas vantagens? Então, conte com o apoio de uma agência de marketing digital!
Leia também:
>>> Campanhas Pmax (Performance Max) – O que são e como utilizá-las?
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.