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O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleO marketing digital ajuda a alavancar resultados de empresas e a faturar mais. No entanto, não é todo mundo que tem conhecimento especializado para executá-lo e garantir o melhor retorno.
Esse é o seu caso? Então, você está no lugar certo! Aqui, você confere um guia completo sobre marketing para iniciantes, com dicas de estratégias simples e baratas para impulsionar seus resultados. Acompanhe e descubra!
Fonte: Freepik
O marketing digital é o conjunto de ações estratégicas realizadas em ambientes online com o objetivo de atrair, engajar e converter clientes. Ele permite que as empresas se comuniquem diretamente com seu público, segmentem campanhas com precisão e acompanhem os resultados em tempo real.
Toda estratégia de marketing digital tem como base fundamentos específicos que norteiam cada ação. Normalmente, envolve:
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Você não precisa ter um grande orçamento para começar. Há estratégias de marketing digital acessíveis, de baixo custo, simples de aplicar e que já fazem uma grande diferença no posicionamento do seu negócio online. Veja a seguir:
Tenha perfis comerciais no Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok. Mas atenção: não precisa ser em todas essas redes sociais. Escolha aquelas que seu público-alvo mais utiliza. Assim, a empresa garante presença onde o cliente está.
Use uma identidade visual consistente, inclua informações de contato e publique com frequência. O uso estratégico dessas plataformas constrói autoridade e atrai seguidores que podem virar clientes.
O cadastro da empresa no Google Meu Negócio (recurso gratuito do Google) aumenta a visibilidade em buscas locais. Mantenha o perfil otimizado, com as informações atualizadas (endereço, telefone e horário de funcionamento).
E mais: estimule comentários de clientes, responda avaliações de forma personalizada e publique novidades. Essa é uma ferramenta poderosa para atrair clientes locais que já estão decididos a comprar.
O marketing de conteúdo atrai oportunidades de negócio e ajuda na conversão, alavancando as vendas. A produção de conteúdo também constrói autoridade à marca e melhora o ranqueamento orgânico no Google.
Crie postagens em redes sociais, blogposts e vídeos que solucionem dúvidas do seu público e agreguem valor. Foque na criatividade e originalidade, que ajudam na conversão. Conteúdo de qualidade atrai tráfego e gera confiança.
O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta eficiente para manter o contato com sua base de leads. O melhor? É uma estratégia de marketing digital de baixo custo e que traz resultados significativos se bem usada.
Utilize para enviar promoções, novidades e conteúdos relevantes para nutrir seus leads e levar à conversão. Segmente as mensagens e utilize ferramentas para disparo de mensagens, simplificando seu trabalho.
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) é uma estratégia que garante ao seu site um melhor posicionamento nas páginas de resultados do Google.
Ele dá visibilidade à marca, atrai novos clientes e contribui para o crescimento do seu negócio. A otimização SEO utiliza palavras-chave de maneira estratégica para atrair o público. Também envolve a criação de conteúdo otimizado e melhorias técnicas, como o menor tempo de carregamento da página.
O marketing digital permite mensurar todas as ações que realiza. Existem métricas básicas que mostram se sua estratégia está funcionando e é importante acompanhá-las para saber se as ações estão gerando resultados. Veja exemplos de métricas que você pode monitorar:
O acompanhamento de métricas ajuda a entender facilmente o que está dando certo, o que pode ser ajustado e onde vale a pena investir mais tempo e recursos. Portanto, faça esse monitoramento regularmente.
Iniciantes em marketing digital costumam cometer erros simples que comprometem o desempenho no ambiente digital. Veja os principais e como evitá-los:
Publicar esporadicamente ou de forma desorganizada enfraquece a imagem da marca. Crie um calendário de postagens com temas definidos e frequência constante.
É comum criar conteúdo sem indicar o próximo passo ao usuário. Sempre oriente o público com chamadas para ação como “clique no link da bio”, “entre em contato pelo WhatsApp” e “baixe o e-book gratuito”.
Demorar para responder ou não interagir nas redes sociais transmite desinteresse ao cliente, que pode ir para a concorrência. Lembre-se de que o marketing digital é, antes de tudo, relacionamento.
Atuar no escuro é um erro grave. O acompanhamento de métricas fornece um panorama da performance de suas ações, podendo identificar facilmente o retorno delas. Verifique métricas de redes sociais e ferramentas gratuitas como o Google Analytics.
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