BLOG
Muito Mais Digital
Muito Mais Digital 14 de agosto de 2025
Compartilhe:

Métricas de marketing digital: conheça as principais

Você já ouviu falar sobre métricas de marketing digital? Elas são ferramentas essenciais para saber se as ações que a empresa realiza online estão gerando resultados.

Existem várias métricas e conhecê-las ajuda a tomar decisões com base em dados, alavancando os resultados da empresa. Aqui, apresentamos as principais e como definir as mais relevantes para seu negócio. Vamos lá?

mulher à mesa do escritorio, usando computador e tablet ao mesmo tempo, verificando dados estatísticos

Fonte: Freepik

O que são métricas de marketing digital?

As métricas são dados quantitativos que medem resultados de ações específicas. Neste caso, ações de marketing digital. Por exemplo, suponha que adote o e-mail marketing como estratégia para nutrir leads. A taxa de abertura de e-mail é uma métrica que pode ser acompanhada para medir o sucesso da ação.

A definição e o acompanhamento de métricas é importante porque permite visualizar com precisão os resultados alcançados e pontos de melhoria. Assim, é possível ajustar ações e campanhas, fazendo um melhor uso de recursos e aumentando a chance de atingir excelentes resultados.

Leia mais:

>>>> Desenvolvendo uma presença digital forte em mercados locais cada vez mais competitivos

Métricas x KPIs de marketing digital: qual a diferença?

Há quem confunda métrica com KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho), mas eles não são a mesma coisa. Métrica é um conceito mais amplo, enquanto o KPI afunila a avaliação.

A métrica é um dado quantitativo que mede ações. Já o KPI é uma métrica mais estratégica e está ligado aos objetivos do seu negócio. Por exemplo, imagine que sua empresa faça uma ação para captar leads. O número de visitantes do site é uma métrica (mais geral, não é o objetivo principal) e a taxa de conversão dos visitantes em leads (objetivo da ação) é um KPI.

Monitorar métricas e KPIs ajuda a direcionar os esforços de marketing de forma mais assertiva. Eles indicam se suas ações estão gerando resultados concretos ou se é hora de ajustar a rota. Sem eles, você corre o risco de investir dinheiro, tempo e energia sem saber o que está funcionando ou não.

Principais métricas de marketing digital por canal

Cada canal de marketing digital possui métricas específicas e conhecê-las possibilita avaliar o desempenho das ações. Veja, a seguir, quais são as melhores por canal:

Redes sociais

As métricas de redes sociais para empresas não se resumem a curtidas e seguidores. Conheça outras opções igualmente importantes:

  • Alcance e impressões: mostram quantas pessoas visualizaram seu conteúdo. São métricas úteis para avaliar a visibilidade da marca;
  • Engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos): importante para entender a relevância do conteúdo para o público;
  • Cliques no link e taxa de conversão: mostram se o conteúdo está levando tráfego qualificado para seu site.

E-mail marketing

O e-mail marketing é eficaz em estratégias de nutrição, vendas e fidelização de clientes. As métricas mais relevantes desse canal incluem:

  • Taxa de abertura: mostra o percentual de pessoas que abriram o e-mail;
  • Taxa de clique (CTR): quantos clicaram nos links dentro do e-mail;
  • Taxa de conversão: quantos realizaram a ação desejada (compra, cadastro, download);
  • Taxa de rejeição (bounce rate): indica e-mails que não foram entregues.

Anúncios pagos (Google Ads e redes sociais)

As métricas de marketing no Google Ads e nas redes sociais permitem entender o retorno do investimento. As que são mais importantes acompanhar são:

  • CPC (custo por clique): indica quanto você paga por cada clique recebido;
  • CTR (taxa de cliques): mede a eficiência dos anúncios em gerar cliques;
  • CPA (custo por aquisição): quanto custa, em média, conquistar um cliente;
  • ROI: métrica de conversão no marketing digital por excelência. Mostra quanto você ganhou para cada valor investido.

O Google Analytics é uma ferramenta importante para análise de tráfego, acompanhamento de metas e visualização do comportamento dos usuários. Utilize também ferramentas de monitoramento fornecidas por outras plataformas, como a Meta Ads.

SEO e tráfego orgânico

As estratégias de SEO e tráfego orgânico envolvem, por exemplo, sites e blogs. Nesses canais, é possível analisar métricas de marketing digital como:

  • Sessões e usuários: mede a quantidade de visitantes no site;
  • Taxa de rejeição (bounce rate): percentual de usuários que saem sem interagir;
  • Tempo de permanência: quanto tempo os visitantes ficam no site;
  • Taxa de conversão: quantifica conversões vindas de buscas no Google.

Como escolher as melhores métricas para o seu negócio

O erro mais comum na gestão de marketing online é tentar acompanhar todas as métricas ao mesmo tempo, sem priorizar. O ideal é defini-las com base nos objetivos que a empresa busca e no canal utilizado.

Portanto, seu primeiro passo é estabelecer os objetivos que deseja alcançar com as ações de marketing digital. Então, refine ainda mais a lista de métricas com base no canal. Confira, a seguir, uma lista com métricas possíveis de acompanhar com base nos objetivos da empresa:

  • Reconhecimento de marca: alcance, impressões, engajamento;
  • Geração de leads: taxa de conversão, número de leads, custo por lead;
  • Vendas e faturamento: ROI, CAC (Custo de Aquisição de Clientes), ticket médio;
  • Fidelização: taxa de recompra, tempo de permanência no site, NPS;

Métricas para e-commerce, por exemplo, devem se concentrar em conversão, abandono de carrinho e valor médio do pedido. Já para empresas B2B, o foco pode estar na qualificação de leads e tempo de fechamento de negócio.

Depois de estabelecer o que monitorar para medir as ações, resta uma dúvida: como acompanhar métricas de marketing com eficiência? Utilize ferramentas como Google Analytics, Google Ads, Meta Ads Manager e CRM. 

Recomenda-se que defina uma rotina de análise semanal ou quinzenal, para realizar ajustes a tempo de evitar desperdícios significativos. E o mais importante: tome decisões baseadas nos dados, garantindo maior assertividade e aumentando as chances de ter um excelente retorno com o marketing digital.

MMD: sua parceira na adoção do marketing digital orientado por dados

A MMD acredita que marketing digital que gera resultados se faz com base em dados e não em achismos. Por isso, todas as campanhas que realizamos envolvem a definição e acompanhamento de métricas, desde o inbound marketing até a gestão de tráfego pago.

Nossa equipe especializada ajuda sua empresa a tomar decisões inteligentes e escalar resultados mensuráveis. Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar seu negócio a atingir objetivos, tendo um melhor retorno com campanhas de marketing digital.

Leia também:
>>>> Sua empresa tem presença digital, mas tem estratégia? Veja a diferença e por onde começar
>>>> O papel do conteúdo na jornada de compra e por que ele faz diferença nos resultados

 

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.