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Muito Mais Digital 28 de julho de 2025
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Mobile-first: a importância da estratégia digital para dispositivos móveis

O mobile-first se tornou uma estratégia digital crucial para empresas que buscam melhores resultados na internet. Não é para menos, já que impacta no ranqueamento orgânico, na visibilidade online, no tráfego do site e nas vendas.

Mas você sabe o que é mobile-first e qual sua importância? Aqui, respondemos essas dúvidas de uma vez por todas. Acompanhe e descubra tudo o que você precisa saber!

Pessoa com celular mostrando experiência de interface

Fonte: Freepik

O que é mobile-first?

A expressão mobile-first significa “móvel em primeiro lugar” e é uma estratégia de marketing digital que prioriza os dispositivos móveis na criação de serviços e produtos digitais, bem como de sites.

O foco do projeto é na usabilidade, considerando quem utiliza smartphones e tablets. Posteriormente, a empresa pode fazer a adaptação para desktop, se tiver interesse.

Esse é um modelo que difere do tradicional, que sempre foi voltado ao desenvolvimento para desktop. É uma alteração que se intensificou após uma mudança no comportamento dos usuários, que estão usando mais dispositivos móveis, sobretudo o celular, para fazer pesquisas e compras online.

Quais são as principais características dessa estratégia?

O mobile-first tem características pontuais fáceis de identificar. A seguir, apresentamos as principais para que você conheça e entenda como funciona:

      1. Design responsivo

No mobile-first, o design responsivo se destaca. Ele envolve otimizações de design e layout da página, para que possa ser acessada a partir de qualquer dispositivo, como os móveis.

      1. Otimização de desempenho

Outra característica marcante dessa estratégia digital é a otimização de desempenho do site. Isso contribui para que as páginas carreguem mais rápido, aumentando o tempo de permanência do usuário e a taxa de conversão.

      1. Foco na experiência do usuário

A experiência do usuário é o foco de projetos mobile-first. Todo o site é desenvolvido para que seja fácil de usar. A navegabilidade é intuitiva e o design é atraente, o que ajuda a proporcionar uma experiência excepcional ao usuário.

Por que o mobile-first é importante?

Afinal, por que o mobile-first é importante e sua empresa deve investir nessa estratégia? Há vários fatores que justificam isso, como os que apresentamos a seguir:

Maior uso de dispositivos móveis para pesquisas e compras

Se estiver em busca de estratégias para atrair clientes, saiba que o mobile-first é ideal. Ele torna seu site, produto ou serviço digital acessível por meio de dispositivos móveis.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tinha, em 2020, 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Desse total, 234 milhões são smartphones. Esse número sobe para 324 milhões se incluir outros dispositivos móveis.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) constatou que o consumidor tem feito mais compras pelo smartphone. De acordo com uma pesquisa da associação, 55% dos participantes fizeram mais compras via mobile e 45% por desktop em 2023. A perspectiva é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.

Daí a importância de pensar e investir em mobile-first. A empresa pode implementá-lo como uma de suas estratégias para vender mais, conseguindo atrair clientes em potencial e aproveitar oportunidades de negócio.

Melhores resultados de SEO

Você sabia que o mobile-first impacta nos resultados de SEO da empresa? Em 2018, o Google identificou a preferência dos usuários da plataforma por dispositivos móveis e lançou uma atualização, o mobile-first index.

Trata-se de uma atualização que prioriza páginas mobile na indexação, focando na navegação por dispositivos móveis. Logo, se seu site for responsivo, há uma maior chance de conseguir um bom ranqueamento orgânico, saindo na frente da concorrência.

Oferecimento de boa experiência ao usuário

Ao seguir o mobile-first, a empresa oferece uma boa experiência ao usuário. Isso se deve ao fato de o site ter carregamento rápido, navegação intuitiva, layout e conteúdo adaptado para mobile.

Com isso, é possível passar uma imagem profissional ao usuário, conquistar sua satisfação, aumentar o engajamento e taxa de conversão. Portanto, faz toda a diferença para ter melhores resultados.

Vale ressaltar que oferecer uma boa experiência ao usuário também influencia no ranqueamento do site. O Google entende que suas páginas entregam exatamente o que o usuário busca, ranqueando-as em melhores posições.

Como implementar o mobile-first?

Agora que você já conhece a importância dessa estratégia e como ela impacta os resultados digitais da empresa, resta uma dúvida: como implementar o mobile-first? 

Na realidade, essa é uma tarefa que envolve diversas etapas e cuidados, mas que compensa bastante o investimento. O processo envolve, por exemplo, a adoção de um layout responsivo e melhorar a velocidade de carregamento de páginas. Também é importante criar conteúdo pensando em telas menores e focar na experiência do usuário.

Não possui experiência ou equipe especializada nessas rotinas? Então, conte com o suporte de uma agência para implementar o mobile-first! A Muito Mais Digital, agência de marketing digital Curitiba, é sua aliada nesse processo.

Temos vasta experiência na criação e otimização de sites responsivos, ajudando a empresa a conquistar melhores resultados digitais. Conheça nossos serviços e entre em contato para saber como podemos ajudar seu negócio!

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