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Publicações 27 de abril de 2025
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O papel do conteúdo na jornada de compra e por que ele faz diferença nos resultados

O que você vai encontrar nesse site:

O conteúdo é uma peça importante na jornada de compra do consumidor, impactando positivamente a conversão e resultados da empresa. Por isso, é indispensável em estratégias de marketing digital.

Quer entender como o conteúdo atua em cada fase da jornada e descobrir práticas eficientes para implementá-lo na sua estratégia? Continue lendo e veja como alavancar os resultados da sua empresa!  

A imagem mostra um site de marketing

 

Afinal, o que é a jornada de compra?

A jornada de compra é o caminho que o consumidor percorre desde o momento em que identifica um problema ou necessidade até a decisão final de compra.

Imagine que você está com queda de cabelo. Primeiro, você percebe o incômodo (etapa do reconhecimento), depois pesquisa possíveis causas e soluções (etapa da consideração) e, por fim, decide o que comprar para resolver esse problema (etapa da decisão).  

Essa jornada não é linear! O cliente pode voltar etapas, comparar opções e até abandonar o processo antes de fechar a compra. O papel do marketing de conteúdo é justamente guiá-lo em cada fase, oferecendo informações relevantes que ajudem a resolver suas dúvidas e estimulem a compra. 

 

Conteúdo na jornada de compra: por que é importante?

Considere um cliente em potencial que está pesquisando sobre um problema, mas, em vez de encontrar respostas claras, se depara com anúncios genéricos ou informações superficiais. Frustrante, não é mesmo? 

É aí que entra o inbound marketing e o conteúdo estratégico. O inbound atrai o público e o conteúdo resolve dúvidas, cria confiança e guia o consumidor naturalmente até a compra. Quando o conteúdo certo é entregue no momento certo, ele:

  • Educa o público em vez de apenas vender, mostrando que sua marca entende suas dores e está disposta a ajudar;  
  • Acelera a decisão, respondendo objeções e destacando diferenciais;  
  • Fideliza o cliente, transformando uma primeira compra num relacionamento duradouro.  

Empresas que dominam essa estratégia e adotam o conteúdo de forma inteligente fecham mais vendas e reduzem custos com aquisição, pois o conteúdo trabalha 24/7. Com ele, é possível atingir resultados e crescer sem realizar grandes investimentos.

 

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Como criar conteúdo para cada etapa da jornada de compra

A criação de conteúdos estratégicos para cada fase da jornada do consumidor ajuda a guiá-lo de forma natural até a decisão de compra. A abordagem deve ser adaptada conforme o nível de maturidade do lead, oferecendo o tipo certo de informação no momento adequado. Confira como estruturar sua produção de conteúdo para cada estágio:  

 

Aprendizado e descoberta 

Nessa etapa, o conteúdo tem como objetivo despertar o interesse e educar o público sobre um tema relevante. A abordagem deve ser ampla e introdutória, sem foco direto em vendas.

Os formatos recomendados são blog posts, vídeos explicativos, infográficos, podcasts ou webinars. Evite falar diretamente sobre seu produto ou serviço. O objetivo é construir autoridade e confiança, não vender.

  

Reconhecimento do problema 

Etapa que ajuda o lead a identificar que tem um problema e que precisa de solução. Aborda dores específicas da persona, mostra consequências de não resolver o problema e introduz indiretamente a ideia de que há soluções.  

Recomenda-se a criação de artigos aprofundados, estudos de caso genéricos, quiz ou testes interativos e depoimentos em vídeo. Use o storytelling para criar identificação e aumentar o engajamento.  

 

Consideração da solução 

O conteúdo apresenta seu produto/serviço como a melhor opção para resolver o problema do consumidor. Compara diferentes tipos de soluções, destaca benefícios concretos e diferenciais competitivos, e gera confiança com provas sociais e dados.  

De maneira geral, artigos, comparativos, demonstrações em vídeo, guias completos e webinars ao vivo são bons formatos para essa etapa. Inclua sempre uma Call To Action (CTA) clara para estimular a ação e conversão.

 

Decisão de compra 

Nessa fase, o conteúdo remove objeções finais e fecha a venda. Deve ser altamente persuasivo e focado em ação, além de reforçar a segurança e pós-venda. Considere trabalhar com ofertas exclusivas, cases de sucesso e FAQ completo. 

 

Criação de conteúdo para jornada de compra: o que mais você precisa saber?

A estratégia de conteúdo se torna mais efetiva se considerar outros fatores importantes na produção, como os que você confere a seguir:

  • Conheça suas personas a fundo. Pesquise dores, objetivos e comportamento, para criar conteúdos direcionados e mais efetivos;
  • Diversifique os formatos de conteúdo. Lembre-se de que cada formato atinge objetivos diferentes e se adapta a estágios distintos; 
  • Personalize para uma maior conexão com o consumidor. Aposte na segmentação e adapte a linguagem conforme o público;
  • Não ignore a distribuição e mensuração. Escolha os canais certos, teste e ajuste para garantir melhores resultados. 

 

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A Muito Mais Digital é especialista em inbound marketing em Curitiba e desenvolve estratégias de conteúdo inteligentes que acompanham cada passo da jornada do seu cliente. 

Aqui, conteúdo não é apenas informação, é uma ferramenta estratégica que atrai, engaja e converte leads qualificados, gerando resultados concretos para seu negócio.  

Quer conteúdos que realmente vendem? A Muito Mais Digital, agência de marketing digital em Curitiba, tem a solução ideal para o seu negócio. Fale conosco e transforme seu conteúdo em conversões!  

 

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