BLOG
Muito Mais Digital
Muito Mais Digital 2 de julho de 2024
Compartilhe:

Quais são as principais características do canal de vendas do social commerce?

O social commerce promoveu uma inovação nas vendas online. Ele transformou redes sociais em canais diretos de transações comerciais, oferecendo uma experiência integrada e interativa ao consumidor.

Mas, afinal de contas, o que é o social commerce? Quais são suas principais características e como implementá-lo em seu negócio? Aqui, esclarecemos essas dúvidas de uma vez por todas. Acompanhe!

A imagem mostra um exemplo de uma pessoa comprando em um social commerce.

 

O que é o social commerce?

O social commerce representa uma fusão entre rede social e e-commerce, permitindo que o usuário descubra, interaja e compre produtos ou serviços dentro da plataforma.

Não há o redirecionamento do usuário para sites externos e as transações acontecem nas redes sociais. Isso garante um processo de compra mais fluido, integrado e simplificado, aumentando as chances de venda.

O Instagram, Facebook e TikTok são exemplos de redes sociais que possuem social commerce, disponibilizando ferramentas como catálogos de produtos e compras sem sair do aplicativo.

 

Principais características do social commerce

O social commerce possui características pontuais que transformam o comportamento de compra e a experiência do consumidor. Confira algumas das principais:

 

1. Facilidade de compra

A estratégia de social commerce permite que o usuário da rede social compre com muito mais facilidade, sem sair da plataforma. Pode não parecer, mas isso ajuda a vender mais.

Não é para menos, já que elimina o redirecionamento do consumidor a sites externos. Assim, reduz barreiras à compra, já que sair da rede pode levar à perda de interesse ou desistência. Ao implementar essa estratégia, é possível ter um impacto positivo nas vendas.

 

Leia Também:

>>>> Quais conteúdos ajudam um e-commerce a atrair mais clientes no Google

 

2. Uso de avaliações e interações para gerar confiança

As redes sociais são baseadas nas interações e elas podem ser utilizadas para gerar confiança no consumidor, bem como eventuais avaliações de usuários. Essas informações podem ser acessadas facilmente e passam credibilidade à marca, influenciando na decisão de compra.

Há, ainda, o diferencial de o consumidor poder interagir com a marca pela rede social, garantindo um atendimento rápido para esclarecer dúvidas antes de finalizar a compra. Otimiza-se o tempo de atendimento e a empresa aumenta a chance de venda.

 

3. Personalização de ofertas com base no comportamento do usuário

O uso do social commerce possibilita a personalização de ofertas conforme o comportamento do usuário. É possível segmentar audiências e oferecer promoções ou produtos específicos, aumentando a chance de conversão.

A marca pode, por exemplo, exibir ofertas específicas para consumidores que interagiram recentemente com um produto ou categoria. Isso personaliza a experiência do consumidor e maximiza a possibilidade de fechar negócio.

 

4. Experiência interativa 

O comércio social, como também é chamada essa estratégia, permite que a marca use recursos que tornam a experiência de compra mais interativa. É o caso lives, enquetes e stickers.

Esses recursos engajam o público e estimulam sua ação. Dessa forma, transforma-se a experiência de compra em um processo mais divertido e memorável, tendo maior chance de fidelizar clientes.

 

5. Integração com influenciadores

O social commerce possibilita a integração com influenciadores, ajudando a impulsionar as vendas. Os criadores de conteúdo podem promover produtos ou serviços e disponibilizar links em postagens ou vídeos para compras instantâneas.

Essa é uma estratégia que possibilita que a marca tenha um maior alcance entre seu público-alvo, inclusive maior visibilidade e mais chances de vender. Só é preciso ter cuidado na seleção dos influenciadores, escolhendo com base em engajamento, público, entre outros.

 

Social commerce na prática: como funciona?

Cada rede social oferece recursos específicos que ajudam a transformar a experiência de compra dos usuários. Confira, a seguir, alguns dos principais:

  • Instagram Shopping: a plataforma disponibiliza recursos como vitrines virtuais, inclusão de tags de produtos em postagens e stories, checkout direto, entre outros;
  • Facebook Marketplace: conta com recursos como catálogo de produtos e criação de anúncios pagos para ter um maior alcance e vender mais;
  • TikTok Shop: permite que a empresa crie uma loja dentro da rede social, com exibição de produtos em catálogos. Também possibilita adicionar links de produtos em vídeos, direcionando o usuário para a compra sem sair do aplicativo;
  • Pinterest Shopping: a plataforma permite a montagem de loja, promoção de produtos e integração com lojas no Shopify ou WooCommerce. Disponibiliza selo de loja verificada e uma ferramenta de anúncios para impulsionar as vendas.

 

Social commerce: como adotar na sua empresa?

O social commerce impulsiona as vendas e possibilita que a empresa cresça online, mas é preciso adotá-lo de forma estratégica para ter esses resultados. Veja dicas para implementá-lo e ter maior chance de sucesso:

  • Escolha a rede social perfeita, aquela em que seu público-alvo está;
  • Configure a loja dentro da rede social, cadastrando produtos ou serviços. Utilize imagens de qualidade e descrições atraentes e informativas;
  • Crie conteúdo de alta qualidade para captar oportunidades de venda e ter maior credibilidade;
  • Simplifique a experiência de compra, diminuindo as etapas para um checkout rápido;
  • Invista numa gestão de mídias sociais, para atualização e monitoramento de perfis e resultados.

A Muito Mais Digital, agência de marketing digital em Curitiba, pode auxiliar sua empresa, realizando uma gestão de redes sociais de excelência. Contate-nos para saber mais!

 

Leia Também:

>>>> Web stories e marketing: como trabalhar?

>>>> Entenda o que é social commerce

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.