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O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA produção de conteúdo é essencial para atrair e converter mais leads, gerando mais oportunidades de negócio para a empresa. No entanto, nem todo empreendedor ou gestor sabe como criar esse conteúdo.
Este é o seu caso? Então, continue a leitura para descobrir como produzir conteúdo para atrair e converter mais leads, ajudando na estratégia de crescimento e de vendas de sua empresa!
Inicialmente, é importante saber o que são leads. Eles são pessoas que ofereceram seus dados de contato em troca de algo de valor, como o acesso a um conteúdo, material, ferramenta ou serviço.
Ou seja, são pessoas que já demonstraram algum interesse por algo que sua empresa disponibiliza. Por isso, também são consideradas oportunidades de negócio.
Nesse grupo, há os leads qualificados. Eles são pessoas que têm todas as características de um cliente em potencial. Normalmente, demonstram maior intenção de compra, com uma forte tendência a fechar negócio.
Trata-se do processo de atrair e converter leads. Ele é a base de estratégias de inbound marketing, que têm como foco gerar tráfego para sites, atraindo visitantes.
Para conseguir converter o visitante em lead e ter sucesso na captação, a empresa deve oferecer algo de valor, como um material educativo gratuito. O visitante terá acesso a esse conteúdo se der algo em troca, como seus dados de contato.
A partir de então, a empresa pode iniciar o processo de gestão e nutrição desse contato. Neste caso, o foco é criar um relacionamento de confiança com o lead e fazer com que avance naturalmente pelo funil de vendas, realizando uma compra.
Ter uma estratégia de captação de leads é fundamental para a empresa. Com ela, é possível formar uma base de dados de clientes em potencial, conseguindo nutri-los para criar relacionamentos confiáveis e fazer com que avancem em sua jornada de compra. Assim, conseguirá realizar mais vendas.
Há, ainda, outros benefícios paralelos que se tem ao investir na captação e gestão de leads. Um deles é que a produção de conteúdo de qualidade contribui para que a empresa se torne autoridade em seu segmento de atuação.
A empresa passa a ter informações que permitirão entender os interesses dos visitantes de seu site, desenvolvendo ações de marketing digital mais assertivas. Além disso, pode fazer comunicação direta com o cliente em potencial, bem como ter mais oportunidades de venda, mantendo a recorrência e volume.
A principal forma de captar leads é por meio do conteúdo. Mas não é a criação de qualquer material, o foco deve ser no conteúdo de qualidade, que agregue valor ao visitante da página. Mas como criá-lo? Confira as dicas que separamos para lhe ajudar:
O planejamento é primordial, porque guiará toda a estratégia de inbound marketing com foco na captação de leads. Um dos primeiros passos desse planejamento é definir sua persona.
E o que é persona? Trata-se da representação semi fictícia de um cliente ideal. Ela é definida com base em dados reais de seus clientes, ajudando a entendê-los e criar ações personalizadas.
Trabalhar com o conceito de persona é importante, porque possibilita direcionar melhor o conteúdo, tendo maior assertividade nas ações. Quando se conhece a persona, é possível criar materiais que supram suas demandas.
No planejamento, também é importante estabelecer as etapas do funil que deseja gerar conversões, que tipo de conversão tem interesse, entre outros aspectos.
Depois de definir seu planejamento, o próximo passo é produzir conteúdo de qualidade para gerar tráfego, atrair visitas e converter leads. Para isso, basta escolher temas que despertam o interesse de sua persona.
Durante a produção do conteúdo, mantenha o foco em educar seu público, esclarecendo dúvidas ou resolvendo um problema. Também dá para oferecer conselhos e apontar novos temas que podem ser úteis à persona.
Adote uma linguagem clara e objetiva, crie conteúdo atualizado, que seja autêntico. Nada de copiar materiais da concorrência, para não causar o efeito contrário e perder a credibilidade.
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Entre as principais, destaque para a página de captação de leads, ou seja, a landing page. Ela deve ter uma Call To Action (CTA) clara e formulário para envio de informações. Também dá para utilizar pop-ups com formulário ou CTA para ajudar na captação.
Durante a criação do conteúdo e das landing pages, é importante que use técnicas de SEO, isto é, de otimização para mecanismos de busca. Dessa forma, contribuirá para que o conteúdo tenha um melhor ranqueamento no Google de forma orgânica.
Com um melhor posicionamento, é possível aumentar a visibilidade de seu site, bem como o tráfego e número de visitantes. Quanto mais visitantes, maior a chance de captar leads.
Se preferir, existe a possibilidade de combinar técnicas de SEO para otimização com links patrocinados (Ads). Assim, conseguirá acelerar resultados e aumentar a taxa de conversão.
É comum que uma marca tenha mais de uma persona e elas podem estar em diferentes etapas do funil. Por isso, é importante estabelecer quais são essas personas e em quais etapas elas estão, para criar conteúdo específico, com maior potencial de gerar leads.
Vale lembrar que existe uma grande variedade de materiais com os quais a empresa pode trabalhar, como os ebooks, webinars, templates, infográficos, quiz, entre outros.
Conhecer onde seu público está é importante porque possibilita divulgar seu conteúdo nos canais certos. Dessa forma, terá uma maior chance de sucesso, conseguindo atrair leads qualificados.
Não sabe como colocar essas dicas em prática para criar conteúdo de qualidade, atrair e converter leads? Então, vale a pena contar com o suporte de uma agência especializada em gestão de marketing digital.
Assim, as chances de sucesso são maiores, bem como de conquistar objetivos estabelecidos. A Muito Mais Digital pode lhe auxiliar nessa tarefa, realizando um trabalho de excelência!
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