Você está em: Home » Sua estratégia digital está funcionando? Confira os principais sinais de que está na hora de mudar
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleVocê está investindo tempo e recursos em estratégia digital, mas sequer sabe se suas ações estão realmente funcionando? Calma, isso é mais comum do que muitos pensam!
Se você sente que está jogando dinheiro fora, é hora de encarar a verdade: é muito provável que sua estratégia precisa de uma revolução. A boa notícia é que quando a estratégia não funciona, ela dá sinais de que algo está errado.
Aqui, apresentamos quais são os sinais incontestáveis de que está na hora de mudar. Confira quais são e veja dicas para melhorar seu desempenho online. Vamos começar?
Existem sinais de alerta que indicam a necessidade de mudança na estratégia de marketing digital o quanto antes para atingir objetivos. Os mais comuns são:
Notou que seu conteúdo está recebendo menos interação do que antes? Isso é um forte indício de que ele não está ressoando com seu público e a estratégia precisa de mudanças.
Redes sociais e algoritmos priorizam posts relevantes. Se o engajamento (likes, comentários ou compartilhamentos) caiu, seu conteúdo pode estar desalinhado com os interesses da audiência ou seu formato pode ter ficado ultrapassado. Faça testes e ajuste isso.
O número de visitantes de seu site ou perfil em redes sociais está diminuindo? Pode ser que sua estratégia digital, especialmente de SEO, Ads e redes sociais, seja falha.
Verifique se suas palavras-chave ainda são relevantes, se seus anúncios estão otimizados e se seu conteúdo está sendo descoberto pelo público certo. São pequenos detalhes que fazem a diferença para melhorar o tráfego.
Ter tráfego sem conversão é como uma loja cheia sem vendas. Esse é um sinal claro de que algo está errado na jornada do cliente, comprometendo as vendas e conversão de leads.
Pode ser desde uma Call To Action (CTA – Chamada para Ação) pouco clara até uma experiência de compra complicada, com vários passos, o que faz o cliente desistir da aquisição.
Gastar mais na sua estratégia de marketing digital e anúncios do que ganhar em resultados é um indício claro de que algo está errado e precisa ser revertido para evitar prejuízos.
Reveja métricas como CPA (Custo por Aquisição) e LTV (Valor do Cliente no Tempo) para entender onde está o desperdício e ajuste campanhas ou canais.
A taxa de rejeição considera os visitantes que abandonam seu site rapidamente. Quando essa métrica está alta, seu conteúdo pode não ser relevante ou a experiência de navegação pode estar ruim.
É importante passar seu site por uma análise / auditoria, considerando o perfil de seu público-alvo. Dessa forma, conseguirá identificar pontos que precisam de ajustes.
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Clientes insatisfeitos, reclamações nas redes sociais ou aumento de churn (cancelamentos) indicam problemas na entrega de valor. Ouça os feedbacks e adapte sua comunicação, produto ou pós-venda.
A concorrência está dominando as buscas, redes sociais ou o mercado? Sua estratégia pode estar defasada. Faça uma análise competitiva e identifique lacunas. Talvez você precise inovar em conteúdo, atendimento ou diferenciais.
Se você não mede, não melhora. As métricas funcionam como o termômetro que mede o sucesso de sua estratégia digital. Por isso, é importante defini-los e acompanhá-los para evitar prejuízos.
E quais são as métricas essenciais para monitorar na sua estratégia digital? A seguir, apresentamos algumas das principais:
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