BLOG
Publicações 15 de março de 2025
Compartilhe:

Sua estratégia digital está funcionando? Confira os principais sinais de que está na hora de mudar

Você está investindo tempo e recursos em estratégia digital, mas sequer sabe se suas ações estão realmente funcionando? Calma, isso é mais comum do que muitos pensam!

Se você sente que está jogando dinheiro fora, é hora de encarar a verdade: é muito provável que sua estratégia precisa de uma revolução. A boa notícia é que quando a estratégia não funciona, ela dá sinais de que algo está errado.

Aqui, apresentamos quais são os sinais incontestáveis de que está na hora de mudar. Confira quais são e veja dicas para melhorar seu desempenho online. Vamos começar?

A imagem mostra um slide sobre marketing digital

7 Sinais de que você precisa mudar sua estratégia digital AGORA

Existem sinais de alerta que indicam a necessidade de mudança na estratégia de marketing digital o quanto antes para atingir objetivos. Os mais comuns são:

1. Queda no engajamento

Notou que seu conteúdo está recebendo menos interação do que antes? Isso é um forte indício de que ele não está ressoando com seu público e a estratégia precisa de mudanças.

Redes sociais e algoritmos priorizam posts relevantes. Se o engajamento (likes, comentários ou compartilhamentos) caiu, seu conteúdo pode estar desalinhado com os interesses da audiência ou seu formato pode ter ficado ultrapassado. Faça testes e ajuste isso.  

2. Tráfego em declínio

O número de visitantes de seu site ou perfil em redes sociais está diminuindo? Pode ser que sua estratégia digital, especialmente de SEO, Ads e redes sociais, seja falha.

Verifique se suas palavras-chave ainda são relevantes, se seus anúncios estão otimizados e se seu conteúdo está sendo descoberto pelo público certo. São pequenos detalhes que fazem a diferença para melhorar o tráfego.  

3. Conversão estagnada

Ter tráfego sem conversão é como uma loja cheia sem vendas. Esse é um sinal claro de que algo está errado na jornada do cliente, comprometendo as vendas e conversão de leads.

Pode ser desde uma Call To Action (CTA – Chamada para Ação) pouco clara até uma experiência de compra complicada, com vários passos, o que faz o cliente desistir da aquisição.

4. Retorno sobre Investimento (ROI) negativo ou baixo

Gastar mais na sua estratégia de marketing digital e anúncios do que ganhar em resultados é um indício claro de que algo está errado e precisa ser revertido para evitar prejuízos. 

Reveja métricas como CPA (Custo por Aquisição) e LTV (Valor do Cliente no Tempo) para entender onde está o desperdício e ajuste campanhas ou canais.  

5. Altas taxas de rejeição (bounce rate) no site  

A taxa de rejeição considera os visitantes que abandonam seu site rapidamente. Quando essa métrica está alta, seu conteúdo pode não ser relevante ou a experiência de navegação pode estar ruim. 

É importante passar seu site por uma análise / auditoria, considerando o perfil de seu público-alvo. Dessa forma, conseguirá identificar pontos que precisam de ajustes.

 

Leia Também

>>>> Estratégias de marketing para lojas virtuais

6. Feedback negativo ou aumento de cancelamentos  

Clientes insatisfeitos, reclamações nas redes sociais ou aumento de churn (cancelamentos) indicam problemas na entrega de valor. Ouça os feedbacks e adapte sua comunicação, produto ou pós-venda.  

7. Concorrentes crescendo enquanto você fica para trás  

A concorrência está dominando as buscas, redes sociais ou o mercado? Sua estratégia pode estar defasada. Faça uma análise competitiva e identifique lacunas. Talvez você precise inovar em conteúdo, atendimento ou diferenciais.

Métricas não mentem: o papel dos dados na identificação de estratégias falhas

Se você não mede, não melhora. As métricas funcionam como o termômetro que mede o sucesso de sua estratégia digital. Por isso, é importante defini-los e acompanhá-los para evitar prejuízos.

E quais são as métricas essenciais para monitorar na sua estratégia digital? A seguir, apresentamos algumas das principais:  

  • Taxa de conversão: revela quantos visitantes realizam a ação desejada (compra, cadastro, download); 
  • Custo por Aquisição (CPA): indica quanto você gasta para conquistar um novo cliente. Se o valor é maior que o lucro gerado, sua estratégia está deficitária;  
  • ROI: compara o lucro obtido com o valor investido. Essa métrica deve ser sempre positiva;  
  • Taxa de rejeição (Bounce Rate): indica a porcentagem de visitantes que saem do seu site sem interagir;
  • Tráfego orgânico vs. pago: mostra se sua estratégia de SEO está funcionando ou se você depende excessivamente de anúncios (o que pode ser insustentável em longo prazo);
  • Taxa de engajamento (redes sociais): curtidas, comentários e compartilhamentos mostram se seu conteúdo está ressoando. Deve ser alta ou se manter constante;
  • Tempo de permanência na página: pode indicar a qualidade do site e relevância do conteúdo;
  • Taxa de Churn: no caso de assinaturas ou serviços, indica quantos clientes você está perdendo. 

Pare de perder dinheiro! Transforme sua estratégia com a Muito Mais Digital

Seus resultados estão ruins e você não sabe por onde começar a melhorar? A Muito Mais Digital disponibiliza serviços de marketing digital em Curitiba de excelência, que transformam seus resultados.

Somos uma agência de marketing digital com expertise em diagnósticos e reposicionamentos de estratégias digitais, gerando resultados consistentes. Conte com nosso suporte para ter resultados incríveis!

 

Leia Também

>>>> Estratégias de marketing digital: conheça as principais tendências para 2025

>>>> Como vender mais no Natal? Estratégias de marketing digital para e-commerce

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.