Você está em: Home » Black Friday à vista: descubra 10 estratégias de marketing imperdíveis
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleJá consolidada como uma das principais datas do varejo brasileiro, a Black Friday é, sem dúvidas, o dia mais aguardado na internet, tanto para lojistas quanto para consumidores.
Importada dos Estados Unidos, um dos principais objetivos da Black Friday é queimar o estoque para a chegada de uma nova coleção. Por isso, ofertar produtos a preço de custo nessa data é algo muito comum.
Nos últimos anos, a Black Friday vem registrando crescimento constante em números de vendas, receita gerada e novos consumidores conquistados, sobretudo pela possibilidade de realizar uma boa compra pagando menos.
Quer aproveitar a data para vender mais online, maximizando o faturamento de seu e-commerce? Então, confira as dicas infalíveis que separamos para te ajudar e prepare seu negócio para essa data crucial ao varejo!
Juntamente com seu sucesso, também é crescente o número de reclamações contra lojistas que promovem a popularmente chamada “Black Fraude”. Trata-se de uma expressão utilizada para designar golpes comuns na data, como a venda de produtos que não existem por preços irreais, como com descontos de 90% ou mais.
Um levantamento feito pelo site Reclame Aqui em 2022 com 12 mil participantes apontou que 46% dos consumidores afirmam que, na verdade, o que existe é uma “Black Fraude”, em referência aos golpes e propagandas enganosas.
Mas para quem pretende fazer uma Black Friday “limpa” e ofertar descontos reais, o negócio é ser transparente com os consumidores e divulgar o quanto de desconto a loja irá ofertar, sem medo de parecer conservador.
É muito melhor dar 10%, 20%, 30% de descontos reais do que elevar o preço de um produto para criar a falsa sensação de ofertar 60% de desconto (isso, sim, é uma Black Fraude).
Vale lembrar que o consumidor acompanha os preços do que pretende comprar, conseguindo identificar com maior facilidade quando uma promoção é real. Se notar a tentativa de enganar, isso pode ser ruim para a credibilidade e imagem da empresa, repercutindo negativamente.
O melhor é sempre adotar estratégias mais eficazes, que realmente geram expectativa no consumidor e mostram o profissionalismo na data com seus clientes.
E como a data da Black Friday já é certa, reunimos a equipe da Muito Mais Digital e elegemos algumas estratégias matadoras que, em conjunto, podem fazer com que a sua loja virtual, independente do porte, explore de maneira estratégica esse evento.
Continue lendo este post para ter um guia completo de marketing para aplicar no seu negócio e aproveite a Black Friday para vender mais!
Não faz sentido entrar na Black Friday sem antes se planejar. Isso porque não basta, simplesmente, dar descontos em todos os produtos do site. Para que esta época do ano possa contribuir para o crescimento do seu e-commerce, é necessário aplicar boas estratégias de planejamento para que sua Black Friday seja algo promissor.
Você pode até achar que esta é uma etapa que pode ser pulada, mas já adiantamos de antemão que sem um bom planejamento, a propaganda da Black Friday pode acabar se perdendo e inúmeros problemas podem surgir ao longo do período. Mas como começar?
Assista a uma live promovida pela Resultados Digitais (RD Station), em que participei juntamente com outras agências de um bate papo sobre boas práticas na Black Friday:
O primeiro passo para um bom planejamento é mapear suas experiências passadas com a Black Friday e analisar os dados que a sua loja tem deste período. Se é sua primeira vez, não tem problema, colete informações de outras datas comemorativas que tenha participado. Essas informações vão te ajudar a tomar decisões em relação a:
A busca pelos menores preços é algo que todos os consumidores procuram nesta época do ano, mas ao ofertar seus descontos é importante precificar corretamente. Assim, evitará ficar no prejuízo e ter tudo, menos sucesso em sua Black Friday.
Para garantir melhores preços e ofertas reais, é importante negociar com fornecedores com antecedência, para conseguir melhores preços e ter uma boa margem de lucro.
Também pode ser uma oportunidade interessante para aumentar o giro de determinados produtos. Faça um levantamento do estoque e verifique o pode colocar em promoção.
Já ouviu aquele ditado que diz “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho vale”? Ele se aplica para lojas que participam da Black Friday sem planejamento e objetivos concretos e mensuráveis.
São eles que vão possibilitar a elaboração de uma estratégia de marketing digital mais eficiente e que irá determinar o que precisa ser preparado para alcançar estes objetivos.
Por exemplo: se um dos objetivos da Black Friday é aumentar as vendas em 10%, sua loja precisa estar preparada para absorver esse número maior de pedidos.
Desde já é fundamental se preparar para ter mais produtos em estoque, oferecer um bom suporte ao consumidor, fazer mais trocas de produtos e entregar mais embalagens. Essa logística precisa estar presente em seu planejamento para a Black Friday, mas sem objetivos fica praticamente impossível fazer essa preparação.
Imprevistos acontecem em qualquer data e na Black Friday não é diferente. Por isso, tenha um plano B para tudo o que pode vir a dar errado neste dia e já antecipe o que sua equipe deverá fazer e com quais fornecedores você poderá contar prontamente para atender a alguma demanda urgente.
Uma boa comunicação com todos também é essencial e evita as famosas reclamações de Black Friday, conseguindo proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Com tudo isso em mãos, é hora de pensar nos anúncios e campanha de marketing para a Black Friday, para efetivamente atingir os objetivos estabelecidos no planejamento.
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A sua estratégia de Black Friday pode trazer resultados incríveis quando aplicadas de forma conjunta. Por isso, separamos as 10 estratégias que mais funcionam aqui na Muito Mais Digital e são chanceladas por nossos parceiros. Confira quais são:
Antes de tudo, procure transmitir segurança aos consumidores. Mostre que sua loja virtual está engajada na realização de uma Black Friday de verdade. Solicite o selo de loja participante da Black Friday Legal, oferecido pela Câmara e-net.
Lembre-se sempre de que há sites que monitoram o preço de diversos produtos ao longo do ano e que podem ser consultados pelos consumidores antes da Black Friday.
Para evitar o efeito negativo e reclamações a respeito dos descontos dados em sua loja, busque ser transparente e ofertar somente o que está dentro da realidade de seu e-commerce.
Outra forma de conquistar maior credibilidade e transmitir segurança ao consumidor é investir em uma estratégia de conteúdo sobre a Black Friday. É possível utilizar perfis em redes sociais, bem como o e-mail marketing.
Assim, o e-commerce consegue divulgar as ações para a data, além de despertar o interesse do cliente, gerar expectativa pelas promoções e a lembrança da marca no evento.
Ao fazer o planejamento para a data, você já deve ter traçado quais estratégias de marketing pretende utilizar. Por isso, é importante que a verba destinada à Black Friday esteja alinhada com suas expectativas de vendas. Não adianta acreditar que sem investimento você conseguirá ser visto, afinal, no dia da Black Friday todas as lojas virtuais estarão com poder de fogo total.
Existem muitas opções de mídias pagas em que é possível investir seu anúncio de Black Friday, como Facebook Ads e Google Ads. O interessante é utilizar mais de um canal e adotar estratégias diferentes para cada um deles, mas antes defina os objetivos e verifique se seu público-alvo está presente neles. E quais estratégias podem ser feitas? A seguir, apresentamos algumas:
Vale reforçar que você também pode adotar outras plataformas para investimento em anúncios. O foco é escolher o que faz mais sentido para o e-commerce, ou seja, onde o público-alvo da empresa realmente está. Assim, é possível ter maior chance de sucesso nas campanhas.
Você pode fazer anúncio de Black Friday em diferentes canais, bem como trabalhar com recursos de redes sociais como a live, que costuma atrair bons resultados.
Um detalhe importante: quando se trata de investimento em anúncio, é essencial que as campanhas sejam estruturadas corretamente. Desse modo, potencializa-se os resultados e as chances de ter um melhor Retorno sobre o Investimento (ROI).
Não sabe como configurar campanhas ou fazer a gestão de anúncios? Então, a melhor solução é contar o apoio de uma agência de marketing, como a Muito Mais Digital. Assim, terá o suporte de uma equipe especializada, de forma a aproveitar melhor os recursos e garantir maior chance de sucesso.
Há quem pense que a estratégia de e-mail é ultrapassada, mas isso não é verdade! Ele pode ser uma poderosa ferramenta, principalmente se souber utilizá-lo corretamente. Uma das formas é para sondar sua base de clientes e estruturar a Black Friday de modo a ter melhores resultados. Mas como fazer isso?
É muito importante atrair novos leads e renovar sua base antes da Black Friday. Por isso, até uns 30 dias antes, dependendo do tempo necessário para que você consiga negociar com fornecedores, operadores logísticos, entre outros, você pode fazer um conteúdo rico, atualizar algum material antigo ou fazer co-marketing com outra empresa.
Depois, avise sua base de leads e clientes que a empresa vai participar da Black Friday. Esse passo também é importante, pois muitas pessoas aproveitam este dia para comprar produtos que já desejam, mas estavam caros demais, o que pode levar a um esquecimento.
Use o e-mail para verificar que tipo de promoção desperta mais o interesse do cliente, conseguindo ter uma noção do que preparar para a data. Também aposte como ferramenta para captar leads e gerar o desejo de compra. Para isso, utilize gatilhos mentais nas mensagens, como os de escassez e urgência.
Outra dica que funciona é utilizar o e-mail após a Black Friday, neste caso na Cyber Monday, caso vá participar do evento. Vale lembrar que essa ferramenta, além de eficaz, conta com outro benefício: o baixo custo. Portanto, é uma excelente alternativa, principalmente para o e-commerce que trabalha com um orçamento mais limitado para a Black Friday.
Você já ouviu falar sobre o pagamento social? O nome pode sugerir uma transação financeira direta, mas não é bem assim que ele funciona. Na realidade, é uma publicação em rede social em troca de uma oferta.
Um ótimo exemplo disso é quando a empresa disponibiliza um material rico gratuitamente, como um ebook, mas para acessá-lo é necessário “pagar” com um post numa rede social.
O pagamento social pode ser utilizado como forma de ampliar o alcance da sua promoção nas redes sociais. Ofereça, por exemplo, um benefício exclusivo para quem compartilhar seu conteúdo aos amigos.
O formato de vídeo é o que desperta mais interesse dos usuários de plataformas, principalmente de redes sociais. Além disso, costuma ter um maior engajamento e alta visibilidade, que é algo que se busca na data para vender mais.
Você pode, por exemplo, criar vídeos curtos com informações sobre a Black Friday do e-commerce. Também é interessante produzir um “vídeo marketing” apresentando alguns dos produtos que estarão com preços especiais durante a data.
Isso pode ser feito com o seu celular mesmo e o garoto-propaganda deve ser você. Mais do que a divulgação do produto e da oferta em si, o objetivo é mostrar para as pessoas que a loja existe, tem um endereço físico e que há “pessoas do outro lado”.
A sensação de insegurança na hora de comprar ainda é um dos fatores que mais influenciam as pessoas a desistirem dos seus pedidos. Quer evitar um alto índice de carrinho abandonado na Black Friday? Então, crie conteúdos sobre a data em vídeos e passe a ter maior credibilidade.
Você faz atendimento via WhatsApp? Crie um grupo da Black Friday onde os participantes terão acesso em primeira mão aos links de produtos com descontos. Talvez ofertar um benefício exclusivo para quem fizer parte desse grupo também pode ajudar a aumentar suas vendas.
Um dos diferenciais do aplicativo é que ele possibilita um contato rápido com o consumidor. Portanto, poderá aproveitar oportunidades de venda, conduzindo o cliente no processo de compra.
Considere, também, utilizar o botão do WhatsApp no e-commerce, o que ajudará a captar leads e a acelerar o atendimento. No entanto, atenção a um detalhe: sempre adote uma abordagem não invasiva, para não ter um efeito negativo.
Para saber mais como usar esta ferramenta a seu favor, confira nosso conteúdo com dicas para otimizar o uso do WhatsApp no marketing.
Comprando um produto ganha X% de desconto, mas comprando dois ou mais, o desconto é maior. Ações como essa estimulam a aquisição de mais produtos e possibilitam que o e-commerce tenha um ticket médio maior na data.
Conceda descontos para as pessoas que compraram na Black Friday, para que voltem para comprar no mês seguinte (aproveitando que será época de compras para o Natal). Exemplo: comprando na Black Friday, você garante mais 15% de desconto para comprar durante o mês de dezembro.
Oferte o maior parcelamento sem juros possível e aumente o desconto para compras pagas no boleto. Faça os cálculos antes de colocar essa estratégia em prática, afinal, você não pode ter prejuízos.
Encaminhe campanhas segmentadas aos contatos da sua base que historicamente interagem mais ou menos com suas campanhas de e-mail. Utilize títulos diferentes e, até mesmo, uma comunicação visual (a arte do e-mail) adaptada.
Nas mensagens, insira uma Call To Action (chamada para ação) clara e utilize uma ferramenta para facilitar o trabalho de segmentação e envio de e-mails, como a RD Station ou E-goi.
Essas são algumas das estratégias possíveis de serem implementadas para turbinar suas vendas nesta Black Friday. Dependendo do segmento e do seu poder de negociação com fornecedores, você poderá criar outras estratégias.
E lembre-se: criatividade e honestidade com o consumidor são o que valem nesta Black Friday. Pense como consumidor, afinal, além de vender você provavelmente também irá comprar alguma coisa nessa “super sexta”, não é mesmo!?
Ter conhecimento especializado em marketing digital faz toda a diferença para conquistar melhores resultados na Black Friday, realizando ações com ganho de visibilidade, aumento de vendas e excelente retorno financeiro.
E quanto antes você começar a trabalhar no planejamento e estratégias, melhor. Assim, é possível estabelecer as ações perfeitas para alcançar os objetivos que deseja, aumentando a chance de sucesso.
Não possui conhecimento especializado na área? Sem problemas! Dá para resolver isso de maneira simples, basta contar com o suporte de uma agência de marketing digital, como a MMD!
A MMD, agência de marketing digital em Curitiba, possui uma equipe altamente capacitada e vasto expertise em diversas estratégias. Por isso, é a parceira ideal para ajudar seu e-commerce a atingir resultados surpreendentes nesta Black Friday. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!
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