Você está em: Home » Consultoria de SEO: tudo que você precisa saber!
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA consultoria SEO é uma aliada de empresas, possibilitando que adote essa estratégia de marketing digital de forma personalizada, com maior chance de ter um bom ROI (Retorno sobre o Investimento).
Não sabe o que é consultoria de SEO e quais são os benefícios que ela oferece? Sem problemas! A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre o tema. Continue a leitura!
A princípio, é importante saber o que é SEO. A sigla significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca.
Sua finalidade é otimizar um site para que consiga atingir o melhor ranqueamento possível, sempre de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada para a plataforma.
A consultoria SEO, por sua vez, é um serviço que tem como foco analisar, avaliar e direcionar a melhor estratégia a ser seguida pela empresa para otimizar seu site.
A proposta é fazer com que o site tenha o melhor desempenho possível, conseguindo atrair mais visitas de maneira orgânica. Com isso, pode captar mais leads e ter mais oportunidades novas de negócio.
A consultoria de SEO atua na identificação e correção de erros, bem como de oportunidades de melhoria para que se tenha um excelente ranqueamento em mecanismos de busca.
O serviço de consultoria de SEO é importante porque a otimização para motores de busca pode ser um diferencial de mercado. Ela contribui para que a empresa tenha um melhor ranqueamento e uma maior visibilidade em plataformas de busca.
De acordo com o Google, seus usuários normalmente clicam nos primeiros links da página de resultados de busca. Se o site de sua empresa aparecer nessas posições, a chance de ter um tráfego maior e de captar leads são mais altas.
Além disso, um SEO de qualidade, feito por profissionais experientes e capacitados, aumenta o tempo de permanência do usuário no site, o que eleva sua autoridade e relevância.
Outros benefícios da consultoria de SEO são o melhor uso e direcionamento de seus recursos (tempo e dinheiro), bem como o aumento da produtividade, distribuindo melhor as tarefas e demandas com profissionais ou agências terceirizadas.
Dessa forma, sua equipe própria de marketing consegue se dedicar a outras atividades mais estratégicas.
Leia também:
>>>10 técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site
A consultoria SEO site é composta por diferentes etapas, que têm como foco a análise, identificação de erros e oportunidades de melhoria, sugestão e implementação de correções.
Confira, a seguir, quais são e como funcionam cada uma dessas etapas do serviço de consultoria de SEO para sites:
Trata-se da etapa inicial da consultoria de SEO e seu foco é analisar a performance do site. O profissional especialista procura conhecer e entender o desempenho da otimização que foi feita no site.
Então, a partir da análise dessa performance identifica erros e pontos de melhoria para a estratégia de SEO do site. Assim, é possível realizar um trabalho personalizado, voltado a atender as necessidades da empresa e contribuir para que se tenha melhores resultados em buscas orgânicas.
A empresa consultoria SEO também atua na análise da performance de sites de concorrentes. Trata-se de uma etapa primordial, pois seu negócio compete diariamente pela atenção dos usuários dos mecanismos de busca.
A análise dos sites dos concorrentes possibilitará identificar pontos fracos e fortes de outras empresas. Com essas informações, poderá realizar um planejamento adequado, que permita implementar ações mais eficazes para ter um melhor ranqueamento em motores de busca.
Trata-se da etapa de planejamento com ações a serem seguidas para otimizar o site da empresa. É nesse momento que se definem quais técnicas de otimização são mais eficazes e podem ser adotadas para conquistar um excelente desempenho.
A consultoria de SEO também envolve a criação e otimização de conteúdo para motores de busca. A ideia é produzir conteúdo que seja relevante para o usuário e que gere tráfego orgânico.
Os profissionais da consultoria normalmente identificam quais são os formatos e assuntos ideais para tráfego, considerando cada etapa do funil em que o usuário se encontra. Também pode indicar materiais que podem ser utilizados para ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
O link building é uma estratégia muito implementada em consultorias de SEO, porque gera resultados de autoridade importantes, influenciando no ranqueamento.
De maneira geral, quanto mais links direcionam o usuário para seu site, maior sua relevância para os motores de busca. Por isso, é essencial que a consultoria envolva uma estratégia e orientação para link building.
Um detalhe importante: essas são etapas gerais de uma consultoria de SEO para site, mas as atividades realizadas podem variar de acordo com os objetivos do contratante.
Por isso, é muito importante informar à agência prestadora de serviço quais são seus objetivos com a consultoria. Dessa forma, é possível realizar um planejamento adequado para atingir o que busca no momento.
Os valores da consultoria de SEO variam de acordo com os objetivos da empresa e complexidade do trabalho. Portanto, não é possível informar um valor exato que é válido para todas as empresas.
Geralmente, quando o negócio tem metas simples, a consultoria costuma ter preço mais baixo, sem deixar a qualidade de lado, é claro. Para objetos maiores e que demandam um manejo mais complexo de dados, o serviço pode custar mais.
E como saber quanto custa uma consultoria SEO para seu site? A dica é procurar uma agência especializada para lhe atender! Informe seus objetivos e solicite um orçamento, para conhecer exatamente qual é o custo.
Vale reforçar que a consultoria é um investimento que se faz em sua empresa, contribuindo para que conquiste resultados expressivos em médio e longo prazos. Portanto, compensa incluí-lo em seu orçamento de marketing.
A Muito Mais Digital é uma empresa especialista em SEO Curitiba e tem profissionais capacitados e experientes para lhe atender! Aproveite para contar com nosso suporte e melhore seus resultados!
Leia também:
>>> Ferramentas para o Inbound Marketing
>>> 8 motivos para você usar marketing de conteúdo no seu site
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.