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O desempenho de sites é um dos fatores que influenciam no ranqueamento em páginas de resultado de motores de busca. Por isso, deve ser considerado em estratégias de SEO, para garantir à página um melhor posicionamento orgânico.
Aqui, você descobre o que é desempenho de site, qual a importância de melhorá-lo e confere como medir a velocidade de carregamento de páginas. Acompanhe e veja tudo o que você precisa saber!
Trata-se da velocidade do site, ou seja, o tempo necessário para que uma página seja exibida completamente, seja em desktop ou dispositivo móvel. Existem vários fatores que podem interferir no desempenho do site, como o tamanho de arquivos e imagens.
O ideal é que o desempenho do site seja rápido, oferecendo uma navegação fluida e intuitiva, para proporcionar a melhor experiência para seu usuário. É importante lembrar que esse é um dos fatores de ranqueamento considerados pelo Google, portanto, quanto mais otimizado o desempenho for, melhor.
Quando um site demora muito tempo para ser carregado, há uma grande chance de o usuário desistir e abandonar a página, buscando outro que carregue mais rápido. Neste caso, ocorre um aumento do bounce rate, que é a taxa de rejeição.
O bounce rate demonstra em porcentagem o número de visitantes que acessaram seu site e saíram sem ver novas páginas ou interagir com o conteúdo. O Google e demais motores de busca entendem que quanto maior a taxa de rejeição, pior o engajamento de visitantes e menos relevante é o conteúdo do site.
Como resultado, o site não consegue ter um bom ranqueamento orgânico em páginas de resultados de busca. Na prática, isso significa menos visibilidade, menor captação de leads e de oportunidades de negócio, trazendo impactos negativos em curto e longo prazos.
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Existem vários fatores que podem interferir no desempenho e velocidade de carregamento de um site. Um dos principais é o tamanho de arquivos a serem carregados. Quanto maior eles forem, mais tempo demora para que a página seja exibida completamente.
Outro problema muito comum quando se fala em desempenho de site é o código mal feito, com tags sem fechamento ou abertura de várias conexões para acessar o banco de dados numa seção.
Para evitar esses problemas, é essencial medir o desempenho do site. Dessa forma, conseguirá identificar os pontos que precisam de atenção e melhoria para ter uma performance adequada.
Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para testar o desempenho e velocidade de carregamento de páginas. O funcionamento delas é simples: é só informar a URL para ter acesso a um relatório com problemas encontrados e tempo de carregamento.
Além disso, o relatório pode informar requisições feitas no carregamento, o que pode passar por melhorias e o que está correto, ou seja, que não precisa de ajustes. Veja, a seguir, quais são as principais ferramentas de teste de velocidade:
Trata de uma ferramenta do Google que dá acesso a uma avaliação do site nas versões desktop e mobile. O PageSpeed Insights classifica o resultado de velocidade em três cores: vermelho (lento), amarelo (médio) e verde (rápido).
Além disso, mostra quais são os principais problemas da página e sugere melhorias para eliminá-los. Também indica quais são os critérios em que o site teve uma boa avaliação.
O GTmetrix é considerado por muitos profissionais de marketing como uma das ferramentas mais completas para medir o desempenho de sites. Ele avalia o tempo de carregamento da página e indica pontos de melhoria.
É possível usar o serviço sem criar conta na plataforma, mas se quiser ter acesso a mais recursos, o ideal é que faça uma. Assim, conseguirá alterar a região de execução do teste, navegador, dispositivo, tipo de rede, entre outras opções.
A personalização do teste é interessante, porque permite aproximar a simulação do público que acessa a página. Assim, é possível ter um relatório com resultados mais assertivos.
O GeekFlare analisa o desempenho em desktop e mobile, gerando um relatório que tem o tempo que a página levou para carregamento total, bem como para carregamento do primeiro byte. Também disponibiliza prints de tela em momentos do carregamento.
O relatório é detalhado e traz sugestões de melhorias. Também indica se o site usa bibliotecas de JavaScript desatualizadas e o grau de risco disso. Assim, dá para analisar a vulnerabilidade do site e páginas.
O Dareboost simula o carregamento do site a partir de localizações variadas, gerando um relatório que é detalhado e tem análises sobre requisições feitas pela página. Nele, é possível observar quais páginas demoraram mais para serem carregadas totalmente.
Um dos diferenciais do relatório é que ele traz exemplos, para facilitar a visualização dos problemas. Também indica duplicidade de código e mostra tags HTML com elementos que não foram preenchidos de modo correto.
Fez o teste de desempenho e encontrou problemas que precisam ser corrigidos, mas não sabe como? Uma das principais formas de melhorar o desempenho é realizar a otimização de sites.
Essa otimização abrange imagens, uso de ferramentas de compressão de arquivos HTML, JavaScript e CSS, conferência e ajuste de códigos para ter tags completas e fechadas, entre outros detalhes.
O ideal é que esse trabalho seja feito por um profissional especialista em otimização de sites. Assim, garantirá a qualidade, abrangendo todos os pontos que precisam ser corrigidos.
Não possui um especialista para otimizar sites para SEO em sua equipe? Uma solução eficaz para esse problema é recorrer a uma agência de marketing digital para realizar esse trabalho, tendo fácil acesso ao profissional.
Além de recorrer ao profissional para otimização, também é interessante que delegue a criação de sites para especialistas, reduzindo a possibilidade de erros, garantindo um melhor desempenho.
A Muito Mais Digital conta com uma equipe de profissionais capacitados para atender seu negócio! Aproveite para entrar em contato e descobrir como podemos melhorar o desempenho de seu site!
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