BLOG
Muito Mais Digital
Muito Mais Digital 7 de fevereiro de 2023
Compartilhe:

Tendências e Conflitos da IA no Marketing Digital

No mundo de hoje, a Inteligência Artificial (IA) está sendo cada vez mais usada nas empresas para obter uma vantagem competitiva. Dados de Business Intelligence e Marketing AI podem ajudar as empresas a entender melhor os clientes e fornecer-lhes serviços mais personalizados. Esses dados também podem ser usados para identificar novas oportunidades de crescimento e inovação, dando às organizações a vantagem de que elas precisam para ter sucesso.

inteligencia-artificial-no-marketing

Qual a principal aplicação de IA no marketing digital?

Os Chatbots são uma das aplicações mais populares da tecnologia de IA no marketing atual. Os Chatbots usam processamento de linguagem natural (PNL) para interagir com os clientes, permitindo que eles respondam às perguntas de forma rápida e precisa. Eles também podem ser usados como agentes virtuais que fornecem suporte ao cliente ou recomendações de produtos.

O uso de IA para marketing oferece muitas vantagens sobre os métodos tradicionais, tais como maior satisfação do cliente, maior envolvimento e maior eficiência. Campanhas de marketing alimentadas por IA também podem ser mais econômicas, ajudando as empresas a maximizar seu retorno sobre o investimento. Quando usada corretamente, a IA pode ajudar as empresas a alcançar novas alturas de sucesso e criar uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Outra aplicação do uso de inteligência artificial no marketing são os dados possíveis de serem extraídos do chamado big data. O big data foi uma tendência no passado, consolidada já há algum tempo. Basicamente conseguimos extrair muitos dados de vários canais distintos, e a partir desse ponto a inteligência artificial pode juntar esses dados e extrair métricas interessantes de comportamento dos usuários para fornecer insights para a criação de campanhas publicitárias, aprimoramento de campanhas de ads, sugestão de tópicos e pautas para redes sociais, etc.

Inteligência artificial nas campanhas de Ads

O Google ads já utiliza inteligências artificial em suas campanhas. A que se popularizou entre os gestores de tráfegos mais recentemente são as chamadas PMAX. Trata-se de uma campanha em que o algoritmo toma conta do desempenho para você, através da análise dos inputs iniciais que você fornece. Esse tipo de campanha tira um pouco da autonomia do gestor de tráfego, mas em contrapartida amplia o alcance e pode entregar resultados excelentes dependendo do seu segmento de atuação.

Leia também:
>>> Campanhas PMAX (Performance Máxima) Saiba o que são e como utilizá-las

IA - por onde começar

Como começar a usar a Inteligência Artificial no marketing digital?

Se você está procurando explorar as possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial no marketing, há muitos recursos online disponíveis para ajudá-lo a começar. Se você está apenas começando sua jornada ou já tem experiência com IA, aqui você terá valiosos insights sobre como usá-la efetivamente para o máximo impacto. Com a combinação certa de know-how e tecnologia, seu negócio tem o potencial de desbloquear novos caminhos de crescimento e sucesso através do poder do marketing da IA. Listamos abaixo algumas possibilidades para criar conteúdo com inteligência artificial:

ChatGPT

Canva

CopySmith

Então por que não tentar e veja que oportunidades você pode destravar? As possibilidades são infinitas e o potencial de sucesso é enorme! Deixe a IA ser sua arma secreta na batalha pela lealdade do cliente. Com a estratégia certa, você pode usá-la para criar uma vantagem competitiva imbatível. Tire vantagem de suas poderosas capacidades hoje e colha os benefícios amanhã.

Existe algum risco na Inteligência Artificial?

Sempre existem alguns riscos. Um deles, é a empresa que está por trás da operação exercer algum tipo de controle sobre o uso da IA e manipular os resultados a seu favor, podendo gerar algum tipo de linha de pensamento ou resultados que sejam tendenciosos para um lado ou para o outro.

Dependendo da fonte de coleta de informações, fontes terceiras podem manipular essas informações que serão coletadas para fornecer análises que não terão um panorama real sobre o assunto.

Também existe a possibilidade de um ciclo vicioso, explico: O algoritmo de um gerador de textos com inteligência artificial tende a analisar o comportamento dos usuários para tentar entregar por exemplo títulos para redes sociais que mais convertem. Ele utilizará os dados que tem até aquele momento para gerar esse conteúdo. O chatGPT neste momento (07/02/2023) tem sua base atualizada de acordo com os resultados do google até o ano de 2021. Portanto, os resultados fornecidos por ele podem tomar como base o que era tendência até então. Outro fator é que ele gera os títulos que mais convertem com base no comportamento dos usuários, que irão clicar mais, e farão outros geradores de texto tomarem isso como métrica, gerar mais títulos com os mesmos parâmetros e entrar em uma espécie de ciclo vicioso de conteúdo. Existem algumas proteções para que isso seja levado em conta, mas só com o tempo nós conseguiremos saber quais são os efeitos reais de todas essas inovações.

O que esperar?

Como todas as outras inovações, sempre que surgem aparecem junto vários gurus anunciando o fim disso, ou daquilo. Foi assim com o surgimento da TV e a declaração do fim do rádio; a popularização do cinema com o fim do teatro; o surgimento do twitter como sendo a nova rede social que desbancaria o facebook na época. Cabe a nós utilizarmos todas as métricas que o Marketing Digital nos permite e focarmos como sempre em nossos usuários, entregar no momento certo a oferta que eles precisam para facilitar a sua vida, o usuário será sempre o foco, independente da tecnologia que surja!

Obrigado pela leitura!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.