Você está em: Home » Marketing no TikTok: saiba utilizar essa rede social para vender mais
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleO TikTok se popularizou como uma das principais redes sociais atualmente. Em 2022, a plataforma atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por dia, algo que só foi registrado pelo Instagram, Facebook, YouTube e WhatsApp.
Com tamanha popularidade, o TikTok despertou o interesse das empresas para realização de ações de marketing, com foco em captar clientes e aumentar as vendas.
Também tem interesse em usar a rede social para vender mais, porém não sabe como utilizá-la? Aqui, você confere dicas sobre marketing no Tik Tok. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber!
O Tik Tok é uma rede social que possibilita que o usuário crie vídeos curtos, com efeitos engraçados. Surgiu como uma alternativa para gerar entretenimento, embora haja diversos tipos de conteúdo na plataforma.
A empresa surgiu em 2016 e foi comprada em 2018, mas só se tornou mundialmente popular em 2019, quando foi acusada, pelo governo dos Estados Unidos, de violar regras do país para uso do app.
Ao longo dos anos, o TikTok aperfeiçoou sua inteligência artificial, tornando-a mais avançada. O intuito era garantir maior assertividade na entrega do conteúdo, de modo a melhorar a experiência do usuário, tornando-a mais viciante.
O sucesso da rede social fez com que ela chamasse a atenção de empresas, passando a ser adotada em estratégias de marketing digital, principalmente de marketing de influência.
O TikTok tem mais de um bilhão de usuários ativos diariamente e a maioria deles pertence a um público mais jovem, a chamada geração Z. Pessoas dessa geração nasceram entre a segunda metade da década de 1990 e o início de 2010.
Um dos principais motivos para o sucesso da rede entre esse público é a facilidade para criação de vídeos, sem precisar de muita produção. Além disso, a plataforma permite criar comunidades e receber várias visualizações sem ter muitos seguidores.
Ainda conta com o diferencial de ter uma experiência de uso simples, com consumo de conteúdo sem complicações. Por isso, o TikTok pode ser viciante!
Além de ser usado para entretenimento, o TikTok também vem se tornando uma plataforma de informação. A própria geração Z tem usado o aplicativo para pesquisas, ver locais, encontrar direções, entre outras funções. No entanto, ainda não oferece uma experiência tão aprimorada como o Google.
Vale citar que, embora tenha uma audiência bem segmentada, a rede social está em expansão e não é composta somente pela geração Z. Também tem atraído millenials, que é a geração com maior poder de compra.
Leia também:
>>> Web Stories e marketing: como trabalhar?
Está em dúvida se inclui o TikTok em sua estratégia de marketing nas redes sociais? A plataforma se tornou uma boa ferramenta para ajudar a empresa a se consolidar no mercado. Ao utilizá-la, é possível contar com os seguintes benefícios:
Quando a empresa está na rede social, ela ganha maior visibilidade, assim como seus produtos e serviços. O melhor? Especificamente entre seu público-alvo, aumentando suas chances de fazer negócios.
Portanto, usar a plataforma pode ajudar a vender mais e ter maior faturamento e lucratividade, seja em ações de curto ou de médio e longo prazos.
A rede social também permite que a empresa comece um relacionamento e mantenha o engajamento com sua persona. Dessa forma, conseguirá atrair novas oportunidades de vendas, bem como ficar na memória de clientes em potencial para gerar recompras.
A empresa consegue ganhar autoridade ao usar o TikTok em sua estratégia de marketing digital. Isso é possível por meio da produção de conteúdos relevantes, como os que esclarecem dúvidas de usuários.
Além do ganho de autoridade, também pode se tornar referência, com indicação de clientes dentro da rede social ou fora dela, para quem pertence ao seu círculo social.
A autoridade é uma característica importante, porque indica que a empresa é confiável. Como resultado, é possível realizar mais vendas, porque o cliente se sente à vontade para comprar com seu negócio.
Ter um perfil no TikTok pode ser um diferencial competitivo. Nele, a empresa consegue se destacar com conteúdos autorais, atraindo mais clientes. Para isso, é importante ter consistência na produção de conteúdo e ser criativo.
Ao adotar uma rede social nova, a empresa consegue inovar em seu marketing digital, o que permite utilizar uma ferramenta com novos recursos para atrair ainda mais clientes e vendas.
Quer incluir o TikTok como estratégia de marketing, mas não sabe como? Então, veja as dicas especiais que separamos para lhe ajudar:
Criar conteúdos inspirados nos vídeos que estão em alta ajuda a embarcar na trend, mas não deixe de produzir conteúdos originais / autorais. Inclusive, essa é uma das melhores dicas de como viralizar no TikTok, conseguindo maior visibilidade.
O conteúdo com música em alta, efeitos sonoros e visuais costumam fazer mais sucesso entre os usuários da rede. O diferencial desses recursos é que eles aproximam o conteúdo e marca do usuário, além de gerar lembrança da marca.
Você pode entreter e educar o público ao mesmo tempo, criando vídeos com informações relevantes abordadas de maneira leve, engraçada ou inusitada. A ideia é mostrar um pouco do lado divertido da marca, o que ajuda a aproximá-la do usuário, gerando identificação.
A live é uma transmissão ao vivo que permite interagir com seguidores em tempo real. É uma boa opção, pois coloca a marca no topo do feed, uma vez que a rede social prioriza contas que fazem esse tipo de conteúdo.
O TikTok Ads, ou seja, os anúncios pagos da rede social, são investimentos perfeitos para ampliar o alcance da marca, conseguindo atingir exatamente seu público-alvo. Assim, as chances de conquistar objetivos são maiores.
É importante saber configurar as campanhas corretamente, para atingir os resultados esperados. Para isso, conte com a ajuda de uma agência de links patrocinados e marketing digital, garantindo que o trabalho seja feito por profissionais capacitados!
Leia também:
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.