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O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleQuem não tem um parente, amigo, conhecido, amigo do amigo, ou que já não tenha ouvido falar sobre alguém que esteja ganhando dinheiro vendendo através das redes sociais?
Os cases de sucesso estão espalhados aos montes, mas quase nunca são abordados os fatores que levaram uma marca (ou uma pessoa) a se dar bem nas redes sociais. E é exatamente isso que abordarei neste post! Acompanhe e descubra como vender mais usando as redes sociais!
Primeiro, é importante esclarecer que não existe mágica para vender pelo Facebook. Engana-se quem pensa que basta criar uma fanpage, convidar os amigos para curti-la e a partir daí é só esperar a “mágica acontecer”.
Empreendedores de sucesso no Facebook passam horas por dia conectados à rede, seja publicando conteúdo, pesquisando mais sobre o que a sua persona costuma fazer, ou interagindo em grupos.
Quanto mais tempo você dedicar a essa imersão, mais aprenderá sobre qual é a melhor forma de se comunicar com as pessoas, principalmente considerando que naquele momento elas não querem comprar nada, mas apenas buscam se divertir.
Ah, e é claro que isso vale não só para o Facebook, mas para qualquer rede social! Mesmo assim, existem boas práticas que você pode adotar para usar essa plataforma para vender mais. Confira quais são:
A integração entre sua loja online e o Facebook permite controlar tudo de maneira mais prática, em uma só plataforma. Além disso, oferece para o cliente a possibilidade de comprar seu produto sem necessariamente sair da rede social.
Uma das formas de aumentar as chances de venda no Facebook é montar um catálogo online perfeito. Para isso, use imagens de qualidade de produtos e crie descrições com detalhes essenciais, com tudo o que o cliente precisa saber sobre as mercadorias.
O Facebook Ads deve fazer parte de sua estratégia de redes sociais se quiser vender mais. A ferramenta de anúncios ajuda a impulsionar suas publicações entre seu público-alvo, aumentando a chance de sucesso da ação e de realizar mais vendas.
O Instagram é uma rede social com grande potencial de gerar vendas. Não é para menos, afinal, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e certamente seu público-alvo estará nesse meio.
Mas como sua empresa pode usar o Instagram em sua estratégia de marketing digital para vender mais? Existem diferentes ações que devem ser adotadas, como as que indicamos a seguir:
Para vender no Instagram, tudo começa com a criação de um perfil comercial, que é chamado de Instagram for Business. Esse tipo de perfil dá acesso a diversas informações, como alcance e engajamento de publicações.
Além disso, possibilita conhecer quem são seus seguidores, tendo informações como idade, gênero, horário de acesso, entre outros. O perfil comercial possibilita, ainda, o uso da função de Ads, para promover publicações e vender produtos ou serviços no app.
Uma bio de qualidade é aquela que é interessante e traz informações essenciais sobre a marca. Ela deve funcionar como um cartão de visitas, causando uma boa primeira impressão.
Disponibilize um link que traga mais informações sobre a marca, como dados de contato, redirecionamento para e-commerce, lançamentos, entre outros.
Embora o foco do Instagram tenha sido direcionado para vídeos curtos, ele ainda é uma rede social visual. Portanto, procure utilizar mídias de qualidade, priorizando vídeos e fotos com boa resolução. Isso ajuda a chamar a atenção no feed e ainda passa uma imagem mais profissional da marca.
Trata-se de um serviço de anúncios próprio da rede social e o investimento nele ajuda a impulsionar a marca e seus posts. Ele permite criar campanhas personalizadas, de acordo com o público e objetivo que pretende atingir, aumentando as chances de sucesso da ação.
O Instagram Shopping é um recurso que viabiliza a venda direta na rede social, por meio da sincronização de seu e-commerce e catálogo de produtos.
Trata-se de uma função que ajuda a dar visibilidade a produtos, conseguindo despertar o interesse do cliente e agilizar a compra, aumentando as chances de fechar negócio.
A rede social tem diversas funções que devem ser exploradas para garantir maior visibilidade e engajamento com a audiência. Entre elas, destaque para os Stories e Reels, bem como caixas de perguntas, enquetes, entre outras.
O TikTok é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos tempos, levando gigantes como o Instagram a copiar seu modelo de conteúdo focado em vídeos curtos.
Um dos principais diferenciais do TikTok é seu público bem segmentado, com maior presença da geração Z. Portanto, se esse é seu consumidor, estar presente nessa rede social faz toda a diferença para ter um bom alcance, visibilidade e vender mais.
Mas como usar o TikTok para vender? A seguir, damos dicas de estratégias e ações que a marca pode adotar para ter bons resultados:
Uma das formas de se destacar no TikTok é criar conteúdo original, seja voltado para o entretenimento ou para a educação de seu público sobre algo. Faça uma pesquisa para conhecer práticas de concorrentes, embarcar em tendências e identificar oportunidades de conteúdo que ainda não foram trabalhadas.
Para usar esse recurso, é necessário ter um perfil empresarial na rede social. A plataforma disponibiliza vários tipos de anúncios, o que possibilita analisar e escolher os que têm maior potencial de trazer os resultados esperados.
Segmente bem suas campanhas, para aumentar ainda mais a chance de ter um excelente retorno por seu investimento em anúncios na plataforma.
As hashtgs possibilitam categorizar vídeos e ter um maior alcance. Para escolher as melhores, pesquise tendências na rede social e use aquelas que estão relacionadas ao seu conteúdo.
Outra estratégia que funciona muito bem no TikTok é utilizar músicas que estão em alta. Isso contribui para que seus vídeos tenham mais visualizações e mais chances de viralizar.
Não adianta criar um perfil no TikTok, não postar com regularidade e aguardar que um milagre aconteça. É essencial que publique conteúdo com frequência, sendo consistente na estratégia e atualização.
Mas atenção a um detalhe: o foco deve ser na qualidade e não na quantidade. Tenha um calendário editorial para planejar e produzir conteúdo para a plataforma.
Leia também:
>>> Tiktok – Guia para usá-lo em sua estratégia de Marketing
>>> Saiba como vender pelo Facebook quando ninguém quer comprar (apenas se informar e se divertir)!
Embora cada rede tenha suas particularidades, existem segredos que se aplicam a todas quando se quer vender mais. A seguir, apresentamos os principais pontos que devem nortear sua estratégia de marketing digital para redes sociais:
Antes de começar qualquer ação de marketing nas redes sociais, defina o seu posicionamento.
Essas são algumas dicas do que você precisa definir para que logo ali na frente não critique o marketing, dizendo que “ele não funciona”.
Antes de sair postando qualquer coisa e de qualquer jeito, entenda quem é a sua persona, o que ela faz ali, quais são as expectativas dela, o que a agrada (e principalmente o que a irrita), quais são os momentos em que ela está conectada, e assim por diante.
Para conhecer melhor sua persona, indico a criação do mapa de empatia (baixe neste link). Você irá mapear as principais informações sobre a sua persona, como o que ela pensa e sente, o que ela escuta, o que ela vê, o que ela fala e faz, quais são os seus medos, frustrações, obstáculos, desejos, necessidades, entre outros pontos importantes.
Você sabe tudo que é possível ser feito no Facebook, Instagram ou YouTube? Cada rede social se comunica com o público em um momento diferente. Fazer lives, por exemplo, tem sido a bola da vez nas redes sociais. O vídeo vem ganhando cada vez mais força e já se tornou o queridinho dos brasileiros.
Dados da pesquisa Video Viewers 2018, realizada pelo Google em parceria com o Instituto Provokers e com a Box 1824, mostram um crescimento de 135% no consumo de vídeos na web nos últimos 4 anos. E se engana quem pensa que as pessoas querem só se divertir assistindo a vídeos. 29,8% dos vídeos assistidos tinham como objetivo a busca por informação/conhecimento.
Dica extra: o formato mais adequado para um vídeo nas redes sociais é o vertical, com o celular “em pé”, pois a maioria esmagadora dos acessos é feita através de smartphones.
Já se foi o tempo em que um artista famoso era a única forma de dar grande visibilidade para a sua marca. Na internet existem centenas de micro influenciadores digitais que são referências dentro de um universo (teen, moda, beleza, viagem, entre outros).
Tente negociar com influenciadores do seu segmento uma troca de produtos/serviços pela divulgação. Ainda existem vários deles que aceitam permuta. Mas caso a única forma de negociação seja pagar por uma quantidade X de publicações, faça as contas e veja se vale a pena financeiramente!
O uso de influencers em sua estratégia digital ajuda a dar maior visibilidade à marca e seus produtos entre seu público-alvo, conseguindo atrair mais seguidores e aumentar sua comunidade, bem como gerar novas oportunidades de vendas.
Nem sempre a conversão direta (venda) vai se dar através do clique em um link ou conversa inbox nas redes sociais. Muitas vezes as plataformas serão geradoras de leads com os quais você deverá se relacionar – através de e-mails, por exemplo – para só depois transformá-los em clientes propriamente ditos.
O Facebook, por exemplo, disponibiliza um tipo de campanha chamada de Lead Ads, na qual você pode capturar os dados dos usuários que aceitarem se cadastrar. Essa é uma excelente forma de criar uma base de e-mails de pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços!
Tendo o contato dessas pessoas é possível nutri-las com conteúdo de qualidade, fazendo com que avancem naturalmente em sua jornada de compras e a empresa consiga realizar mais vendas.
As pessoas sempre deixam rastros… E é a partir dessas informações que você pode fazer um trabalho de pesquisa para entender o que a sua persona deseja ou está consumindo naquele momento.
Todos sabem que o Facebook (e as demais redes sociais) estão cada vez mais criteriosas na hora de exibir uma publicação de forma orgânica na timeline dos seus usuários.
Existem diversos motivos para isso e o foco desse post não é discutir essas questões. Mas se você não quer ficar totalmente dependente de pagar para que os seus posts tenham um alcance legal, comece se engajando e envolvendo sua equipe também!
Curta, compartilhe e comente nas suas publicações. Peça para que a sua equipe também faça isso. Dessa forma, os algoritmos das plataformas verão os “sinais sociais” nos seus posts e exibirão eles de forma orgânica para mais pessoas.
Veja dois exemplos de publicações da loja virtual Madeira Madeira. No primeiro post, da Black Friday 2017, há um grande número de curtidas e compartilhamentos. Já no segundo post, esse número é bem reduzido.
Possivelmente houve um esforço da equipe para fazer com que o post tivesse fortes sinais sociais de “aceitação” e isso ajudou o conteúdo a ser visto por mais fãs da página de forma orgânica.
Não adianta querer fugir! Mesmo os que se mantiveram resistentes a criar um perfil no Facebook se renderam ao WhatsApp (ou zap zap, como preferir). Não importa a idade ou a classe social, o WhatsApp tem um alcance fenomenal. E você deve utilizar tudo isso a seu favor!
Envie mensagens exclusivas para os seus leads e clientes com conteúdos variados, como dicas úteis, ofertas, informações sobre assistência técnica, cross sell, entre outros.
Outra forma legal de engajar as pessoas com a sua marca é criar grupos – desde que o conteúdo publicado seja do interesse dos participantes. Aplique essas dicas e tenha sucesso. Vá em frente!
No começo desse post eu deixei claro que não existe mágica, mas sim muito trabalho! E definitivamente é dessa forma que tenho visto alguns empreendedores ganharem dinheiro através das redes sociais.
Deixe a preguiça de lado e aplique as ideias que se enquadram no seu negócio/segmento. O trabalho de uma agência de redes sociais pode ajudar muito, mas para alcançar o sucesso você também precisará se envolver, afinal, as redes devem ser vistas como um canal de aquisição de clientes e de relacionamento (isso não é importante para você?).
Caso precise de ajuda, pode contar com a Muito Mais Digital. Trabalhamos com o objetivo claro de melhorar os resultados dos nossos clientes na internet, ajudando-lhes a conquistar objetivos. Entre em contato conosco!
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