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Se você tem uma empresa e deseja investir em marketing digital, provavelmente já deve ter recebido a indicação de anunciar no Google Ads. Mas, afinal, quais as vantagens de utilizá-lo? E quanto custa anunciar na plataforma?
Aqui, respondemos essas dúvidas de uma vez por todas. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre esse serviço e quanto custa anunciar no Google Ads!
Trata-se de uma plataforma de anúncios do Google. Foi lançado em 2000 com o nome de Google Adwords, mas passou por várias atualizações, inclusive de nome, sendo rebatizado como Google Ads. Atualmente, lidera o mercado de anúncios em mídias online.
Resumidamente, é o link patrocinado que você encontra em páginas de pesquisa do Google. Sempre vem com a palavra “patrocinado”, que indica que se trata de um anúncio.
É um bom formato para atingir pessoas que buscam produtos ou serviços específicos. Além disso, é perfeito para gerar tráfego e leads.
Trata-se de campanhas que são veiculadas em sites, portais de notícias e blogs, por exemplo. São anúncios gráficos que são exibidos em sites, aplicativos ou Gmail, por meio de banner ou texto.
Os anúncios de rede de display são excelentes quando a empresa quer que clientes notem a marca, seus produtos, serviços ou ofertas, tendo ampla visibilidade.
Neste caso, estamos falando especificamente de anúncios no YouTube, que podem ser vistos pela audiência antes, durante ou após a exibição dos vídeos.
Permite várias opções de segmentação, aumentando a assertividade das ações. Além disso, você paga apenas quando o usuário interage com a campanha.
Caso pule o anúncio antes de 30 segundos, não há cobrança. É uma boa alternativa para ações de conscientização de marcas, divulgação de lançamentos, entre outras.
Também há a possibilidade de anunciar no Google Shopping, para divulgar produtos da loja virtual da empresa. Com essa opção, garante-se um tráfego qualificado para o e-commerce e maior taxa de conversão.
Os anúncios aparecem em destaque na página de resultados do Google, na parte superior, após pesquisa do usuário por uma palavra-chave específica, normalmente um produto, como “calça preta feminina” ou “tênis de corrida”.
São anúncios veiculados em aplicativos, com foco na promoção da empresa ou de seu app. Com essa alternativa, é possível alcançar os usuários de pesquisa do Google, YouTube, Google Play, de outros sites e apps para dispositivos móveis.
Afinal, será que vale a pena anunciar no Google Ads? Esse é um investimento que compensa porque traz várias vantagens. A seguir, você confere as principais:
Os anúncios no Google Ads trazem resultados em curto prazo, sobretudo em comparação a estratégias de inbound marketing ou SEO. No entanto, para atingi-los é preciso saber configurar as campanhas corretamente.
Você sabia que o Google Ads disponibiliza diversas possibilidades de segmentação de campanhas? Isso faz toda a diferença porque permite personalizá-las e atingir um público qualificado. Assim, aumenta-se a assertividade das ações e se tem um melhor Retorno sobre o Investimento (ROI).
Não é preciso investir uma pequena fortuna para anunciar no Google Ads, é possível começar com um valor reduzido. O investimento em anúncios também permite um melhor controle financeiro, podendo decidir como você gasta o valor disponível.
O uso da plataforma permite fazer uma gestão de anúncios com eficiência, identificando pontos fracos e fortes, de modo a otimizar e ajustar campanhas em tempo real. Assim, reduz-se o risco de prejuízos e se aumenta a chance de sucesso.
O Google Ads dá fácil acesso a informações sobre campanhas, permitindo um monitoramento de ações e levantamento de dados importantes que ajudarão a guiar outras ações de marketing digital, como as de SEO.
Não existe um valor exato que se aplica a todos os negócios! O Custo Por Clique (CPC) de um anúncio no Google Ads oscila constantemente no tempo. E entendendo como essa oscilação acontece, você pode obter a máxima rentabilidade do seu investimento.
O CPC de um anúncio muda a cada momento e você paga a cada clique de usuários num link ou banner, por exemplo. Você estabelece o lance máximo de custo por clique, mas normalmente paga-se menos do que esse valor estabelecido.
Antes de continuar, é importante conhecer alguns termos que são utilizados com frequência quando se fala em anúncios na plataforma. Veja os principais:
Termo ou conjunto de termos sob os quais queira aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Se você tem uma agência de viagens, o termo “turismo” pode ser uma palavra-chave.
Uma palavra-chave, ou keyword, pode ser formada por mais de um termo, por exemplo, “viagem para a argentina” (pode ser considerada como uma única palavra-chave).
Representa cada vez que um anúncio é exibido na tela, independentemente do usuário que fez a busca ter visualizado de fato o seu anúncio.
Relação percentual entre cliques e impressões. Se, por exemplo, um anúncio foi exibido 100 vezes (teve 100 impressões) e, dessas 100 vezes, os usuários clicaram nele 3 vezes, esse anúncio obteve um CTR de 3%.
O anúncio na plataforma envolve diversas etapas e é importante conhecê-las para realizar um trabalho de excelência, que traga resultados. Veja algumas das principais etapas:
1. Defina os objetivos que deseja alcançar, como aumento de tráfego, geração de leads, vendas, conscientização da marca, entre outros;
2. Cadastre-se e crie uma conta gratuita no Google Ads;
3. Crie seus anúncios voltados a atingir seus objetivos;
4. Informe quais palavras-chave você quer que exibam esses anúncios;
5. Defina um valor máximo de CPC;
6. Forneça os dados de seu cartão de crédito (ou faça pagamento via boleto) e decida quanto é o valor máximo que deseja gastar a cada dia.
No marketing de busca não se paga para que seu anúncio seja exibido, você só paga quando o usuário clica nele. Este modelo é chamado de “Pagamento Por Clique” ou PPC. O CPC depende de três variáveis:
Quanto maior a concorrência, maior o CPC. Parece lógico que o CPC dos anúncios que aparecem quando se procura “carro” seja mais alto do que os que aparecem quando se procura “amortecedores sísmicos”.
Traduz-se como “índice de qualidade”. É um valor entre 1 e 10 com o que o Google valoriza a qualidade de cada anúncio. Quanto maior a pontuação, menos você paga no clique. Algumas características que o Google valoriza positivamente são: alto CTR, alta velocidade de carregamento da página de destino ou que o texto do anúncio contenha correspondência com o texto da página de destino.
Quanto mais no topo quiser aparecer nos resultados, mais você terá que pagar.
Mas claro, com milhões de anunciantes tentando tirar o máximo de proveito do Google Ads, a competição por qualquer palavra-chave muda de segundo em segundo, e, portanto, seu preço.
Por isso, o Google solicita qual é o máximo que você está disposto a pagar por clique e a partir daí se estabelece um leilão automático a cada vez que um usuário realiza uma pesquisa. O processo funciona assim:
Um usuário busca a palavra-chave “cama de casal”;
O Google analisa todos os anunciantes dispostos a pagar pela palavra-chave e multiplica o seu Quality Score pelo valor que estão dispostos a pagar por clique;
O Google mostra, ordenados do maior para o menor, os anúncios que obtiveram um maior resultado na multiplicação explicada no ponto anterior.
O Google Ads fornece uma estimativa automática de quanto deve pagar por cada palavra-chave para que seus anúncios apareçam. É aconselhável começar a pagar entre 20% e 30% abaixo da recomendação do Google e ir ajustando em função do número de repetições que conseguir e a posição média em que seus anúncios apareçam.
Se você fizer as coisas da maneira correta, seu Quality Score melhora com o passar do tempo e a quantidade que precisará pagar será cada vez menor.
Na gestão de tráfego pago, você pode jogar com muitas variáveis, como a faixa de horário em que são exibidos os anúncios ou em quais cidades. Uma vez que você sabe em quais horas do dia ou quais cidades são mais rentáveis, você poderá destinar melhor a sua verba.
Vamos lá: para melhorar uma campanha são necessários dados. Quanto mais passar o tempo, mais rápido você acumulará dados, mais rápido aumentará sua campanha e alcançará rentabilidade.
É difícil melhorar uma campanha com menos de 1.000 cliques mensais. Portanto, se o seu CPC médio é de R$2,00, você deve investir um mínimo de R$2.000,00/mês. Se esta quantidade parece alta, considere que precisará de mais de R$24.000,00 para publicidade ao longo de todo ano.
Uma das melhores coisas do SEM é que seus resultados são observados a curto prazo! No primeiro mês depois de iniciar sua campanha, já é possível recuperar parte do investimento.
No segundo mês se recupera algo mais, e assim até chegar ao ponto em que se ganha mais do que se gasta. Momento a partir do qual o que você vai querer é investir o máximo possível.
Configurar campanhas e criar anúncios impecáveis ajudará a atingir resultados expressivos. Para isso, é crucial ter um gestor de tráfego Google Ads!
Se não for o seu caso, contrate uma agência para te auxiliar. A MMD tem especialistas em tráfego pago e é a agência de marketing digital Curitiba perfeita para trazer resultados ao seu negócio!
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