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Muito Mais Digital 31 de janeiro de 2023
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Tendências de marketing digital para 2023

Saiba quais são as principais tendências de marketing digital para 2023, além de dicas de como investir nelas em sua estratégia.

O que você vai encontrar neste artigo:

Toggle
  • 1. Conversational marketing
  • 2. Webinars
  • 3. Newsletters
  • 4. Automação de marketing
  • 5. TikTok
  • 6. Comunidades

Tendências do Marketing Digital para 2023

O marketing digital se tornou importante para que empresas consigam vender mais, tendo destaque em canais digitais, principalmente em relação à concorrência.

Uma das formas de maximizar resultados online é investir em tendências de marketing digital. Ainda não conhece as principais para 2023? Sem problemas!

Aqui, apresentamos uma lista com as principais tendências de marketing digital 2023, com informações preciosas que vão te ajudar a investir nelas. Continue a leitura e descubra!

1. Conversational marketing

Conversational Marketing

Trata-se do marketing conversacional, que é uma estratégia focada em conversas automatizadas e em tempo real com o cliente. O objetivo é conduzi-lo em sua jornada de compra e estreitar relacionamentos.

Mas por que essa é uma forte tendência de marketing digital para 2023? Simples: o consumidor demanda maior praticidade inclusive no atendimento, usando chats e ferramentas como o WhatsApp em detrimento de canais como e-mails e telefones.

O conversational marketing surge como uma alternativa rápida, com atendimento nas 24 horas do dia, nos 7 dias da semana, por meio chatbots. No entanto, o atendimento por pessoas normalmente fica restrito ao horário comercial.

A empresa pode investir nessa tendência por meio da criação de fluxos humanizados de mensagens, ajudando a esclarecer dúvidas ou solucionar problemas em poucos minutos.

Tudo isso pode ser feito pelo WhatsApp, mas não somente por essa ferramenta. A empresa pode ampliar seus canais de comunicação com o cliente, adotando o Telegram, Facebook Messenger e chatbots no site.

Essa estratégia pode ser utilizada para diferentes objetivos, como qualificação de leads, direcionamento do cliente na compra, qualificação de atendimentos de vendas, envio de ofertas e cupons de desconto, entre outros.

2. Webinars

Webinars

Os webinars são seminários online! Eles são em vídeo gravado ou ao vivo, sendo que nesta última opção é possível interagir em tempo real com a audiência. 

Entre as principais plataformas que são utilizadas para realizar o webinar, destaque para o YouTube Live, o GoToWebinar e o WebinarJam.

Um dos principais diferenciais desse tipo de conteúdo é sua eficiência, principalmente na geração e qualificação de leads, conseguindo atrair mais oportunidades de negócio.

Há vários motivos para o webinar ser tendência em marketing digital em 2023. Entre eles está o fato de as pessoas buscarem mais conteúdos em vídeo para sanar dores e obter conhecimento. É justamente por isso que redes sociais focadas em vídeos estão cada vez mais em alta.

O webinar é uma estratégia que traz vantagens especiais para a empresa, sem focar somente em leads. Ele aumenta a popularidade e dá visibilidade para a marca e seus produtos.

Além disso, o webinar é um canal de divulgação extra, no qual a empresa pode realizar CTAs direcionados ao realizar as transmissões, o que impacta positivamente nas vendas.

3. Newsletters

Newsletter

As newsletters, que são e-mails disparados periodicamente à base de contatos, também aparecem entre as tendências de marketing digital de destaque para 2023! Só que essa estratégia surge voltada à curadoria de conteúdo.

O foco é poupar o tempo de seu público, direcionando-o a conteúdos que possam ser relevantes, de acordo com seus interesses. A empresa analisa e filtra novidades sobre um nicho, disponibilizando as melhores por meio da newsletter.

Essa é uma forte tendência, porque as pessoas não têm tempo ou paciência de fazer essa curadoria por conta própria. Quando a empresa entrega isso por meio da newsletter, é possível ter um maior engajamento e se passa a impressão de que se trata de uma marca dedicada a descomplicar a rotina de seu público.

A newsletter garante outros benefícios para a empresa, como a construção e manutenção de relacionamentos, lembrança da marca, divulgação de novidades e lançamentos e reativação de clientes antigos, tudo isso tendo um custo relativamente baixo.

Leia também:

>>> Ferramentas para o Inbound Marketing

4. Automação de marketing

Automações

Trata-se do uso da tecnologia para realização de ações de marketing, diminuindo expressivamente os trabalhos manuais. Como resultado, tem-se uma maior eficiência, redução de erros e de retrabalhos.

De modo geral, a automação de marketing é amplamente utilizada na nutrição de leads, fazendo com que avancem naturalmente pela jornada de compra e a empresa consiga realizar a venda.

A automação de marketing surge como uma forte tendência combinada à segmentação, de modo a personalizar ainda mais a comunicação com o consumidor. Como resultado, é possível vender mais.

O ideal é que a empresa use ferramentas de automação de marketing completas e que possibilitem criar jornadas bem segmentadas e personalizadas. É um investimento que compensa em médio e longo prazo, refletindo positivamente nas vendas.

5. TikTok

TikTok

O TikTok é uma das redes sociais que mais se destacam atualmente. Não é para menos, afinal, ele mudou o consumo de conteúdo online, focando em vídeos curtos voltados ao entretenimento.

Isso fez com que redes sociais concorrentes passassem a valorizar e estimular a produção de vídeos, para concorrer diretamente com o TikTok. O maior exemplo disso é o Instagram, que criou os Reels e passou a priorizar vídeos curtos.

Com um número robusto e crescente de usuários, investir na produção de conteúdo e em Ads no TikTok se tornou uma das principais tendências de marketing em redes sociais para 2023.

Vale mencionar que o investimento em Ads no TikTok é interessante se o público-alvo da empresa estiver nessa rede social. É essencial que conheça seu público e faça uma pesquisa para identificar se ele é usuário da plataforma. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter um maior ROI (Retorno sobre o Investimento).

6. Comunidades

Comunidades

As comunidades são espaços de conversa que permitem que clientes interajam e troquem ideias sobre um determinado tema. A empresa pode usá-las como estratégias de marketing digital para maximizar suas vendas.

Elas criam sentimento de pertencimento, geram engajamento e ajudam a estreitar o relacionamento com clientes, de modo a fidelizá-los e retê-los.

Com a comunidade, a empresa também tem feedback de clientes sobre produtos e serviços, conseguindo implementar melhorias que trarão resultados positivos de vendas.

Tem interesse em implementar uma dessas tendências, mas não sabe por onde começar? A Muito Mais Digital, agência de marketing digital Curitiba, tem uma equipe qualificada pronta para te ajudar, alavancando seus negócios. Aproveite para entrar em contato e descubra como auxiliamos sua empresa!

Leia também:

>>> Automação de marketing: tudo o que precisa saber sobre o assunto

>>> 8 motivos para você usar marketing de conteúdo no seu site 

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