BLOG
Muito Mais Digital
Muito Mais Digital 19 de fevereiro de 2024
Compartilhe:

Redes Sociais. Como aparecer no feed de notícias do seu público.

Você já se perguntou como ganhar dinheiro com o Facebook? Ou tentou entender como surgem tantas matérias falando sobre empresas que estão dando certo nas redes sociais?

O Facebook, e também outras redes sociais, são excelentes canais para transmitir sua mensagem, inclusive para maximizar os resultados de vendas de sua empresa.

A grande vantagem, mas também grande desafio, das redes sociais é a possibilidade de segmentação. Para ser efetiva, uma campanha tem que obrigatoriamente possuir um direcionamento e uma mensagem que comunique com um público-alvo específico.

Entendendo isso, fica mais fácil aparecer no feed de seu público-alvo, tendo mais chances de conquistar destaque e de captar a atenção de um cliente em potencial.

redes sociais

Close-up Macro: Person Holding and Using Smartphone, Browsing through Pictures on Social Network Wall. Finger Scrolling Social Media App Feed: Travel, Animals, Food. Mock-up Application Design

Mas há outras estratégias que você pode adotar para atingir esse resultado. A seguir, vou apresentar algumas ideias e soluções sobre como fazer a sua campanha dar certo.

Para isso, é preciso antes entender alguns conceitos básicos, tanto sobre a evolução da rede social, como também sobre a produção de conteúdo para diferentes plataformas. Vamos juntos?

Qual a importância das redes sociais na estratégia de marketing digital?

Se você tem uma empresa, certamente já deve ter se perguntado qual a importância das redes sociais em estratégias de marketing digital. Será que vale mesmo a pena trabalhar com esses canais?

Sim, as redes sociais são poderosas aliadas porque é nelas que os usuários da internet passam mais tempo. De acordo com um levantamento da Comscore, a categoria de social media é a mais consumida no Brasil, com 46 horas mensais gastas por usuário.

Na prática, isso significa que trabalhar com redes sociais é estar onde seu público-alvo está. Como resultado, é possível ter vantagens importantes, como as que apresentamos a seguir:

1. Aumento de visibilidade

Quem está na rede social e realiza campanhas de qualidade em diferentes plataformas consegue ter maior visibilidade. Os usuários conhecem ou reconhecem a marca, é possível divulgar produtos e ações, bem como fazer campanhas para ter maior alcance, fazendo suas publicações chegarem a mais pessoas.

Por isso, o investimento nas redes sociais é perfeito para captar novas oportunidades de negócios, tendo destaque entre seu público-alvo.

2. Construção de relacionamentos

As redes sociais também funcionam como canais que permitem construir relacionamentos com leads e clientes, mantendo uma maior proximidade a eles, além de dar respostas mais rápidas. Assim, conseguirá aproveitar melhor as oportunidades de negócio.

Inclusive, a empresa pode investir em grupos privados do Facebook, Instagram e WhatsApp, aproximando-se ainda mais de seu público, além de ter um ambiente controlado para construção e manutenção de relacionamentos.

Ainda falando sobre o relacionamento, o trabalho com redes sociais em estratégias de marketing digital permite que a empresa construa uma base de clientes fiéis, que passam uma imagem positiva da marca e de seus produtos ou serviços.

3. Trabalho de posicionamento da marca

O uso de social media em estratégias de marketing digital também permite trabalhar o posicionamento da marca, conquistando maior relevância no mercado, especificamente no segmento de atuação.

O posicionamento da marca influencia na forma como os consumidores a enxergam e pode ajudar a atrair novos relacionamentos e oportunidades de vendas. Daí a importância de considerar as redes para ter uma boa imagem entre o público-alvo.

4. Maior taxa de engajamento com a marca

O engajamento é quando o usuário faz uma ação com algum conteúdo da marca na rede social. Pode ser desde um clique até uma curtida, ações que são importantes porque demonstram ao algoritmo que o usuário tem interesse no conteúdo que a empresa produz. Assim, garante-se uma chance maior de aparecer no feed de forma orgânica.

5. Construção de autoridade

A rede social também é o local perfeito para divulgar conteúdo original e criativo, o que contribui para que a empresa se estabeleça como uma autoridade em sua área de atuação.

Dessa forma, poderá atrair mais oportunidades de negócios e vender mais, passando maior credibilidade ao cliente no momento de decisão de compra.

6. Aumento de tráfego em sites e de conversões

Você também pode utilizar a rede social para aumento do tráfego em sites e da taxa de conversão. Para isso, basta realizar campanhas que redirecionam o tráfego, o que impacta diretamente nas conversões.

Viu só como investir em redes sociais em estratégias de marketing traz resultados importantes para seu negócio? Por isso, não deixe de incluí-las em seu planejamento!

Preciso estar em todas as redes sociais?

Uma dúvida muito comum entre gestores e empreendedores é sobre a presença nas redes sociais. É preciso estar em todas? Na realidade, não! Recomenda-se que esteja somente nas que fazem mais sentido para o negócio, ou seja, naquelas em que seu público-alvo está.

Afinal, de que adianta criar perfis em todas as redes sociais se você não vai alcançar o público que deseja? Além disso, terá muito mais trabalho e custo para manter os perfis atualizados. É provável que não dê conta de criar conteúdo original para todos os perfis, ainda mais se trabalhar sozinho ou com uma equipe pequena.

Por isso, o segredo para ter sucesso é focar em redes sociais em que seu público-alvo está. Dessa forma, também conseguirá destinar melhor os recursos, trabalhando com um orçamento maior em campanhas de Ads, o que contribuirá para ter um melhor resultado.

E como escolher a rede social perfeita? Para isso, você precisa conhecer seu público-alvo e personas, o que possibilitará entender seu comportamento e identificar em quais plataformas eles estão.

O público-alvo é um conceito mais amplo e consiste em um grupo de pessoas que podem ter interesse em algum produto ou serviço que sua empresa oferece. Trata-se do primeiro estágio de segmentação utilizado em campanhas de marketing digital.

Já a persona é uma pessoa específica dentro desse grupo do público-alvo. É uma personagem semifictícia, ou seja, a representação do perfil que a empresa deseja impactar em campanhas de marketing. Na prática, a persona representa o cliente ideal da marca.

Quando se tem um público-alvo e persona (ou personas) bem definidas, é possível escolher a rede social perfeita para atuar, bem como ter maior chance de sucesso em campanhas de marketing digital.

Minha página não tem mais a quantidade de curtidas de antigamente, o que fazer?

Há algum tempo o alcance do Facebook diminuiu, mesmo você tendo 100 curtidas ou 1 milhão em sua fanpage. Nos primórdios do Facebook, o alcance era próximo de 100%. Por volta de 2012, caiu para 16% e já faz algum tempo que foi reduzido ainda mais.

Segundo empresas especializadas em relatórios digitais, páginas com mais de 1 milhão de curtidas conseguem algo próximo de 2,3% de alcance, enquanto em páginas menores o alcance pode ser ainda menor, normalmente algo em torno de 1%, apenas.

Eu sei o que você está pensando: não é justo, os seguidores são meus! Em alguns casos, você pode até ter pago pelas curtidas, e mesmo assim o alcance é reduzido.

E, embora esta seja a regra do jogo, você pode aumentar o engajamento e conseguir um alcance maior com a sua audiência – explicarei logo mais como fazer isso, mas por enquanto continuo contextualizando a situação para que entenda o processo inteiro e possa aumentar a eficácia de entrega da sua mensagem.

Esta diminuição de alcance não foi com a intenção de prejudicar ninguém, mas sim de facilitar a vida dos usuários da rede. Pense em uma situação mais física, como uma visita ao supermercado.

Se você vai até um supermercado uma, duas ou três vezes e não encontra o que está procurando, mas sabe que em outra rede você sempre encontra o que precisa, por quais motivos você continuaria indo até a primeira opção, que não tem o que você gosta?

Da mesma forma acontece com o Facebook, ele prioriza o conteúdo de acordo com o que os usuários mais se identificam, garantindo assim uma boa experiência e o retorno recorrente para “aquela olhadinha”.

O número de postagens é gigantesco hoje, a produção de conteúdo nunca atingiu uma quantidade tão grande em nenhum momento antes, ainda mais centralizada em um único canal.

A questão principal é sobre a relevância do conteúdo, e não a quantidade. Nem todo o conteúdo gerado é de qualidade ou interessa a todo o público presente nas redes sociais.

Por isso, o primeiro motivo da redução do alcance é priorizar no feed de notícias as informações mais relevantes de acordo com o perfil de cada persona, garantindo assim que nós como usuários tenhamos sempre novidades que nos agradem em nossa timeline.

Outra priorização que o Facebook criou é para pessoas e geradores certificados de conteúdos, como jornais. Ou seja, você verá muito mais atualizações de seus amigos e meios de notícias do que de outras fanpages que você curtiu. Mas por quê? Porque é como o algoritmo enxerga o comportamento do usuário.

O segundo ponto para diminuir o engajamento é a monetização da plataforma. A estrutura para manter o Facebook funcionando com a quantidade de atualizações, novidades, correções, segurança, inovação e entrega de conteúdo curado de qualidade é gigantesca.

Logo, mantê-la e ainda obter lucro não é uma tarefa fácil, e assim como você pretende vender o seu produto ou serviço, eles também precisam de uma fonte de renda, e este foi o meio encontrado para se sustentar, justo, não?

Como gerar conteúdo para ter maior alcance e aparecer no feed do seu público?

Primeiro, é preciso entender quem é o seu público. São jovens? De qual faixa etária? Prioritariamente masculino ou feminino? O que eles ouvem (não só de músicas, mas dos pais, mães, amigos, parentes, colegas de trabalho, faculdade, etc.)? O que e como pensam?

Entender o seu público é parte fundamental da sua estratégia para poder entregar a mensagem correta na hora certa. De nada adianta você colocar uma faixa muito ampla, por exemplo, pessoas de 18 a 95 anos, ambos os sexos.

Como você conversa com toda esta faixa de opções não só de idade, mas de culturas diferentes, épocas distintas, valores, entre outros? Tudo é diferente, e a segmentação é essencial para cada mensagem.

Mas e como empresas maiores trabalham essas mensagens? Elas segmentam e fazem comunicações de acordo com cada faixa de público. Assim, uma empresa como a Antarctica consegue, por exemplo, vender o guaraná com um foco voltado aos jovens em mídias sociais e público de meia idade com anúncios na TV.

Ou ainda em um formato digital para este mesmo público de meia idade, mas com uma mensagem direcionada de acordo com as suas necessidades naquele momento da vida, afinal, não seria interessante para um público que não conhece Ed Sheeran vê-lo em um anúncio e não o reconhecer.

Talvez, neste momento, você até se pergunte quem é Ed Sheeran, saiba que é um cantor britânico que já vendeu mais de 22 milhões de cópias de seu trabalho e lotou shows em diversas cidades do mundo, inclusive do Brasil.

Mas não fazer parte do público-alvo das músicas dele não o exclui da sua lista de personalidades a acompanhar, caso o seu público-alvo seja fã do cantor. Entender o comportamento é fundamental para acertar na mensagem.

Definido o seu público, a faixa etária, interesses, entendido um pouco do seu dia a dia, fica mais fácil criar algo que encante e envolva a sua audiência.

Vamos utilizar o exemplo de alguém que é seguidor do próprio Ed Sheeran: seria muito mais fácil a pessoa curtir uma postagem com uma frase do cantor, do que uma frase de um economista (aqui foi um exemplo exagerado para exemplificar, vários objetivos devem ser traçados também, dentre eles o branding da empresa, na hora de escolher uma pessoa que irá representar a imagem corporativa).

Se a mesma pessoa for um adolescente de 16 anos, que tem algumas incertezas sobre a faculdade, ouve de várias pessoas que é importante escolher um curso que irá regrar sua vida (sendo isso ou não verdade), em qual nível de ansiedade esta pessoa está imersa?

Possivelmente ela tenha muita coisa a viver ainda, e muitos problemas por vir, mas aquele momento é o mais importante do mundo para ela. Como ajudá-la? Transmitindo mensagens para acalmá-la, confortá-la ou talvez algo mais direto ajudando nas escolhas?

Isto faz toda a diferença na hora de conversar com o seu cliente, além de proporcionar uma boa experiência com um produto ou serviço seu, que talvez até possa ajudá-la diretamente neste problema e neste momento.

Quando você conversa na linguagem que o seu público entende, as chances de sucesso são muito maiores. Ou talvez a oportunidade seja para oferecer uma válvula de escape para esta pessoa, com mensagens e ações que conduzam a uma sensação de liberdade.

É assim que as grandes empresas trabalham, com mensagens personalizadas em diferentes canais para que o seu público se identifique e se sinta parte, ou ainda representado, por uma marca que os inspira.

A Nike, uma das maiores empresas de materiais esportivos e seu slogan “just do it”, traduzido para algo como “apenas faça”, entendeu que os consumidores têm muitos problemas para começar a prática esportiva, várias desculpas, e criou esse conceito de “vá lá e faça”.

Dentro dele, trabalham diversas campanhas incentivando a práticas esportivas, como os atletas do dia a dia podem aumentar sua performance ou manter um certo conforto utilizando seus produtos. Não os vemos empurrando produtos garganta abaixo, mas a mensagem é muito clara e objetiva, pequena e fácil de ser lembrada.

Obviamente eles utilizam uma estratégia de diferentes canais, com diferentes mensagens para cada fase da jornada de compra dos consumidores, conseguindo assim uma abrangência muito maior, além da repetitividade da mensagem que existe há décadas.

Entregando uma mensagem que agrade sua audiência irá aumentar o engajamento do seu público, seja através de interações como curtidas, compartilhamentos ou até mesmo clicks na postagem.

Aumentando o seu engajamento, o algoritmo da rede social entenderá que você é um bom gerador de conteúdo, e permitirá que suas publicações apareçam para mais pessoas.

Afinal, a plataforma é uma ferramenta de disseminação de conteúdo, e se você está ajudando mais usuários a permanecerem conectados, para ela é um bom negócio que você se sinta motivado e continue o bom trabalho.

Se pudesse resumir os últimos parágrafos a uma simples frase, seria: pense antes e faça com qualidade! Quer um bom exercício para praticar? Pense que você poderia fazer um único post em seu Facebook por um ano inteiro, e ficaria ali, parado. O que você colocaria nele? Lembre-se de que não adianta acumular com informações, pois as imagens que excedem 20% de textos têm o alcance reduzido.


Falem bem ou falem mal, mas falem de mim?

Será que essa máxima é válida? Acredite em mim: não! Procure passar a imagem da sua empresa da forma como planejou, e não busque envolver-se em polêmicas.

Em um mundo polarizado como estamos, qualquer julgamento de uma mensagem fora de contexto pode gerar uma revolução que se torna incontrolável em bem pouco tempo.

Algumas empresas assumem assuntos polêmicos e se apropriam como interlocutores de grupos de pessoas, este é um caso diferente em que é “planejado” assumir essa postura, mas tirando esses casos isolados a máxima não é válida, e deve ser evitada.

Um exemplo é o da empresa JBS, envolvida em escândalos de corrupção política nacional e internacionalmente. Outras empresas que muitos nem sabiam serem clientes deles acabaram por se manifestar, como a Domino’s Pizza, alegando que deixariam de consumir produtos da JBS.

O público da Domino’s que os acompanha possivelmente se identifica com essa posição, caso contrário, ou eles não se manifestariam, ou apenas não mais comprariam os insumos sem informar os consumidores da posição.

Nesse caso, a decisão pode ter sido uma posição política e administrativa da empresa, mas que foi utilizada de forma a passar um posicionamento público da marca para gerar maior engajamento. Possivelmente foi planejado por uma equipe pronta para conter possíveis crises e reações contrárias que pudessem ocorrer durante o processo.

Conte com o suporte de uma agência de marketing digital

Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o funcionamento e como entregar um conteúdo de qualidade para o seu usuário. Não é tarefa fácil e, como tudo na vida, exige estudo, esforço e empenho, mas vale a pena.

Ainda assim possui dificuldade para ter maior visibilidade em redes sociais? Uma solução para esse problema é contar com o suporte de uma agência de marketing digital, contratando o serviço de gestão de mídias sociais.

Assim, terá um planejamento de qualidade, manterá o perfil da empresa sempre atualizado com conteúdo original e terá maior chance de aparecer no feed por meio de um trabalho de excelência.

A Muito Mais Digital, agência de marketing digital Curitiba, é a parceira ideal para ajudar seu negócio a atingir esses resultados. Entre em contato conosco e saiba mais!

>>> Os Segredos para Vender Mais pelas Redes Sociais

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.