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O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleTrata-se do uso de tecnologias para automatizar processos, com foco no aumento da eficiência e produtividade. Pode ser aplicada, por exemplo, para disparo de e-mails, agendamento de posts, entre outras ações.
De maneira geral, a automação abrange todo o processo de marketing por meio de fluxos de trabalho. Neste caso, uma tarefa é ativada automaticamente após outra, sem ações manuais.
A automação pode ser usada em qualquer estratégia de marketing, mas tende a ser utilizada mais em ações e serviço de Inbound Marketing. O foco é captar leads, nutri-los e fazer com que avancem pelo funil de vendas até estarem prontos para uma abordagem comercial.
Também é possível utilizar a automação de marketing no pós-venda, na ativação e fidelização de clientes. A intenção é manter o relacionamento, estimular a retenção e gerar recompras.
A automação de marketing digital proporciona vantagens pontuais para a empresa em curto e longo prazos. A seguir, listamos as mais representativas:
Quando se automatiza processos, a equipe se torna mais produtiva. Um mesmo e-mail marketing pode ser replicado para vários leads de sua base, também dá para disparar e-mails de forma automática, entre outras rotinas.
Dessa forma, a equipe de marketing pode se dedicar a outras atividades que não são tão mecânicas, como as que exigem criatividade e planejamento.
A automação também contribui para ter uma maior escalabilidade, com possibilidade de crescimento e vendas sem ter um custo elevado.
Isso acontece porque as ferramentas de automação de marketing permitem replicar processos e atingir um número maior de pessoas sem precisar fazer grandes investimentos continuamente.
A empresa faz um investimento inicial em ferramentas e treinamentos de pessoal. Depois que a estrutura e processos estiverem consolidados, a empresa não precisa contratar mais pessoas para gerar vendas. A ferramenta faz esse trabalho por um custo menor.
Ao usar ferramentas para automação é possível dar maior eficiência para estratégias e ações de marketing digital. Com elas, é possível otimizar o tempo da equipe, melhorar a captação e relacionamento com leads, abordando-os na hora certa.
Além disso, contribui para que os leads avancem no funil de vendas de maneira automática, sem ter esforço manual. Portanto, entrega resultados sem demandar trabalho mecânico, o que consumiria muito tempo de sua equipe.
Com ferramentas de automação é possível registrar e concentrar atividades de áreas e equipes num só sistema. Isso permite o fácil acesso a dados, com equipes de marketing acompanhando o andamento das atividades com maior facilidade.
As ferramentas também permitem monitorar dados e medir resultados de ações. É possível, por exemplo, verificar taxas de abertura de e-mail e conversões em etapas do funil.
Assim, fica mais fácil identificar o que funciona, o que precisa passar por melhorias e otimizações para gerar resultados e novas oportunidades para a empresa.
A automação de marketing diminui o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que é quanto a empresa investe para conquistar um cliente.
Isso é possível porque se replica processos com a ferramenta de automação. Portanto, a empresa consegue atingir clientes somente utilizando processos já estruturados.
A automação reduz a possibilidade de erro, pois o trabalho é feito por máquinas. Dá para programar o envio de e-mail e não correr o risco de se esquecer de enviá-los manualmente, por exemplo.
No entanto, é importante lembrar que a tecnologia não é infalível. É preciso que a empresa tenha uma estrutura para mantê-la funcionando, inclusive profissionais capacitados para configurar a ferramenta.
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Uma dúvida muito comum é o que as ferramentas para automação de marketing fazem. Elas têm vários recursos e, a seguir, destacamos alguns dos principais:
Trata-se da criação de uma sequência de ações automáticas, que são disparadas por gatilhos que levam leads de um ponto a outro que a empresa deseja.
O fluxo de nutrição é um dos mais utilizados, fazendo com o que lead que está no meio do funil amadureça e avance até a etapa em que estará mais suscetível a comprar.
É a atribuição de status aos leads, que acontece de forma automatizada e permite saber em que estágio estão. Assim, poderá personalizar a comunicação de maneira adequada.
A ferramenta também oferece a segmentação de contatos, o que possibilita a personalização da comunicação. Com esse recurso, a empresa entrega a mensagem correta, na hora certa.
Ferramentas podem ser utilizadas para automatizar o envio de e-mails nos fluxos e campanhas, bem como para envio de ofertas e disparos de remarketing.
Viabiliza o acompanhamento de taxas de conversão para saber quantos leads evoluíram e realizaram uma compra. Assim, fica mais fácil identificar gargalos e otimizar o funil. Além disso, as informações obtidas podem ser utilizadas pela gestão de marketing digital em outras campanhas realizadas pela empresa.
Há uma grande variedade de plataformas de automação de marketing, mas algumas se destacam pelos recursos e usabilidade. Confira algumas das principais:
É considerada uma das ferramentas mais completas, com integração com CRM, acompanhamento de resultados em tempo real, listas de segmentação, dashboards e relatórios personalizados, entre outros.
Permite disparos de e-mail marketing, criar landing pages e ações de automação, gerir base de contatos e mídias sociais, otimizar conteúdos para motores de busca, entre outros.
A automação e configuração dessas e outras ferramentas pode ser feita internamente ou através de uma empresa especializada, como a MMD, agência de marketing digital em Curitiba!
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