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Você está em: Home » Automação de marketing: tudo o que precisa saber sobre o assunto

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Muito Mais Digital 11 de outubro de 2022
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Automação de marketing: tudo o que precisa saber sobre o assunto

Veja quais são as principais ferramentas disponíveis para implementar essa estratégia.

O que você vai encontrar neste artigo:

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  • Quais são as vantagens da automação de marketing?
    • Aumento da produtividade da equipe
    • Escalabilidade
    • Maior eficiência em estratégias de marketing digital
    • Integração de áreas e equipes
    • Monitoramento de dados
    • Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes
    • Menor possibilidade de erro
  • Ferramentas de automação de marketing: o que elas fazem?
    • Criação de fluxos de automação
    • Atribuição de status
    • Segmentação de contatos
    • E-mail marketing
    • Relatórios
  • Principais ferramentas de automação de marketing
    • HubSpot
    • RD Station 

O que é a automação de marketing?

  • Trata-se do uso de tecnologias para automatizar processos, com foco no aumento da eficiência e produtividade. Pode ser aplicada, por exemplo, para disparo de e-mails, agendamento de posts, entre outras ações.

    De maneira geral, a automação abrange todo o processo de marketing por meio de fluxos de trabalho. Neste caso, uma tarefa é ativada automaticamente após outra, sem ações manuais.

    A automação pode ser usada em qualquer estratégia de marketing, mas tende a ser utilizada mais em ações e serviço de Inbound Marketing. O foco é captar leads, nutri-los e fazer com que avancem pelo funil de vendas até estarem prontos para uma abordagem comercial.

    Também é possível utilizar a automação de marketing no pós-venda, na ativação e fidelização de clientes. A intenção é manter o relacionamento, estimular a retenção e gerar recompras.

    Quais são as vantagens da automação de marketing?

Quais as vantagens

  • A automação de marketing digital proporciona vantagens pontuais para a empresa em curto e longo prazos. A seguir, listamos as mais representativas:

    Aumento da produtividade da equipe

    Quando se automatiza processos, a equipe se torna mais produtiva. Um mesmo e-mail marketing pode ser replicado para vários leads de sua base, também dá para disparar e-mails de forma automática, entre outras rotinas. 

    Dessa forma, a equipe de marketing pode se dedicar a outras atividades que não são tão mecânicas, como as que exigem criatividade e planejamento.

    Escalabilidade

    A automação também contribui para ter uma maior escalabilidade, com possibilidade de crescimento e vendas sem ter um custo elevado.

    Isso acontece porque as ferramentas de automação de marketing permitem replicar processos e atingir um número maior de pessoas sem precisar fazer grandes investimentos continuamente.

    A empresa faz um investimento inicial em ferramentas e treinamentos de pessoal. Depois que a estrutura e processos estiverem consolidados, a empresa não precisa contratar mais pessoas para gerar vendas. A ferramenta faz esse trabalho por um custo menor.

    Maior eficiência em estratégias de marketing digital

    Ao usar ferramentas para automação é possível dar maior eficiência para estratégias e ações de marketing digital. Com elas, é possível otimizar o tempo da equipe, melhorar a captação e relacionamento com leads, abordando-os na hora certa.

    Além disso, contribui para que os leads avancem no funil de vendas de maneira automática, sem ter esforço manual. Portanto, entrega resultados sem demandar trabalho mecânico, o que consumiria muito tempo de sua equipe.

automação de marketing


  • Integração de áreas e equipes

    Com ferramentas de automação é possível registrar e concentrar atividades de áreas e equipes num só sistema. Isso permite o fácil acesso a dados, com equipes de marketing acompanhando o andamento das atividades com maior facilidade.

    Monitoramento de dados

    As ferramentas também permitem monitorar dados e medir resultados de ações. É possível, por exemplo, verificar taxas de abertura de e-mail e conversões em etapas do funil.

    Assim, fica mais fácil identificar o que funciona, o que precisa passar por melhorias e otimizações para gerar resultados e novas oportunidades para a empresa.

    Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes

    A automação de marketing diminui o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que é quanto a empresa investe para conquistar um cliente.

    Isso é possível porque se replica processos com a ferramenta de automação. Portanto, a empresa consegue atingir clientes somente utilizando processos já estruturados.

    Menor possibilidade de erro

    A automação reduz a possibilidade de erro, pois o trabalho é feito por máquinas. Dá para programar o envio de e-mail e não correr o risco de se esquecer de enviá-los manualmente, por exemplo.

    No entanto, é importante lembrar que a tecnologia não é infalível. É preciso que a empresa tenha uma estrutura para mantê-la funcionando, inclusive profissionais capacitados para configurar a ferramenta.

     

    Leia também:

    >>>Ferramentas para o Inbound Marketing

    Ferramentas de automação de marketing: o que elas fazem?

ferramentas

  • Uma dúvida muito comum é o que as ferramentas para automação de marketing fazem. Elas têm vários recursos e, a seguir, destacamos alguns dos principais:

    Criação de fluxos de automação

    Trata-se da criação de uma sequência de ações automáticas, que são disparadas por gatilhos que levam leads de um ponto a outro que a empresa deseja.

    O fluxo de nutrição é um dos mais utilizados, fazendo com o que lead que está no meio do funil amadureça e avance até a etapa em que estará mais suscetível a comprar.

    Atribuição de status

    É a atribuição de status aos leads, que acontece de forma automatizada e permite saber em que estágio estão. Assim, poderá personalizar a comunicação de maneira adequada.

    Segmentação de contatos

    A ferramenta também oferece a segmentação de contatos, o que possibilita a personalização da comunicação. Com esse recurso, a empresa entrega a mensagem correta, na hora certa.

    E-mail marketing

    Ferramentas podem ser utilizadas para automatizar o envio de e-mails nos fluxos e campanhas, bem como para envio de ofertas e disparos de remarketing.

    Relatórios

    Viabiliza o acompanhamento de taxas de conversão para saber quantos leads evoluíram e realizaram uma compra. Assim, fica mais fácil identificar gargalos e otimizar o funil. Além disso, as informações obtidas podem ser utilizadas pela gestão de marketing digital em outras campanhas realizadas pela empresa.

     

Quais são as vantagens da automação de marketing?

  • Principais ferramentas de automação de marketing

    Há uma grande variedade de plataformas de automação de marketing, mas algumas se destacam pelos recursos e usabilidade. Confira algumas das principais:

    HubSpot

    É considerada uma das ferramentas mais completas, com integração com CRM, acompanhamento de resultados em tempo real, listas de segmentação, dashboards e relatórios personalizados, entre outros.

    RD Station 

    Permite disparos de e-mail marketing, criar landing pages e ações de automação, gerir base de contatos e mídias sociais, otimizar conteúdos para motores de busca, entre outros.

    A automação e configuração dessas e outras ferramentas pode ser feita internamente ou através de uma empresa especializada, como a MMD, agência de marketing digital em Curitiba!

  • Entre em contatoLeia também:
  • >>> O que é base de leads? Preciso de uma base para ter sucesso?
  • >>> Principais formas de vender na internet
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