Você está em: Home » Campanhas Pmax (Performance Max) – O que são e como utilizá-las?
As campanhas Pmax (Performance Max) foram lançadas pelo Google oficialmente no final de 2021. Justamente por ser um recurso relativamente novo, esse tipo de campanha costuma gerar dúvidas. Afinal, o que são e como utilizá-las?
Para esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre campanhas Pmax, do Google Ads. Continue a leitura e descubra!
Trata-se de uma modalidade de campanha do Google Ads que tem como foco a automatização. Também conhecidas como “campanhas de maior desempenho”, elas combinam a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para atingir melhores resultados do que outras campanhas do Google.
Esse tipo de campanha faz combinações mais assertivas de ativos de anúncios, lances, segmentação, otimização do orçamento e entregas. Paralelamente, possibilita testar diversos formatos e redes da plataforma, tudo em um só lugar.
Um detalhe importante sobre as campanhas Pmax é que complementam campanhas que usam palavras-chave como critério de segmentação. Por isso, conseguem chegar a um número maior de pessoas em relação às campanhas tradicionais, tendo mais alcance e taxa de conversão elevada.
Adotar campanhas Pmax como parte de sua estratégia em Google Ads traz vantagens especiais que fazem valer a pena o investimento. A seguir, confira quais são as principais vantagens:
As campanhas Performance Max garantem maior alcance de anúncios e aumentam as conversões. A empresa consegue personalizar metas importantes e atrair clientes em todos os canais do Google, ainda que apenas em uma campanha.
Todas as campanhas de maior desempenho podem alcançar clientes, pois combinam indicadores do público-alvo e conhecimento do Google sobre intenções e preferências dos consumidores em tempo real.
Uma das vantagens mais expressivas das campanhas Performance Max é o uso da automação e aprendizado de máquina de forma combinada, sempre com foco na maximização de resultados.
O recurso utiliza dados de todos os canais do Google para escolher pontos de contato mais valiosos que influenciam na decisão dos clientes. Assim, tem-se uma maior possibilidade de conversão.
Além disso, modelos de aprendizado de máquina são utilizados para estimativas precisas sobre anúncios, público-alvo e combinações que podem apresentar o melhor desempenho.
Sem dúvidas, uma das vantagens das campanhas Pmax é a rapidez para subir uma campanha utilizando todos os canais disponíveis no inventário do Google.
Basta ter em mãos os criativos (artes para os anúncios) nos formatos recomendados de 1200×628, 600×314, 300×300, e 314×314 (para campanhas com meta de visitas à loja), além do logotipo no formato de 128×128. Recomenda-se também a utilização de vídeos para aumentar a qualidade do anúncio, já que a campanha também será veiculada no Youtube.
Após criar os textos de títulos e descrições, você precisará definir os indicadores de público-alvo e pronto! Sua campanha passará por uma análise e, em seguida, poderá ser veiculada.
Embora seja eficaz em entregar resultados, há algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de investir em campanhas de maior desempenho.
Uma delas é a necessidade de um orçamento mais alto em relação a campanhas tradicionais. Portanto, deve-se trabalhar com um valor maior para aumentar a chance de sucesso e alcançar os objetivos previamente definidos.
Além disso, a automação das campanhas Pmax torna o processo mais fácil, mas pode limitar o controle pelo gestor. Logo, é preciso considerar essa característica ao adotar esse tipo de campanha em sua estratégia.
Uma dúvida comum é quando implementar as campanhas Pmax. Seu uso é indicado quando se quer maximizar resultados de campanhas que utilizam a palavra-chave para segmentação.
O recurso é um aliado quando se tem metas específicas de vendas, captação de leads, aumento de tráfego em sites e visitas a lojas locais e promoções.
Os anúncios dessas campanhas aparecerão em todas as redes de ecossistema do Google (pesquisa, YouTube, Display, Gmail, Discovery Google Maps, entre outras), sem limitações de canais para exibição, de forma a maximizar resultados.
O uso da Pmax também é uma alternativa quando se quer acessar facilmente todos os canais de publicidade do Google numa só campanha.
Ainda que as campanhas Pmax usem inteligência artificial avançada, é essencial saber como utilizá-las para alcançar os objetivos previamente estabelecidos.
A princípio, é fundamental enviar dados para alimentar a inteligência artificial do Google. De maneira geral, é preciso fornecer o objetivo / meta da campanha, recursos de texto, imagem e vídeo, feeds, indicadores (como público-alvo e listas de remarketing), locais de segmentação, idioma e metas de CPA (Custo por Ação) ou ROAS (Retorno sobre Gastos com Publicidade).
Quer aumentar a chance de sucesso? Existem práticas recomendadas para conseguir aproveitar o recurso ao máximo e ter maior possibilidade de conseguir objetivos. Abaixo, confira quais são as principais:
Quer implementar as campanhas Performance Max em sua estratégia de marketing digital e Google Ads, mas não sabe exatamente como fazer isso?
É preciso contar com o suporte de profissionais especializados para configurar as campanhas corretamente e aumentar a possibilidade de sucesso das ações.
Para isso, basta contratar uma agência certificada e parceira oficial do Google! Assim, as chances de ter um trabalho de alta qualidade e que gere os objetivos estabelecidos é maior.
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