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Conhecer e trabalhar com tendências do marketing digital para 2022 é perfeito para adequar a estratégia de sua empresa e gerar resultados online.
Aqui, você confere a segunda parte do nosso artigo sobre tendências do marketing digital 2022. Acompanhe e veja tudo o que sua empresa pode adotar para maximizar resultados!
As tendências para o ano abrangem desde o uso de ferramentas específicas até a adoção de estratégias alinhadas ao momento do mercado. Veja, a seguir, quais são as principais:
Foi-se o tempo que o WhatsApp era utilizado somente para se conectar com amigos ou familiares ou para disseminar fake news. Agora, ele se tornou um aliado nas vendas e no relacionamento com clientes.
É justamente daí que vem uma das principais tendências do marketing digital para 2022! Trata-se do marketing conversacional, que tem como foco a geração de demanda, mas no contexto das conversas usando ferramentas especiais, como o WhatsApp ou chatbots.
Um exemplo claro de marketing conversacional é a inserção do botão de WhatsApp no seu site! Ele possibilitará capturar contatos, construir relacionamentos e fazer com que avancem para a realização de uma compra.
O Google Web Stories funciona como uma ferramenta alternativa para gerar tráfego em sites. Ele ajuda a ofertar conteúdo relevante num formato diferente que tem potencial para alcançar uma audiência que a empresa ainda não atingiu.
Uma forma de trabalhar com o Google Web Stories é adaptar conteúdos que seu site já possui, disponibilizando-os em outro formato. É possível, por exemplo, fazer resumos em listas de blogs posts e divulgar o link para que os usuários acessem e se aprofundem no conteúdo. E não se esqueça de colocar CTAs nos Web Stories!
A criação do conteúdo interativo é uma forte tendência em marketing digital em 2022. Neste caso, o grande foco é o texto escrito que interage diretamente com o usuário, estimulando sua participação.
Exemplos clássicos de conteúdo interativo são os infográficos animados, quizzes e calculadoras. A ideia é proporcionar uma abordagem divertida e diferente ao usuário, de modo a lhe garantir uma experiência encantadora.
Além disso, o conteúdo interativo é perfeito para que a empresa levante dados sobre a preferência do público, seus hábitos, comportamento e suas necessidades. Assim, terá mais informações para realizar ações de marketing digital com maior assertividade.
O Marketing de Produto, também conhecido como Product Marketing, é uma estratégia que tem como foco encontrar, atrair e converter consumidores em potencial para um determinado produto.
No Marketing de Produto há o levantamento e análise de tendências do mercado, coleta de dados sobre quem compra ou não o produto, movimentações da concorrência, entre outros.
Também são realizadas atividades como criação de posicionamento, definição de estratégias a serem adotadas para lançar um produto, messaging, entre outras.
Um dos diferenciais do Marketing de Produto é que ele possibilita que a marca tenha um destaque competitivo, bem como que personalize sua comunicação e posicionamento de produto.
Paralelamente, contribui para que tenha sustentação do produto no mercado, tornando-o sólido, com menor risco de problemas. Auxilia na precificação, distribuição e design, além de contribuir para o alinhamento de equipes de produto, marketing e vendas, realizando um trabalho consistente e que gera resultados.
Embora seguir tendências possa gerar resultados significativos, não abandone a criatividade se realmente quiser se diferenciar no mercado e atrair mais clientes e oportunidades de negócio.
A dica para manter a criatividade ativa é sempre pensar além das tendências e do que o mercado pratica no momento, realizando adaptações necessárias e que têm mais a ver com seu negócio.
Além disso, consuma mais conteúdos que lhe tirem o lugar comum e tragam novos insights. Dessa maneira, conseguirá aumentar seu repertório e ter informação e conhecimento para fugir do óbvio em sua estratégia de marketing digital, trazendo os resultados esperados.
A diversidade e a inclusão são grandes tendências de marketing digital e têm a ver com a busca do consumidor de se identificar com a marca no âmbito social.
Hoje, o consumidor se sente mais impelido a comprar de uma marca que defenda as mesmas causas que ele, que assuma compromissos com o planeta e que efetivamente gere algum impacto positivo na sociedade.
Mas, é importante que a diversidade e a inclusão sejam adotadas além da internet, mostrando que não se trata apenas de agradar a maioria para gerar vendas.
É fundamental que a empresa realmente pratique esses valores na gestão, na contratação de seus colaboradores, no desenvolvimento de seus produtos, entre outros. Assim, passa-se maior credibilidade ao consumidor.
A palavra Metaverso não é exatamente nova, mas ganhou a mídia quando Mark Zuckerberg anunciou em 2021 que sua empresa agora tem um nome novo: Meta, em alusão ao metaverso.
Esse conceito tem a ver com a valorização do digital em detrimento do físico. Na prática, o Metaverso é um universo virtual que contempla tecnologias das realidades virtuais, aumentadas, inteligência artificial e a internet. Inclusive, existem plataformas de games que trabalham com esse conceito.
Tudo indica que é nesse universo que as marcas começaram a atuar. É justamente por isso que uma das principais tendências para 2022 é a exploração desse universo de realidade virtual para identificar exatamente como se destacar nesse meio.
Uma das formas que empresas têm encontrado para isso é a criação e uso de influenciadores virtuais, principalmente no caso de e-commerces e varejistas mais conhecidos.
Outra forma é o social e-commerce, com geração de oportunidades de vendas em redes sociais. Um bom exemplo é o Instagram, que lançou sua ferramenta de vendas em 2018 e desde então vem implementando novos recursos. A expectativa é que em 2022 o usuário consiga finalizar compras dentro de lojas no Instagram e no Facebook, sem precisar sair do aplicativo.
No post abaixo você encontra:
Tendências do marketing digital 2022 [PARTE 1]
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