Você está em: Home » O que foi tendência no Youtube em 2021 e como aproveitar os insights?
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleO vídeo é um dos principais formatos quando o assunto é alcance e engajamento. O YouTube atualmente é a rede social com a maior quantidade de conteúdo armazenado e nos últimos anos ele cresceu muito.
As pessoas não procuram apenas por diversão, lá elas buscam aprender e se informar também. 7 em cada 10 consumidores já usaram o YouTube para descobrir algo novo. Mas não basta apenas saber que é uma ferramenta popular e que pode fazer uma enorme diferença para sua audiência, é preciso ficar por dentro das tendências e saber como utilizá-lo para alavancar o seu negócio.
Durante esse ano, alguns assuntos foram tendência. Debates sobre causas sociais, racismo e atualidades, por exemplo, estiveram em alta. Assim como receitas culinárias e dicas do “faça você mesmo”.
Outro dado interessante é que 63,1% das pessoas que acompanham podcast, gostam de ver os bastidores da entrevista na rede. Shows como o da cantora Marília Mendonça tiveram mais de 3 milhões de espectadores simultâneos, mas as músicas num estilo mais relax também estiveram em alta.
Dessa forma, podemos perceber que a tendência quando falamos em vídeo não é apenas diversão, as pessoas querem se informar e também aprender algo novo. Então, vamos entender como você pode usar as tendências de vídeo na sua estratégia de marketing.
Além de criar toda uma experiência para o usuário enquanto ele assiste o seu vídeo, é preciso pensar nos formatos que aumentam as chances de interação. Vamos conferir os que se destacaram em 2021.
Com toda a certeza esse é um dos formatos mais inovadores de vídeos. Esses vídeos são excelentes para prender a atenção do seu público e colocá-los em uma imersão total com o seu produto.
Para se ter uma ideia, os vídeos 360º graus possuem uma taxa de conclusão¹ de 50% a mais que os outros formatos de vídeos. Quando falamos em taxas de cliques em anúncios em exibição, são 300% a mais.
Esse formato de vídeo pode ser usado para levar seu público a conhecer um local, um evento especial, transmitir uma informação, para entreter e até para produzir notícias.
O vídeo não é apenas uma ferramenta de entretenimento, ele precisa ser usado como tática para encurtar a jornada do cliente. É preciso aproveitar as experiências de compras habilitadas para vídeos.
A Walmart fez uma ponte entre os vídeos e o seu e-commerce através da integração com o streaming Vudu. Basicamente, a venda acontecerá através de uma call to action (CTA) de “Compre Agora” que irá direcionar o usuário, do vídeo, direto para o site.
A cada minuto o YouTube recebe cerca de 400 horas de vídeos, mas como destacar o seu conteúdo dentre tantos conteúdos? Simples, usando o SEO. Grande parte das pessoas que usam o YouTube não pensam em SEO. É preciso criar vídeos para o YouTube otimizados para os mecanismos de busca, para ter destaque entre a multidão.
Dessa forma, o SEO contribui para o atingimento dos objetivos de marketing, seja para gerar leads, para criar consciência da marca ou até para liderar um pensamento. De acordo com o Google, cerca de 90% dos consumidores afirmam que os vídeos os ajudam a tomar uma decisão no momento da compra.
Se a sua empresa investe em Inbound Marketing, vídeo é um formato que tem muito a contribuir, sabia? Sim, é possível adicionar vídeos a todas as etapas da jornada de compra. Os vídeos da primeira etapa devem ser direcionados ao aprendizado e à descoberta, já que o foco é atrair suas personas com conteúdos interessantes que abordam uma necessidade ou dor.
Leia também:
Você sabe o que é persona? Conheça aqui as diferenças.
Já na segunda etapa, chamada de reconhecimento do problema, o visitante já quer se aprofundar no assunto. Invista em vídeos educacionais, dicas com instruções e storytelling para criar identificação.
Quando o foco é a fase de consideração da solução, o visitante já sabe quais são suas necessidades e está avaliando possíveis soluções. Faça vídeos explicativos sobre seu produto, mas foque em valor e não em questões técnicas. Falar do benefício, daquilo que a pessoa vai ganhar, é muito mais tangível para a tomada de decisão.
Por fim, na fase de decisão de compra, os vídeos comerciais podem dar aquele empurrãozinho final. Portanto, seja direto, esclarecedor e convincente e tire todas as dúvidas frequentes sobre seu produto. Invista em tutoriais, demonstrações detalhadas, faça transmissões ao vivo e compartilhe experiências de uso.
Use os shorts do YouTube, por exemplo, para criar anúncios rápidos para campanhas do Google ADS e aproveite os insights oferecidos para direcionar suas campanhas.
Gostou das nossas sugestões? Leia mais sobre as tendência 2021 do Youtube neste estudo completo do Google:
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.