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Há sites que apresentam números de acessos expressivos, mas possuem um problema: não conseguem converter visitantes em leads, perdendo oportunidades de negócio.
Está enfrentando esse problema? Então, continue a leitura e confira dicas de como converter visitantes em leads, maximizando a possibilidade de realizar novas vendas.
O lead é um visitante de seu site que forneceu dados de contato demonstrando ter interesse em alguma oferta da sua empresa, seja uma oferta direta, de um produto ou serviço, ou algum benefício específico, como um material rico ou um cupom de desconto.
Além disso, a medida em que o lead está mais avançado na jornada de compra e mais qualificado, ele passa a ser encarado como uma oportunidade de negócio para a empresa, uma vez que demonstrou interesse no que ela produz e tem maior abertura para conhecer mais sobre seus produtos ou serviços, no momento certo.
Toda estratégia de inbound marketing tem como foco atrair visitantes para um site e transformá-los em leads, para que a empresa consiga fazê-los avançar no funil de vendas e realizar novos negócios.
O lead é uma peça fundamental de toda a estratégia digital, afinal, possibilita que a empresa mantenha o funil de vendas em constante “movimento” e gere novas oportunidades de negócios que, por consequência, aumentará o faturamento.
Além disso, atrair leads possibilita criar uma comunidade e relacionamento transparente e duradouro com a marca, com possibilidade de recompra e de indicação voluntária para amigos, reduzindo o custo de aquisição de novos clientes.
Existem diferentes estratégias que aumentam a chance de conversão de visitantes de sites em leads. Aqui, indicamos algumas das principais que sua empresa pode utilizar. Confira:
Os materiais ricos funcionam como iscas para conversão de visitantes em leads. Mas, o que é um material rico? É aquele formato que se aprofunda em um determinado tema, sendo mais encorpado do que um post em blog.
Para chamar a atenção de seu visitante e aumentar a possibilidade de conversão, o material deve ser exclusivo, ter profundidade e ser voltado a educar, de modo a gerar valor para o usuário.
Entre as principais opções de materiais ricos que sua empresa pode criar para a estratégia de conversão de visitantes em leads estão:
A landing page é uma página de captação de leads que se caracteriza por ser simples, com um objetivo claro e muito bem definido. Uma landing page de qualidade tem uma CTA (Call To Action) e descrição do material rico focados em solucionar o problema da persona naquela etapa da jornada.
Também apresenta um formulário com campos obrigatórios a serem preenchidos pelo visitante para acessar esse material rico. É importante que a empresa peça as informações corretas para conseguir nutrir o lead posteriormente.
A pop-up é uma janela que se abre automaticamente no navegador ao acessar uma página específica. Existem diversos tipos de pop-up que podem ser utilizados para aumentar sua taxa de conversão de leads.
Entre eles, destaque para a pop-up antifuga (exibida quando o usuário mostra intenção de deixar o site) e a pop-up CTA (normalmente aparece no canto da tela quando o visitante rola a página).
Os formulários podem ser inseridos na página do site da empresa, seja de maneira mais visível, como em um blog post, ou reduzida, como o tipo que é usado para inscrição em newsletter.
Inserir o botão flutuante do WhatsApp em seu site faz a diferença na captura de contatos, bem como viabiliza o uso da ferramenta em suas estratégias de marketing digital, ampliando a presença da marca.
O aplicativo possibilita iniciar uma conversa rapidamente com o visitante da página, bem como continuar essa conversa em outros canais da empresa, como por e-mail personalizado, estreitando o relacionamento com o lead.
Essa mesma dica é válida, por exemplo, para o chat online, que também possibilita essa comunicação rápida, com maior chance de atrair a atenção do visitante e convertê-lo em lead.
Agora que já conhece as principais formas e ferramentas para converter visitantes em leads, é preciso saber um detalhe fundamental em toda estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo: é essencial definir sua persona antes de criar materiais ricos.
Portanto, um dos primeiros passos a serem adotados é definir qual a persona da marca, que é a representação semifictícia de seu cliente ideal. Semifictícia porque é baseada em dados reais de clientes, levantados junto ao comercial da empresa ou demais canais.
Definir a persona é essencial porque possibilita personalizar a comunicação, garantindo maior assertividade, bem como maior taxa de conversão em leads.
Ao estabelecer a persona será possível conhecer as características principais de clientes, suas preferências, dores e necessidades, utilizando tais dados para criar o material e desenvolver ações que trarão resultados mais expressivos.
Um detalhe importante: uma empresa pode ter mais de uma persona, dependendo dos produtos e serviços que oferece. Portanto, pode ser que a sua tenha mais de uma. Se for o caso, procure definir cada uma delas.
Depois da conversão do visitante em lead, é importante que a empresa adote uma estratégia de relacionamento com ele, de acordo com a etapa em que está no funil de vendas. Assim, fará com que o lead avance naturalmente e se torne mais suscetível a uma abordagem comercial.
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