Você está em: Home » Como criar uma landing page de sucesso?
O objetivo da landing page é converter visitantes em leads para que se tornem futuros clientes, por isso, é tão importante saber como criar uma landing page de sucesso. Esse tipo de página também é conhecida como página de conversão ou aterrissagem e são bastante utilizadas em campanhas de marketing digital, pois possuem alta taxa de conversão.
É uma página que tem como foco realizar a conversão de um visitante em lead. Cada elemento que consta na página tem o único objetivo de levar o visitante a realizar uma ação. Seja fazer o download de um e-book, se inscrever em um curso, assinar uma newsletter, ou qualquer outro tipo de oferta.
Essas ofertas são conhecidas como “iscas digitais” e têm o objetivo de atrair o visitante para trocar suas informações pelo que está sendo ofertado. A landing page tem um papel fundamental no marketing digital, já que por meio dela é possível conseguir um contato direto com potenciais interessados em seus produtos e serviços.
A principal característica da landing page é ter poucos elementos e links, quando comprada a uma página institucional de um site. Isso porque, é importante focar apenas na proposta central da landing page, que é converter.
Então, qual é o segredo para criar uma landing page de sucesso? Calma, já vamos responder a essa pergunta. Mas antes é essencial que você saiba quais são os elementos essenciais para compor a landing page.
Leia também:
As etapas do Inbound Marketing. Conheça e explore cada uma delas
A criação de uma landing page pode ser rápida, já que hoje existem no mercado diversas ferramentas que ajudam nesse processo. O ideal é que você crie uma landing page objetiva e com foco totalmente na oferta, demonstrando os benefícios e as características. Um dos segredos da landing page, muito além de um design bonito, é um conteúdo persuasivo. A chamada “copy” deve unir aspectos das dores, desejos e necessidades da sua persona.
Por isso, agora vamos conhecer os elementos essenciais para criar uma landing page de sucesso.
A grande maioria das pessoas que chegam a uma página acabam lendo com mais atenção apenas o cabeçalho e os primeiros parágrafos. Poucas pessoas continuam a leitura até o final da página, ou seja, podemos considerar que o título e subtítulo são os principais elementos da sua landing page.
Por isso, é essencial que ambos transmitam claramente o quanto sua oferta é valiosa. Use cores que se destaquem do restante do texto, a fonte deve ser maior e o texto pode estar em negrito. O seu título precisa ser irresistível, precisa fazer com que o visitante continue a leitura para que a conversão aconteça.
É fato, uma imagem pode falar muito mais que um texto. Por isso, é essencial escolher uma imagem de impacto para sua landing page. Mas é importante que essa imagem reflita o valor da sua oferta e que estimule o visitante a deixar os seus dados.
Nada de imagens genéricas, isso só irá atrapalhar. Se possível, use uma imagem exclusiva, contrate um fotógrafo ou um editor para criar uma imagem única e de acordo com o seu projeto.
Após pensar em um bom título e numa imagem impactante, é preciso pensar na descrição da sua oferta. Procure descrever sua oferta de forma clara e objetiva. Tente eliminar o máximo de dúvidas que o seu visitante possa ter e preste atenção nesses detalhes:
Aqui no formulário é essencial focar nas informações extremamente relevantes para a sua campanha de marketing digital. Quanto mais informações forem solicitadas, “maior” deve ser a oferta. Por isso, peça as informações que realmente estão adequadas com àquilo que está sendo ofertado. E não se esqueça de que você pode ir solicitando mais dados do seu lead a medida em que ele avança no funil e dá mais indícios de que está realmente interessado em comprar ou seu produto ou contratar o seu serviço.
Conheça a sua persona antes de criar a landing page. Veja nosso post completo aqui:
O que é uma persona!?
Além do que falamos até aqui, existem outros elementos que ajudam a aumentar a taxa de conversão. São eles:
Pessoas tendem a confiar em um produto que já ofereceu resultado para outra pessoa. A recomendação aumenta a confiança na aquisição de um produto. Assim, se tiver relatos de outras pessoas que já adquiriram o seu produto, use na página.
Essa é uma estratégia muito usada no marketing, determinar um tempo para que a pessoa adquira sua oferta ajuda os indecisos a agirem mais rápido.
Coloque setas, use cores, direcione o olhar do seu visitante para o formulário. Use a técnica do encapsulamento, em que você cria um destaque do formulário em relação à página.
A Call to Action (chamada para ação) é elemento chave da estratégia. Faça uma chamada de ação simples e relacionada à sua oferta e insira no botão.
Equilibre os espaços em branco com a informação, tudo precisa ficar equilibrado, procure criar unidades para o seu conteúdo para organizar.
Procure usar fontes e cores que estejam relacionadas ao seu negócio, use sua identidade visual para compor sua landing page.
Esse é um ponto essencial para sua página, ela precisa ser visualizada em todos os dispositivos sem nenhum problema. Portanto, antes de colocar sua página para captar leads, teste em vários dispositivos para saber se tudo está ok.
As âncoras ficam no menu superior, mas ao invés de direcionar seu visitante para outra página, direciona para as sessões da sua landing page, facilitando a navegação.
Além disso, pense em tempo de carregamento, domínio próprio, certificado SSL e faça testes A/B.
Seguindo essas recomendações, você construirá uma landing page de sucesso para a sua oferta. Mas lembre-se de que tudo isso deve estar conectado à um projeto maior e estruturado, para nutrição de leads e geração de vendas.
Conte com a MMD para ajudar a sua empresa a estruturar ações eficientes de inbound marketing. Clique aqui e faça contato conosco!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.