BLOG
Muito Mais Digital
Muito Mais Digital 19 de junho de 2023
Compartilhe:

Agência para criação de sites: construa sua presença online

Confira um guia completo com todos os passos para criação de um site profissional para o seu negócio.

Você procura um passo a passo de como criar um site para sua empresa? Então, chegou ao lugar certo, iremos te mostrar um guia completo para ajudá-lo no processo de contratação de uma agência especializada no desenvolvimento de site.

Mas antes de começarmos, o que você realmente precisa? Um site, ou o “o site”? Pense que assim como tantos outros serviços que você contrata, ter a certeza de que você encontrou a agência certa para desenvolver o seu projeto é fundamental.

Recomendamos a leitura para que você tome uma decisão que traga retorno para a sua necessidade, alcance suas expectativas e não o deixe com uma impressão errada sobre o resultado apresentado. 

Abaixo apresentamos um guia para evitar dores de cabeça na hora de contratar um projeto para o seu novo site. Confira o passo a passo que utilizamos por aqui!

Ilustração de uma pessoa sentada em frente ao comutador

1º Definição do projeto

Definir exatamente o que você quer é a primeira e fundamental fase, as especificidades, tecnologias, módulos, adicionais, etc. podem ser definidos posteriormente, mas ter um projeto definido do que você quer e aonde quer chegar com o site é o primeiro ponto a ser levado em conta. 

Nada impede nesta etapa de criar uma lista de funcionalidades que você quer que o site tenha. Sempre recomendamos aos nossos clientes para criar nesta fase, o “projeto ideal”, assim ficará mais fácil mensurar como o projeto será executado ao longo do tempo.

2º Definição do escopo

O escopo do projeto é o alvo que você deseja atingir. Alguns exemplos que você pode colocar são: o branding da sua empresa, uma vitrine virtual, um portfólio de serviços, uma forma de contato (qual a prioridade na ordem entre todos os canais de contato que sua empresa recebe), um e-commerce, ou algum outro objetivo que você tenha. 

O site pode ter mais de um objetivo, nada impede que você queira utilizá-lo como portfólio de serviços e um canal de contato, mas isso deve estar bem acertado no escopo para que fique claro de onde você está partindo, e até onde quer chegar.

3º Estabeleça o conteúdo do site

O conteúdo do site é de fundamental importância, não apenas os elementos visuais como vídeos e imagens, mas também os conteúdos de texto. Isso tudo tem uma relevância ainda maior quando falamos de atração e retenção de usuários. 

É importante frisar neste momento que nenhuma empresa é igual a outra, sempre existem diferenciais que a destacam da concorrência. E se não houver um conteúdo que já deixe claro para o usuário as vantagens que ele pode ter ao contratar aquela empresa, serviço ou compre determinado produto, é fundamental criar esse material. 

Com o atual cenário mobile, em que a utilização de smartphones superou os computadores em volume de buscas do Google desde meados de 2015, não deixe de pensar no conteúdo para ter seu webdesign responsivo.

4º Escolha o domínio e a hospedagem

Seu site precisará de um domínio, e também uma hospedagem. Pensar em um domínio relevante e que tenha o contexto ou até mesmo o nome da sua empresa, pode evitar futuros aborrecimentos, deixo aqui algumas dicas para facilitar e minimizar os problemas. 

Eu particularmente tenho um problema todas as vezes que preciso que alguém anote meu sobrenome (Pidluznyj), mas muitas pessoas não pensam nisso porque tem sobrenomes que são facilmente interpretados logo de primeira. 

Não seria coerente eu, conhecendo que este nome tem problemas para ser pronunciado e anotado, criar um site www.agenciapidluznyj.com.br se eu quero que alguém acesse de forma rápida e prática. 

Portanto fica a dica para você: escolha algum nome fácil de ser interpretado. Evite também siglas que possam causar confusões em uma ligação como “FWF”, que pode ser confundido com “SWS” por exemplo.

Quanto à hospedagem, procure uma que seja a ideal para o seu projeto, não há necessidade por exemplo de hospedagens do tipo “cloud” para sites institucionais com volumes de acesso considerados baixos, mas é imprescindível para um e-commerce ter uma hospedagem que aguente um grande volume de tráfego, principalmente em eventos como a Black Friday. 

Consultar a empresa que irá desenvolver seu projeto de criação de sites pode ajudar na escolha, normalmente possuem parceiros que estão acostumados a trabalhar e podem facilitar o acesso para resolver qualquer tipo de problema que houver, até mesmo problemas que não são de sua responsabilidade, acabam resolvendo com certa eficácia.

5º Estabeleça a arquitetura da informação, fluxograma e wireframe

Esta é a base do seu site. Com base nas informações de definição, escopo e conteúdo, os profissionais envolvidos irão procurar soluções para priorizar a navegação e criar um fluxo em que o usuário realize as jornadas de conversão de acordo com o que você precisa. 

Não basta criar um site, ele tem que ser funcional, ser facilmente encontrado e principalmente converter no seu objetivo. Dentro dos objetivos, é importante ainda que sejam definidas metas para que o site atinja o previsto com a melhor performance possível.

6º Defina o design do layout

Após a estrutura aprovada, é a hora que os clientes normalmente mais esperam: conhecer o layout do site, mas repare como algumas fases são prioritárias para chegar nesta etapa e ter sucesso. 

O layout será construído com um foco específico e otimizado para cumprir os objetivos e metas, o que não quer dizer que o site seja apenas bonito ou feio, mas além disso ser um site que funcione. 

Já pensou se você fosse o responsável pela aprovação de layouts como o do Facebook, Google, Wikipedia, e outros sites que são focados em grandes públicos? Será que eles teriam o mesmo formato e disposição de informações que eles têm hoje? 

Sem julgamentos de quem tem melhores resultados, mas pense pelo lado que um bom site, assim como várias tecnologias, tem que ser facilmente ajustável para novos padrões e inovações que ocorrem com velocidade muito rápida atualmente. 

E embora não tenham os layouts mais bonitos estes sites que citei acima podem sofrer mudanças de forma muito rápida sem necessidade de grandes equipes e processos envolvidos. Mudar, retirar, acrescentar um menu, botão, banner, disposição, fonte, etc. tudo fica mais fácil quando se tem facilidade para alterar, e um bom layout deve prever isso para permitir alterações rápidas.

7º Desenvolvimento do site

Após aprovado o layout, a parte mais demorada do processo normalmente é o desenvolvimento. Nesta etapa, são considerados alguns fatores para que tudo que foi pensado e planejado até o momento seja executado de maneira satisfatória, é um ponto crítico do projeto, e é aqui que algumas empresas que permitem processos de criação do tipo “faça você mesmo” acabam perdendo em relevância em comparação com projetos mais complexos e com mais pessoas envolvidas. 

Cada projeto é encarado como único, pois como já disse anteriormente mesmo empresas do mesmo segmento, com mesmo público alvo, possuem diferenciais, focos, metas e objetivos, e cada item tem que ser levado em consideração para o sucesso do projeto. 

O desenvolvedor sempre está preocupado em colocar o menor código para facilitar o carregamento sem comprometer o conteúdo, novas tecnologias para carregar o site mais rápido, aprimorar experiências dos usuários, otimizar para o SEO, entre outros.

8º Testando o site

Após a conclusão do processo de desenvolvimento, não é correto colocar o site diretamente no ar (não são em todos os projetos que testes complexos são necessários, mas de alguma forma os sites são sempre testados antes da publicação). 

Os testes apontam correções que podem ser feitas antes do primeiro usuário ter contato com a interface e prever possíveis erros que até então não eram possíveis de serem vistos, pois com o projeto de forma funcional fica muito mais fácil visualizar o fluxo de informações conduzindo a navegação.

9º Faça o lançamento do site

Assim que tudo estiver OK, ou dependendo do projeto o MVP (minimum viable product) estiver operacional, o site é publicado. Nesta fase conclusiva ainda são feitos alguns testes, pois com a adaptação de tecnologia de diferentes servidores e modelos de navegação (computadores desktop, notebooks, tablets, smartphone, etc.) podem acontecer diferenças do previsto, mas é normalmente a parte tranquila do projeto se tudo foi seguido conforme descrito nos passos anteriores. 

Algumas pessoas têm problemas e traumas justamente com esta fase, por ter um resultado diferente do esperado ou expectativas abaixo do que acordado, mas novamente, se este processo de passo a passo for executado com responsabilidade, as chances de insatisfação são minimizadas ou até inexistentes como na maioria dos casos.

10º Não deixe a manutenção de lado

O lançamento do site não é a última fase, a manutenção sempre faz se necessária. Seja para alteração de um email, telefone, inclusão ou exclusão de conteúdos, atualizações, novas fotos, etc. 

Quando há a necessidade de atualização, plataformas como WordPress permitem um fácil gerenciamento por parte do responsável pelo site, e não necessariamente depender de uma equipe de webdesign para realizar essas tarefas. Vale a pena questionar o responsável contratado para o desenvolvimento do seu site sobre como será feita a manutenção, evitando dores de cabeça futuras.

Estas são minhas dicas de como criar um site passo a passo, alguns outros serviços podem ser incorporados no processo de acordo com o que você pretende com seu site, e qual a prioridade dele na sua estratégia empresarial. 

Alguns dos serviços que você pode precisar são Gestão de Marketing DigitalOtimização de sites SEOGoogle Ads – Links Patrocinados do GoogleMarketing de Conteúdo, etc.

Ficou interessado? Entre em contato, teremos prazer em criar uma proposta personalizada para o seu negócio!

Sites institucionais x lojas virtuais: qual criar?

Está em dúvida se cria um site institucional ou uma loja virtual? Primeiro, é importante entender a finalidade de cada um! O site institucional, por exemplo, tem como objetivo apresentar a empresa, seus produtos e serviços a um consumidor.

Repare que o foco não é comercial, mas pode levar o cliente a se interessar por seu negócio e o que ele oferece, com possibilidade de gerar vendas. Daí a importância de ter um site institucional! Ele contribui para sua estratégia de vendas!

Normalmente, o site institucional é utilizado para gerar leads (oportunidades de negócio) a uma empresa. Também tem como função estabelecer uma comunicação da empresa com seu público-alvo, garantindo conhecimento de marca, sua visão, missão e valores. Com o site institucional, é possível tornar sua marca mais conhecida e ter maior credibilidade com um cliente em potencial.

Já uma loja virtual tem como foco a venda de produtos ou serviços, exclusivamente. A estrutura do site é diferente e demanda que cumpra processos específicos, como a escolha de uma plataforma de e-commerce, definição e configuração de meios de pagamentos, entre outros.

Em ambos os casos, indica-se que utilize os serviços de uma agência de criação de sites, para que tenha canais estruturados de forma correta e que contribuam para a conquista de resultados.

Leia também:

>>> 8 motivos para você usar marketing de conteúdo no seu site

Vale a pena usar site grátis?

Quando se fala no desenvolvimento de site, uma dúvida costuma ser muito comum: por que contratar uma agência especializada se existe a possibilidade de criar um site grátis?

O motivo é simples: o site grátis não vale a pena. Se você quiser ter um site que realmente traga resultados para a empresa, você vai ter de desembolsar uma grana, fazendo um investimento no negócio.

O site grátis não é sustentável em longo prazo e o barato sai caro. De maneira geral, não vale a pena adotar essa alternativa pelas seguintes razões:

Sites grátis não são responsivos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% dos domicílios brasileiros acessam à internet e a maioria por dispositivos móveis, como o celular.

Para que esse usuário consiga navegar pelo seu site, ele precisa ser responsivo. Senão, não se tem uma boa experiência e talvez essa pessoa não volte mais a se relacionar com sua empresa. Portanto, seu negócio perde oportunidades de vendas.

Versões gratuitas têm limitações no design

Quer criar um site grátis com design totalmente personalizado? Esqueça, não existe essa possibilidade! Essa alternativa tem limitações, pois trabalha com modelos prontos. 

Logo, há um grande risco de seu site ter a mesma aparência do de outra empresa. Não há a possibilidade de usar uma identidade visual própria, o que passa uma impressão de falta de profissionalismo para os visitantes.

Sites gratuitos não são otimizados

Outro ponto negativo é que os sites gratuitos não são otimizados com SEO, que é extremamente importante para que tenha um bom ranqueamento em páginas de resultado de busca e boas taxas de tráfego orgânico.

De modo geral, o site não possibilita manter um código limpo, nem permite determinar palavras-chave em títulos, descrições e cabeçalhos. Além disso, pode ter carregamento lento devido às imagens e vídeos, o que compromete o ranqueamento em buscar orgânicas.

Como se não bastassem esses problemas, ainda há outro: como a página está dentro da plataforma do construtor, a indexação do site pelo Google pode ser comprometida.

Métricas imprecisas

Os sites gratuitos possuem métricas imprecisas, o que impossibilita que você tenha dados confiáveis sobre tráfego e desempenho do site. Sem ter informações importantes fica difícil saber o que precisa ser melhorado para trazer os resultados online que a empresa busca.

Zero suporte

Quando os problemas começarem a aparecer no site, você não terá a quem recorrer, porque a versão gratuita não disponibiliza suporte. 

Portanto, existe uma grande possibilidade de que não consiga resolver essas questões por conta própria e permaneça com um site cheio de erros, que passa uma imagem amadora de seu negócio e compromete os resultados.

Pontos importantes para sucesso do site e geração de resultados

Além da contratação de uma agência especializada para criar sites, também é essencial considerar pontos importantes que contribuirão para o sucesso desse projeto e geração de resultados. Confira quais são:

Uso do SEO para sites

O SEO contribui para que o site tenha uma rápida e correta indexação, bem como para que tenha um melhor resultado orgânico em páginas de busca, como o Google. Assim, o site aparece em posição de destaque sem ter de pagar por isso.

É importante que o SEO seja implementado desde a etapa de desenvolvimento, para que seja lançado otimizado e possa trazer resultados em médio e longo prazo.

Experiência do usuário

A experiência do usuário deve ser levada em consideração no site, pois é por meio dela que o Google analisa o comportamento dos visitantes da página e entende sua relevância. Se a plataforma entender que o site oferece uma boa experiência, há uma maior chance de conseguir um ranqueamento melhor.

Usabilidade

A usabilidade é outro ponto essencial, considerando a facilidade de navegação e de acesso, entre outros detalhes. O foco é conduzir o usuário de maneira simples e intuitiva, garantindo-lhe uma boa experiência. Com isso, é possível ter melhores resultados de conversão dentro do site, bem como de ranqueamento.

Como escolher uma agência para criação do site

Está em busca de uma agência para criação de sites Curitiba? Recomenda-se que prefira uma empresa com equipe capacitada e atualizada, para que desenvolva não somente um site bonito, mas também com boa usabilidade, que funcione e que contribui para os resultados da empresa.

A Muito Mais Digital atende todos esses requisitos, realizando um trabalho de excelência! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Leia também:

>>> WordPress: Principais características

>>> Como deixar seu site mais rápido e suas vantagens

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.