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O que você vai encontrar neste artigo:
TogglePensando em formas de maximizar resultados na estratégia de marketing digital de sua empresa? Então, saiba que usar o LinkedIn é uma boa alternativa!
Em 2021, a plataforma alcançou a marca de 50 milhões de usuários somente no Brasil, o que representa um crescimento de 14% em comparação ao ano anterior. Com isso, tornou-se uma das principais redes sociais usadas no país.
Aqui, você confere tudo o que precisa saber sobre o LinkedIn e dicas para usá-lo na estratégia de marketing digital de sua empresa. Acompanhe!
Ainda não sabe exatamente o que é o LinkedIn? Trata-se de uma rede social profissional focada em criar conexões com outras pessoas, pensando exatamente em carreira.
O usuário cria um perfil profissional com foto, capa de perfil, nome, cargo, local e informações de contato, bem como experiência profissional, funcionando como um currículo online.
Também pode dar informações sobre formação acadêmica, licenças e certificados, conquistas, competências, interesses, entre outros, montando um perfil profissional completo.
É importante ressaltar que o LinkedIn não contempla somente usuário pessoa física! Ele também possibilita a criação das company pages, ou seja, páginas de perfil de pessoas jurídicas.
As empresas encontram diferentes funcionalidades na rede social, podendo utilizá-la para recrutar profissionais para seu quadro de funcionários, por exemplo. Também pode divulgar eventuais vagas, ajudando a captar profissionais com maior facilidade.
O LinkedIn possibilita, ainda, que times de vendas encontrem e criem conexões com potenciais clientes, bem como que a empresa publique conteúdo, ganhe autoridade e crie uma rede de contatos que pode, posteriormente, gerar oportunidades de negócio.
O LinkedIn é uma rede social de nicho que possibilita fazer contatos profissionais que podem gerar resultados importantes para as empresas. Por exemplo, é possível utilizá-la para mostrar um lado humanizado, contribuindo positivamente com a imagem da empresa.
Também dá para usá-la para publicar conteúdo de qualidade, técnico ou especializado. Neste caso, esse conteúdo pode gerar debates, reflexões, compartilhamentos, ganho de visibilidade, credibilidade e autoridade para a empresa.
Como resultado, passará a ser bem-vista pelo público, sendo referência em um determinado assunto. Isso aumenta as chances de atrair clientes e novos negócios, principalmente em médio e longo prazos.
Quer aproveitar todas as vantagens que o LinkedIn pode oferecer, mas não sabe como utilizá-lo na estratégia de marketing digital de sua empresa? Então, confira as dicas que separamos:
Seu primeiro passo deve ser criar uma company page, ou seja, um perfil LinkedIn específico da empresa. Esse tipo de página é importante porque permite que a empresa construa audiência e centralize ações no perfil.
A página própria ajudará na construção da autoridade e ganho de credibilidade à empresa. Dê uma atenção especial a descrições e tente desenvolver um conteúdo otimizado, para ter melhores resultados em buscas feitas na rede social.
É essencial que o perfil seja atualizado periodicamente, o que ajudará a atrair audiência e criar relacionamentos. Não se esqueça de também responder comentários, o que ajudará a reforçar a imagem humanizada da empresa, com preocupação em manter um relacionamento mais próximo de sua audiência.
O conteúdo de qualidade é essencial no LinkedIn para construir uma boa imagem da empresa, colocando-a como autoridade e referência em determinado segmento.
Há uma grande variedade de conteúdo que a empresa pode adotar em sua estratégia de redes sociais, como posts, ebooks, materiais ricos, entre outros.
A dica é focar no conteúdo relevante, que realmente agregue algo ao usuário da rede social. Crie chamadas atrativas para a persona que deseja atingir, para ter maior chance de captar a atenção do usuário, garantir o consumo e compartilhamento desse conteúdo.
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A participação em grupos é interessante porque possibilita que a empresa interaja com seu público-alvo e conheça o tipo de conteúdo que costuma consumir e interagir. Assim, passará a ter informações importantes para desenvolver e aprimorar sua estratégia.
Também é interessante utilizar os grupos para compartilhamento de conteúdo criado pela empresa, mas faça isso sempre de forma contextualizada, para não ter um resultado negativo. Assim, é possível atrair um tráfego qualificado para seu site, blog, perfil e outras redes sociais.
Os anúncios são perfeitos para ganhar visibilidade rapidamente, desde que usados de forma estratégica. O LinkedIn Ads permite a segmentação por informações profissionais dos usuários, o que possibilita alcançar tomadores de decisão da sua área de atuação.
É importante ressaltar que essa estratégia entrega bons resultados em curto prazo, mas ela é paga. Portanto, exige que a empresa tenha um orçamento maior para implementá-la.
Dá para investir em sponsored content, que é um tipo de anúncio que aparece no feed do usuário da rede social misturado ao conteúdo de outras pessoas, sempre com a tag “patrocinado”.
Costuma gerar bons resultados em conversões, captação de leads qualificados e ganho de visibilidade para a marca. O sponsored content pode ser imagens estáticas, carrosséis ou vídeos.
Outra opção do LinkedIn Ads é o sponsored inmail, que é o canal de comunicação privado da rede social. Trata-se de uma boa alternativa para divulgar eventos e produtos, oferecer testes gratuitos de produtos e serviços, bem como educar seu público-alvo sobre seu produto.
Normalmente, o sponsored inmail funciona melhor do que e-mails, apresentando uma taxa de abertura de mais de 50%. É possível adicionar Call to Action (CTA) na mensagem, conteúdos interativos e monitorar interações com o conteúdo.
Por fim, mas não menos importante, estão o text ad e dynamic ad, que são anúncios que geram tráfego à página da empresa no LinkedIn ou qualquer outra plataforma.
A gestão de redes sociais possibilitará ter uma estratégia adequada na rede, com atualização periódica, criação e divulgação de conteúdo de qualidade e focado em objetivos da empresa, atendimento ao cliente e análise de resultados. Não sabe como fazer esse trabalho? Uma solução eficaz é contar com o suporte de uma agência especializada em gestão de redes sociais, tendo auxílio de especialistas nesta tarefa!
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