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Muito Mais Digital 5 de junho de 2024
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10 técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site

Melhorar o ranqueamento de sites é o desejo de várias empresas. Não é para menos, afinal, contribui positivamente com os resultados, ajudando a aumentar o tráfego, a dar visibilidade para a marca e seu produto, bem como a atrair mais oportunidades de negócio.

Para quem busca melhorar o posicionamento orgânico de um site, certamente já ouviu e leu muito sobre o termo SEO (Search Engine Optimization), que numa tradução simples para o português significa “otimização para os motores de busca”.

Apesar de ser um mercado com um número limitado de bons profissionais, existem diversas técnicas de SEO e ferramentas adoradas por uns, mas odiadas por outros (e vice-versa).

Aqui na agência Muito Mais Digital já trabalhamos na aplicação de diversas técnicas ao longo de mais de 17 anos de experiência com otimização SEO, afinal, as “regras do jogo” estão em constante mudança e precisamos estar atentos ao que funciona “mais e menos” no esforço de marketing necessário para posicionar bem um site no ranking orgânico.

A seguir, apresentamos 10 técnicas de SEO para sua empresa adotar com foco na melhora do ranqueamento em motores de busca. Descubra quais são e aproveite para colocá-las em prática!

10 técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site

O que são técnicas de SEO?

Gif de um homem demonstrando dúvida.

A princípio, faz a diferença saber o que são técnicas de SEO, especificamente. Trata-se de um conjunto de estratégias que são aplicadas a um site para otimizá-lo para motores de busca, possibilitando que sejam encontrados com maior facilidade.

Tais técnicas, quando bem aplicadas, possibilitam que o site conquiste um bom ranqueamento em páginas de resultado de busca de plataformas como o Google, aparecendo entre os primeiros resultados.

O melhor? Tudo isso de maneira orgânica, ou seja, sem pagar anúncios, somente realizando ajustes e otimizações que facilitarão a indexação do site, melhorando seu ranqueamento. 

 

Tipos de SEO para otimização de sites

Você sabia que existem vários tipos de SEO para site? É importante conhecê-los para identificar com maior facilidade o melhor para sua estratégia de tráfego orgânico. Veja quais são:

 

SEO on-page

Trata-se da otimização das páginas do site, envolvendo uma série de técnicas que ajudam a conseguir um melhor ranqueamento e maior tráfego orgânico.

O SEO on-page contempla a pesquisa, escolha e uso de palavras-chave, bem como a otimização do conteúdo, URL, imagens, vídeos, entre outros. Também envolve a estratégia de links internos, design responsivo e muito mais.

Uma das coisas que sempre acreditamos é que as otimizações on-page relacionadas ao conteúdo representam muito para o sucesso de um projeto de SEO. Obviamente que sozinhas elas não chegam no melhor resultado, mas certamente são cruciais para uma estratégia de sucesso.

 

SEO off-page

O SEO off-page envolve estratégias de otimização de sites fora das páginas. Sua finalidade é mostrar aos mecanismos de busca a relevância de seu site, melhorando seu posicionamento em pesquisas de usuários.

Esse tipo de SEO envolve diversas técnicas, como link building, produção de conteúdo de qualidade que mereça ser compartilhado (o que fará com que receba links espontâneos), guest post e co-marketing, tudo isso para ganho de autoridade.

 

SEO técnico

Abrange técnicas de otimização que são aplicadas na estrutura interna do site. O objetivo é tornar o carregamento de páginas mais rápido, bem como torná-las rastreáveis e indexáveis.

Costuma envolver questões técnicas do site, como arquitetura e códigos. Qualquer erro nesses aspectos pode comprometer o desempenho do site, por isso se recomenda um cuidado maior com esse tipo de SEO!

 

SEO local

Abrange técnicas de otimização para fazer seu site e negócio se destacar em pesquisas locais, ou seja, em uma região específica. Assim, atrairá um número maior de clientes sem fazer um investimento alto.

Entre as principais técnicas, destaque para o uso de palavras-chave locais, criação e manutenção do perfil da empresa no Google e outras ações para otimização em regiões específicas. 

 

Por que ter um melhor posicionamento de site é importante?

10 técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site

Afinal, por que ter um melhor posicionamento de site é importante para a empresa? Simples: de acordo com o Google, os usuários da plataforma costumam clicar nos primeiros links da página de resultados de pesquisa. Pouquíssimos chegam à segunda página de resultados e muito menos nas restantes.

Portanto, se seu site tiver um bom ranqueamento é possível atrair maior visibilidade para a marca e seu produto, aumentar o tráfego orgânico do site, captar mais leads e gerar mais oportunidades de negócio. Assim, conseguirá vender mais.

Aplicar técnicas de SEO é um diferencial para a empresa se destacar no universo online, com chance de maximizar resultados e mais possibilidade de crescimento. 

Daí a importância de investir nessa estratégia de marketing digital! Com ela, seu site tem uma posição de destaque em páginas de resultados do Google. O melhor? Sem precisar fazer grandes investimentos, como no caso de anúncios.

 

Descubra os principais motivos para implementar o SEO

Você sabia que implementar técnicas de SEO no site de seu negócio pode fazer toda a diferença, contribuindo para o sucesso da empresa? Ao adotar essa estratégia, você ganha:

 

Melhor posicionamento no Google e aumento de tráfego orgânico

A estratégia de SEO é perfeita para aumentar o tráfego orgânico em sites, porque melhora seu posicionamento em páginas de resultados de busca. Assim, é possível atingir resultados, sobretudo em médio e longo prazos.

 

Visibilidade à marca

Ao ter um site bem-posicionado no Google, é possível dar maior visibilidade à marca. Isso implica no seu reconhecimento e no ganho de credibilidade, fazendo com que clientes se sintam mais seguros em fechar negócio.

 

Ótimo custo-benefício

Em comparação a outras estratégias de marketing digital, a de SEO possui um ótimo custo-benefício. Ela é mais econômica e entrega resultados por muito tempo, se mantiver o excelente posicionamento do site no Google.

 

Garantia da melhor experiência ao usuário

A otimização de sites melhora a velocidade de carregamento das páginas, possibilita a abertura em dispositivos móveis, oferece uma navegabilidade simples e intuitiva e muito mais.

Tudo isso melhora a experiência do usuário, fazendo com que o mecanismo de busca entenda que se trata de um site de qualidade, ranqueando-o melhor.

 

Captação de leads e vendas

O SEO também ajuda a captar leads com maior eficiência. Como consequência, a empresa atrai mais oportunidades de negócio, conseguindo ampliar suas vendas e receita.

 

Resultados de longo prazo

Essa estratégia de marketing digital conta com o diferencial de proporcionar resultados a longo prazo. Depois que o site alcançar uma posição de destaque no Google, é possível mantê-la por muito tempo, gerando resultados constantemente.

 

10 técnicas de SEO para posicionar o seu site

Agora que você já sabe o porquê otimizar e ter um bom ranqueamento, chegou o momento de conhecer as melhores técnicas de SEO que sua empresa pode aplicar. 

Compartilhamos, logo abaixo, 10 técnicas de SEO fundamentais para posicionar bem um site no ranking orgânico. Conheça e adote todas ao implementar essa estratégia:

Compartilhamos no video abaixa 4 técnicas de SEO fundamentais para posicionar bem um site no ranking orgânico.

 

  1. Auditoria de conteúdo

Auditoria de conteúdo

Trata-se de uma das principais técnicas para posicionar bem um site no Google. Neste caso, é importante saber quais são as páginas mais “fortes” do seu site, assim como quais recebem mais backlinks e geram conversões. 

Com essa visão estratégica, será possível entender quais páginas estão bem otimizadas, quais precisam melhorar e quais devem ser consolidadas. Assim, é possível delimitar o trabalho de otimização, podendo direcionar melhor seus esforços para gerar os resultados esperados.

E como realizar uma auditoria de conteúdo? Trata-se de um trabalho feito em diversas etapas, abrangendo a definição de objetivos, inventário de conteúdo, coleta e análise de dados, otimização do conteúdo, entre outras.

 

  1. Pesquisa e uso de palavra-chave

Pesquisa e uso de palavra-chave

As palavras-chave são essenciais porque elas ajudam a direcionar um público qualificado para seu site. Para definir com quais você deve trabalhar, recomenda-se que mapeie suas personas e a jornada de compra de cada uma delas, o que ajudará a encontrar keywords mais precisas. 

Além disso, contribuirá para a produção de conteúdo, conseguindo direcioná-lo melhor e ter mais assertividade nas ações. Você pode utilizar ferramentas para pesquisa de palavras-chave, como o Semrush e o Planejador do Google.

  1. Canibalização de palavras-chave (keyword cannibalization)

O canibalismo de palavras-chave consiste na publicação de dois ou mais conteúdos com foco na mesma keyword. Isto faz com que as próprias páginas do site disputem resultados de pesquisa entre si.

Cuidar para que várias páginas de um mesmo domínio não concorram para a mesma palavra-chave é uma dica importante de otimização SEO, redirecionando o tráfego. Uma boa definição de “palavra-chave x URL” no início do projeto fará com que não haja essa canibalização. 

Mas caso seja necessário, é possível fazer uma análise posterior para identificar esses problemas e corrigi-los. Uma das grandes vantagens desse controle é fazer com que o usuário seja sempre direcionado para a melhor URL possível dentro de um site, de acordo com a palavra-chave utilizada no momento da busca – isso melhora a experiência e tende a aumentar as conversões!

 

– Leia também:
>>> Como a experiência do usuário afeta diretamente os resultados do seu site?

  1. Palavras-chave de “ganho rápido” (quick win keywords)

Esta estratégia visa focar em palavras-chave que já estejam mais perto do “top 5” e que tenham um volume de busca considerável, afinal, é muito mais fácil subir palavras que já estejam melhor posicionadas do que “gastar tempo” tentando tirar algumas do limbo.

  1. CTR na SERP

Estar atento aos dados de CTR (taxa de clique) é tão importante quanto o posicionamento em si, afinal, de nada adianta um site bem ranqueado que não recebe cliques, visitantes e leads. 

Algumas boas práticas que podem ajudar a melhorar a CTR de seu site são: título otimizado, descrição envolvente e com Call To Action, rich snippets, entre outras.

  1. Conteúdo otimizado

Conteúdo otimizado.

Ter um conteúdo original, relevante e otimizado é um dos principais fatores de classificação e ranqueamento no Google. Portanto, dê uma atenção especial a ele. 

A otimização envolve a pesquisa e uso de palavras-chave em todo o conteúdo, URL, bem como a criação de meta descrição, tamanho do conteúdo, entre outros.

O ideal é que otimize o conteúdo que seu site já possui e que crie conteúdo para as palavras-chave que ainda não aparecem nas páginas, conseguindo ampliar a chance de atrair mais usuários.

  1. Escaneabilidade

Escaneabilidade

A escaneabilidade é uma das principais técnicas de SEO para produção de texto. Sua finalidade é deixar o conteúdo mais amigável ao usuário, com uma leitura dinâmica. 

Essa técnica reduz a possibilidade de o usuário abandonar a página por não encontrar o que precisa e melhora sua experiência. Como resultado, aumenta-se a chance de conseguir um melhor posicionamento em páginas de resultados de busca.

  1. Cadastre seu site em plataformas do Google

Há plataformas do Google que possibilitam o cadastro gratuito de seu site e oferecem vantagens especiais. Uma delas é o Google Search Console, no qual é possível monitorar a presença de seu site em resultados de busca. O cadastro ajuda a otimizar o desempenho, contribuindo para que atinja um melhor resultado.

Outro serviço é o Google Meu Negócio, que é uma ferramenta que ajuda a captar clientes em potencial, dando-lhes rápido acesso a informações sobre sua empresa. Essa funcionalidade é ainda mais importante se seu negócio for local, ajudando com que sua empresa seja notada.

  1. Otimização de imagens

Imagens Otimizadas

Motores de busca não são capazes de compreender o que uma imagem diz, mas você pode ajudar com a otimização SEO. Esta técnica consiste em fornecer dados em texto sobre a imagem.

É simples executá-la: basta criar o texto alternativo (tag alt), nome do arquivo, legenda e URL da imagem de forma otimizada, trabalhando com palavras-chave que tenham a ver com o conteúdo em que ela aparece.

  1. Linking building

O link building faz com que seu site e suas páginas ganhem autoridade, que é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Mas o que é link building?

Trata-se de uma técnica que tem como foco construir uma rede de links de qualidade que apontem e direcionem para sua página. São os chamados backlinks, que conferem e fortalecem sua autoridade.

O algoritmo do Google entende que quanto mais backlinks de qualidade a sua página tiver, mais relevante ela é para o usuário. Como resultado, há uma melhora no seu ranqueamento, com um posicionamento de destaque.

Existem diferentes estratégias para gerar links, como a de guest posts (produção de conteúdo como convidado em outros blogs), menções à marca, monitoramento e correção de links quebrados, entrevistas com especialistas e trabalho com assessoria de imprensa.

Além dessas técnicas, existem inúmeras outras que fazem parte do conjunto aplicado a um projeto de SEO, como a criação de conteúdo para blogs e landing pages, CRO (otimização de conversão), etc.

Link Building Técnicas de SEO

Dicas extras para otimização SEO de sites

As técnicas tradicionais de SEO ajudam a atingir resultados surpreendentes se aplicadas em conjunto, mas existem outras dicas que fazem a diferença na otimização. Confira algumas delas:

  • Comece pequeno e seja constante: se quiser conquistar grandes resultados, comece pequeno e tenha constância! Faça otimizações de forma contínua, o que ajudará a ter resultados perceptíveis em médio e longo prazo;
  • Não tenha medo de mudar: o Google sempre traz alterações importantes e é essencial que seu site as acompanhe. Portanto, não tenha medo de mudar. Atualize-se sobre novidades e implemente alterações para alcançar e manter um bom posicionamento;
  • Consolide: ao invés de criar vários sites, tenha somente um muito bom, que concentre o conteúdo e seus esforços de SEO. Isso ajudará no crescimento orgânico, tendo resultados mais expressivos.

Otimize seu site com uma consultoria de SEO

Se o seu site precisa de um bom trabalho de otimização para conquistar um melhor posicionamento, a consultoria de SEO é o melhor investimento! 

Trata-se de um serviço que analisa e avalia seu site, bem como estabelece e executa a melhor estratégia de otimização, atingindo excelentes resultados.

A MMD, agência de marketing digital Curitiba, é a melhor aliada para seu negócio. Temos diversos casos de sucesso e profissionais experts em otimização prontos para lhe ajudar!

Somos uma agência especializada em SEO, com equipe atualizada com as melhores práticas e técnicas. Entre em contato conosco, conheça nosso serviço de consultoria SEO em Curitiba e otimize seu site com excelência, atingindo objetivos e tendo um ótimo retorno!

 

– Leia também:
>>> SEO On-Page: Otimização e conselhos

>>> Case de SEO – Dermo Manipulações: aproveitando oportunidades em meio à crise

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